Estamos cansados do distanciamento social?
17 de julio de 2020 | Covid-19 Atualidades Acadêmicos Pesquisa e Inovação Saúde e Bem-Estar Universidade Destaque
Já faz tempo que estamos em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Em São Paulo, por exemplo, apesar da retomada gradual das atividades neste mês de julho, permanecemos em casa, com a rotina totalmente alterada, pelo menos, desde março. De acordo com o coordenador do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social, que faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Paulo Boggio, é totalmente normal nos sentirmos cansados após tanto tempo distantes.
“Somos uma espécie muito social, vivemos em grupos. O isolamento limita isso e por um lado aumenta a vontade das pessoas”, explica o professor da UPM. Neste contexto, até a falta que sentimos de abraços e de tocar pessoas queridas tem explicação. “O toque físico resulta na liberação de hormônios e auxilia na percepção de conforto e bem-estar; a ausência do toque pode ser um problema para quem está vivendo sozinho”, acrescenta.
Se tornou muito comum vermos pessoas que relaxaram a questão do distanciamento físico e muitos culpam justamente esse “cansaço de quarentena”. Cenas de aglomerações, reuniões e festas foram noticiadas e compartilhadas em redes sociais. Mas de acordo com o professor, isso não pode ser creditado a esta “fadiga de isolamento”. Existem outros fatores que podem levar uma pessoa a considerar se expor ao risco de contrair a covid-19 em uma aglomeração.
Boggio explica que este tipo de situação passa pelo que a Neurociência chama de percepção de risco. “Juntamos várias informações objetivas que nos chegam e avaliamos subjetivamente se é um risco baixo, médio ou alto. Não é algo muito racional”, afirma. Por isso, algumas pessoas optam por se expor, enquanto outras seguem com a rotina de isolamento.
Essa diferença de percepção passa por uma questão social. No contexto em que vivemos, não houve uma liderança que passasse informações de forma confiável, além do fenômeno das fake news ter demonstrado uma grande força. Por isso, as informações que coletamos para analisar os riscos da situação chegaram até nós de forma conflitante. “Se a gente considerar que as informações chegam com conteúdos conflitantes ou com pesos diferentes, a percepção de risco vai variar.”, diz Boggio.
No entanto, é extremamente importante que a consciência de se manter isolado permaneça, por conta da necessidade de não colocar outras pessoas em perigo de contaminação. Por isso, apesar da percepção de risco variar, a consciência de coletividade deve ser fortalecida.
“Seria necessário haver lideranças apresentando direções e informações de forma coerente e precisa. Isso ajudaria a promover uma percepção de risco adequada para a situação e a fomentar nas pessoas o senso coletivista e cooperativo”, analisa o professor da UPM.
Mesmo que várias localidades já estejam em processo de relaxamento do isolamento e várias atividades econômicas estejam retomando o funcionando, não é hora de relaxar com a pandemia. Os altos números ainda não permitem que tenhamos uma rotina “normal”. Por isso, continue firme, faça sua parte, e se possível, fique em casa.
Notícias Relacionadas
Pandemia X Trabalho: os impactos no mundo corporativo
Professor mackenzista reconhece modelo híbrido ideal para o desenvolvimento de ideias criativas e habilidades socioemocionais
Especial Covid-19
Pesquisa de professora mackenzista mostra relação entre saúde mental e questões sociais
Trabalho desenvolvido pela docente procurou analisar impactos de programas sociais na vida de crianças e adolescentes
Atualidades
Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?
Para celebrar a data, conversamos com especialista sobre a importância dos cuidados com a psique
Covid-19
Colaboradores do HUEM recebem homenagem de Associação de Gastronomia
Reconhecimento aos profissionais da saúde e administrativos do Hospital servem de motivação no momento de pandemia
Covid-19
HUEM presta homenagem a profissionais vítimas de Covid-19
Momento contou com apresentação dos músicos da Fundação Cultural de Curitiba
Covid-19
Mack BSB Lives 10 debate os Desafios Jurídicos do Comércio Eletrônico
Programa discutirá responsabilidade de empresas e consumidores e a disputa entre Estados pelo ICMS de produtos comprados pela internet
Economia
Projetos de extensão do Mackenzie fazem doação de máscaras para cidade do interior de São Paulo
Ação envolve ainda disponibilização de cursos on-line para população de Apiaí
Covid-19
Operadora de Plano de Saúde reforça parceria com HUEM
Doações reconhecem esforço e reforça segurança dos profissionais da saúde
Covid-19
Coral da UATU participa do Notas Musicais
Grupo interpreta canção que foi tema de desenho animado
Cultura
Em ranking latino, Mackenzie é a melhor universidade privada em São Paulo
Ao todo, foram avaliadas 166 Instituições de ensino em toda América Latina
Acadêmicos
Três e-books gratuitos sobre distúrbios do desenvolvimento
Programa de pós-graduação do Mackenzie disponibiliza materiais para download
Covid-19
Evento aponta necessidade de mudanças na forma de se fazer Literatura
Professor convidado para palestra on-line afirma que pandemia deve afetar a forma como escritores criam
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa