Estratégias para mitigar o cansaço e promover o bem-estar individual
09 de enero de 2024 | Cá, entre nós Destaque
Uma rotina cheia de afazeres tende a demandar ritmos intensos, o que pode impactar na promoção da saúde física e mental. A fadiga constante não apenas impacta o bem-estar dos colaboradores, mas, também, prejudica a produtividade e a qualidade do trabalho. Neste artigo, destacamos algumas estratégias eficazes para mitigar o cansaço, proporcionando o equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
Exercício físico e bem-estar
Praticar regularmente atividades físicas, além de auxiliar no bem-estar físico e contribuir com o aumento de energia também traz benefícios significativos na redução do cansaço mental. Diversos estudos mostram que, ao se manter ativo, o indivíduo apresenta melhoras no humor e na frequência do sono. Se exercitar com frequência ainda auxilia na criação de uma rotina benéfica no trabalho e na vida pessoal.
Ao implementar programas de saúde no local de trabalho, como a ginástica laboral, além de contribuir para um ambiente mais salutar e ajudar os funcionários a lidar com o estresse e o cansaço, as empresas também ganham em produtividade, uma vez que se seus membros se sentem mais felizes e tendem a ficar doentes com menos frequência, reduzindo as taxas de absenteísmo e o turnover (rotatividade, em tradução livre).
Planejamento adequado de tarefas
Uma distribuição eficiente de tarefas e um planejamento cuidadoso também são estratégias que contribuem para evitar a sobrecarga no trabalho, e na vida pessoal, reduzindo o risco de exaustão. Para evitar ficar estressado é fundamental que cada pessoa conheça seus afazeres, limites, além de revisar regularmente seu planejamento pessoal, evitando desgastes. Ao certificar com seu superior as responsabilidades, e executá-las com qualidade, além de diminuir a carga da semana, o colaborador melhorará sua relação com outros membros da equipe.
Novas experiências
Experimentar novas atividades após o expediente de trabalho é uma maneira interessante de melhorar o humor e as habilidades mentais. Ao inserir experiências inéditas no dia a dia, o corpo é estimulado com novos sentimentos e, segundo o estudo finlandês Finnish Geriatric Intervention Study to Prevent Cognitive Impairment and Disability (FINGER) melhora a qualidade de vida.
Provar um prato exótico, aprender a tocar instrumentos musicais ou assistir um filme diferente todo fim de semana pode ser uma prática que, além de melhorar o humor, também gera benefícios imensos para o corpo e a mente. Com práticas simples, porém, efetivas, é possível mitigar o cansaço, além de viver bem e feliz.
Notícias Relacionadas
Aula Magna da Graduação: profissionais transformadores, sustentabilidade, saúde e bem-estar coletivo
Membro do Comitê Olímpico Brasileiro está entre os palestrantes confirmados
Saúde
Soft Skills: como aprimorá-las e crescer no ambiente de trabalho
As chamadas “soft skills” ou habilidades interpessoais são características que moldam a maneira de um indivíduo de interagir e lidar com as situações…
Cá, entre nós
8 aplicativos que auxiliam na organização e produtividade diária
São diversos apps que te ajudam a dar prosseguimento em atividades e atingir metas
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa