Entenda as mudanças legislativas que equiparam a injúria racial ao racismo

18 de enero de 2023 | Universidade Destaque

Um passo importante foi dado no mundo legislativo com a equiparação do crime de injúria racial ao racismo. A mudança na lei, que já está em vigor, foi sancionada pelo governo federal no dia 12 de janeiro. O professor do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Adilson Moreira, explica detalhes e a importância da nova lei.

“Ao classificar a injúria racial como uma manifestação de racismo, a nova legislação pune ações que operavam como um tipo de incitação à discriminação, mas que eram consideradas como crimes contra a honra, um tipo de mensagem que ofende o senso de decoro pessoal”, aponta o professor.

A distinção entre as duas práticas, de acordo com ele, desconsidera a motivação de atos preconceituosos. “Diferentes estratégias são usadas para impedir que pessoas negras possam ter acesso a oportunidades sociais ou ter respeitabilidade social, bens legalmente protegidos”, diz.

A nova legislação reconhece o uso do humor hostil contra minorias raciais como o tipo mais grave de injúria racial. De acordo com o professor Adilson, o uso do humor decorre da intenção de ofender, mas também da pessoa que comete obter gratificação psicológica vinda de terceiros. “Sempre é recorrido ao argumento de que os comentários ou piadas são apenas brincadeiras”, aponta.

Grupos e situações específicas, como o preconceito religioso e casos de racismo praticados em campos de futebol, também são compreendidas na lei.

As penas para os crimes de racismo e injúria racial aumentaram, o que para o professor Moreira é um ponto muito importante, pois anteriormente, em alguns casos, havia benefícios processuais que impediam a penalização adequada. A lei também torna o crime imprescritível e inafiançável. 

Notícias Relacionadas

Moeda única ou unidade de conta no Mercosul? É preciso esclarecer

Professor mackenzista comenta a recente polêmica da economia nacional 

Atualidades

E-sports: prática esportiva ou entretenimento?

Conversamos com professor mackenzista sobre a polêmica recente

Atualidades

Submissão de trabalhos para II Congresso Poéticas da Proximidade está aberto

Estudantes, professores e pesquisadores podem inscrever artigos relacionados à literatura de campo estendido

Universidade

Projeto de professor mackenzista conquista prêmio de Design

Premiação coroa ideia de desenvolvimento de embalagens para economia circular

Atualidades

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades