Docente do Mackenzie analisa nova medida do TikTok para proteger jovens

06 de marzo de 2023 | Tecnologia Atualidades Cotidiano Responsabilidade Social Instituto Destaque CEFT

O TikTok, um dos aplicativos mais populares entre jovens em todo o mundo, anunciou recentemente uma medida que restringe o uso da plataforma a apenas uma hora por dia para usuários com idades entre 13 e 17 anos. A iniciativa surge em meio às crescentes preocupações sobre os efeitos negativos do uso excessivo de redes sociais na saúde mental dos jovens. 

Para a professora do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ana Lucia Lopes, o uso excessivo de qualquer aplicativo pode viciar e gerar falta de concentração, causar alienação do mundo e afetar aspecto cognitivos. 

“As redes sociais estão aí para todos, especialmente para os jovens que nasceram nessa era digital, mas é preciso propagar iniciativas educativas para o uso assertivo e ético na vida social. Caso contrário, ele viverá uma segunda vida, uma vida fora da realidade”, frisa Ana Lucia. 

Segundo ela, o uso das redes sociais é positivo em alguns momentos, por exemplo quando há produção de conteúdo voltada para fins acadêmicos. Entretanto, em sua grande maioria a plataforma caminha para um looping nocivo, incentivando a cultura da dancinha que gera exposição, autocobrança com relação a estética, conteúdos pejorativos e sensíveis. 

Ela comentou que, ao lançar essa iniciativa, o TikTok explicitou a finalidade de controlar o uso excessivo da ferramenta, mas não deixou tão claro como funcionará na prática. A empresa apresentou duas opções: supervisão dos responsáveis a conta; ou com o próprio adolescente medindo o seu tempo de uso. “Me parece ser uma medida interessante, mas precisa ser aprimorada, para que não fique a critério de quem queremos proteger. Não adianta nada criarmos uma campanha que não gere impacto”, pontua a professora.  

A docente diz ser fundamental promover a educação digital aos jovens para que eles entendam as implicações do uso excessivo da plataforma, e também educar os pais sobre o tema. “Não podemos proibir, mas podemos orientar”, explica Ana Lucia. 

Para ela, não é momento para criar uma opinião final sobre a atualização do aplicativo. É necessário esperar e analisar os impactos reais, novos dados e mais informações da empresa sobre essa atualização. 

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para 6ª edição do Incluir Direito

Projeto é uma parceria entre Mackenzie e o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

Atualidades

Termômetro Oscar 2023: confira as apostas para a premiação

Cerimônia acontecerá em Los Angeles, Califórnia

Atualidades

Faculdade Mackenzie Rio inaugura nova sede em Botafogo

Evento foi marcado pela celebração do culto de gratidão

Atualidades

Mesa de estudos com um computador, caderno
Como a tecnologia educacional está presente nos colégios Mackenzie?

Competências desenvolvidas nessa área são fundamentais para a vida dos alunos

Atualidades

Adolescência e tecnologia: como e quando impor limites

Muitos pais têm dúvidas quanto ao momento e a forma correta de impor limites saudáveis na relação entre seus filhos e o uso dos aparelhos eletrônicos

Atualidades

As novas tecnologias na educação

Games e mundo digital foram temas em palestra de pedagogia

Pesquisa e Inovação

Comunicação e tecnologia são foco no Encontro de Comunicação

Evento proporciona aos alunos contato com profissionais de suas áreas

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades