Escola AEJA Mackenzie 10 anos: ensino com significado

21 de marzo de 2019 | Responsabilidade Social AEJA Instituto Destaque

“Ser professor da AEJA é ter, de modo concreto, tudo aquilo que idealizamos enquanto ainda éramos alunos na universidade”, disse Rubens Moura, professor de Geografia da Escola AEJA Mackenzie desde 2009, durante o culto em comemoração aos 10 anos da Escola, realizado no dia 18 de março, no Auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis.

No evento que abriu a série de celebrações do aniversário da Escola, estavam presentes alunos, familiares e professores da AEJA Mackenzie, além de coordenadores e diretores atuais e antigos da Escola, e outras autoridades mackenzistas, entre elas, o reverendo Marcos Serjo, idealizador do programa e pregador do culto, e o coordenador do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), Ítalo Francisco Curcio, um dos homenageados históricos da Escola.

Ainda durante o culto solene intitulado Escola AEJA Mackenzie: 10 anos abençoando vidas!, foram realizadas apresentações musicais com a participação do Grupo Concerto e do Reverendo Juliano Sócio & Banda.

Propósito da Escola

Há uma década, a AEJA Mackenzie - Educação de Jovens e Adultos, 100% gratuita, trabalha com o objetivo de resgatar a educação na vida das pessoas que não tiveram acesso ao ensino ou a oportunidade de completar os estudos no período comum. Para além disso, o projeto educacional e social é um programa de inclusão.

Segundo o responsável pela Diretoria de Educação Básica (DIREB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Solano Portela, “alguns dos alunos começaram a trabalhar cedo demais para ajudar a família e não tiveram oportunidade de estudar, então, por meio da educação, eles começam a despertar e sair da letargia de uma situação que a vida os havia colocado”.

A atual diretora da Escola, Marcia Nepomuceno, acompanhou toda a trajetória do projeto e as dificuldades enfrentadas durante o percurso de uma década. A batalha para transformar o projeto social em Escola foi uma delas. “É emocionante ver de onde começamos, na época sem a estrutura de uma escola, e até onde chegamos por meio do esforço conjunto e muito trabalho”. A conquista do direito à certificação foi um dos momentos mais marcantes na história da AEJA.

Como lembra a diretora, antigamente os alunos tinham de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para conquistar a comprovação de seus estudos. “Desde o início, os alunos diziam: ‘o Mackenzie não vai dar um certificado pra gente?’. Quando conseguimos, foi um momento de vitória e comemoração”, relembra a Marcia sobre a primeira colação de grau com o famoso ‘canudo’.

Em busca de um certificado e novas oportunidades, os alunos ali encontram mais do que o estudo. Segundo a coordenadora da Escola, Zípora de Almeida, a missão da AEJA não está apenas baseada no ler e escrever, mas sim no afeto por parte dos professores e funcionários, que os fazem acreditar que são capazes de alçar grandes voos. “Eles saem transformados, saem como cidadãos, parte desta sociedade e acreditando naqueles sonhos outrora adormecidos ou massacrados pela sociedade”, contou emocionada.

Márcia relatou que muitos estudantes chegam com a autoestima baixa e retomam a confiança durante os ensinamentos do dia a dia, se sentindo valorizados. “Nossos alunos dizem que, muitas vezes, estão nas sombras, e que quando eles vêm para Escola e começaram a aprender, uma luz se acende e a vida se transforma”, completa Marcia.

Fazer parte da AEJA

Para o professor Rubens Moura, fazer parte de um programa de educação de jovens e adultos é a melhor coisa que pode acontecer ao professor no Brasil. “Eu falo isso a partir da realidade da escola brasileira, que infelizmente passa por uma série de dificuldades de todos os tipos, sociais, políticas e disciplinares também”, pontuou.

O professor conta que alguns alunos caminham por horas para chegar até a Escola, muitas vezes por não ter dinheiro para o transporte. “Nós passamos por esse contato e convívio que muitas vezes nos traz apuros emocionais, nós nos entristecemos com eles, mas ao mesmo tempo comemoramos cada formatura e vitória”, contou. “Costumo dizer que a AEJA é o sonho concreto no magistério em uma realidade como a nossa”, finalizou o professor.

Notícias Relacionadas

6ª VivArte da AEJA agita o Mackenzie

Exposição contou com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, relacionado ao tema Água e Sustentabilidade 

AEJA

Escola AEJA Mackenzie inicia ano letivo

No primeiro dia de aula, alunos receberam o material escolar e uniforme completo

Atualidades

Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie continua ativa por meio de aulas tecnológicas

Regime excepcional durante a quarentena conta com atividades por aplicativos, e-mail e plantão de dúvidas on-line

AEJA

Alunos da AEJA Mackenzie são aprovados no vestibular 2020

Estudantes passaram na Universidade Presbiteriana Mackenzie e em outras instituições conceituadas  

AEJA

Cavaleiro das Américas: sonho, planejamento e realização

Filipe Leite se apresenta no Colégio Presbiteriano Mackenzie para tratar de motivação

Cultura

Café da manhã para um ambiente saudável

Oficina na AEJA Mackenzie discute importância da refeição na vida das pessoas

Saúde e Bem-Estar

Escola AEJA Mackenzie tem aula especial sobre paisagens naturais

Alunos apresentaram trabalhos tratando de espaços geográficos   

Cultura

Formatura AEJA Mackenzie – modificando vidas

Mais de 10 alunos do 3º ano do Ensino Médio são aprovados no vestibular 2019

Ética e Cidadania

17 alunos da Escola AEJA-Mack passam em vestibulares

Projeto de educação de jovens e adultos impulsiona continuidade aos estudos

Ética e Cidadania

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades