Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília lança o projeto Mack Rosa

30 de octubre de 2023 | Faculdades Faculdade Brasília Destaque

Pensando na campanha do Outubro Rosa e nos cuidados e direitos das mulheres, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) se une à campanha ao lançar o projeto Mack Rosa. 

A proposta é estar em conjunto com o Outubro Rosa, que no Brasil, tem como missão contínua divulgar informações sobre o câncer que mais afeta as mulheres. A FPMB, uma instituição confessional comprometida com a humanização e o apoio a suas alunas e à sociedade, compartilha dessa missão nacional ao se dedicar a uma análise abrangente dos direitos das mulheres com câncer de mama. Dessa forma, a faculdade por meio do Mack Rosa respalda suas principais garantias legais, o acesso a cuidados de saúde adequados, o apoio emocional e os direitos no local de trabalho.

Projeto Mack Rosa 

O projeto Mack Rosa, conforme explicado pela especialista em marketing da FPMB, Daniela Baldacci, é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama e os direitos das mulheres em tratamento. “As ações do Mack Rosa têm como pilares a valorização, solidariedade, inclusão e a compaixão, que estão alinhados aos valores da nossa Instituição como a busca de igualdade de oportunidades e a prestação de serviços à comunidade”, diz. Daniela completa também que:

“A ideia é que, a cada mês de outubro, sejam desenvolvidas ações e campanhas de promoção e conscientização sobre o câncer de mama e os direitos das mulheres, juntamente com atividades voltadas para a saúde e o bem-estar”, complementa Daniela.  

Pink for Life Run - 2023

A largada dessa campanha foi a corrida Pink for Life Run - 2023. A maratona ocorreu em 14 de outubro, no Bosque do Sudoeste, em Brasília. O evento contou com a participação de colaboradores, professores e estudantes da faculdade. 

A FPMB foi uma das apoiadoras da corrida, proporcionando a oportunidade de integrar conscientização, direitos e bem-estar em um único acontecimento. Entre as participantes, destacava-se Gabriela Martins dos Santos, uma farmacêutica que se aventurou pela primeira vez em uma corrida. Para ela, a corrida representava uma significativa experiência em razão da sua própria jornada de superação, ao enfrentar o câncer de mama e por ter outros casos em sua família. "Essa corrida faz toda a diferença para mim, é um momento de grande importância, pois, durante o tratamento do câncer, ganhei peso. Querendo ou não, para mim, é uma forma de superar desafios", ressaltou.

Sandra Sueli Lopes Chaves, secretária do lar, já corria há cerca de cinco anos e se orgulha de ser uma corredora. Para ela, participar de uma maratona com o simbolismo e a campanha do Outubro Rosa é algo especial. A atleta de rua destaca a importância de participar de um evento com essa temática. "É sempre um incentivo a mais para as mulheres, que estão sempre fazendo exames de rotina. Inclusive para aquelas que não sintam nada, pois, ao descobrirmos precocemente, as chances de cura são maiores. Portanto, é um grande incentivo", diz.

Liriane Porto, economista, participou da corrida pela terceira vez e considerou o evento como um grande simbolismo, já que também enfrentou processos nos nódulos mamários. "A questão da prevenção é muito importante também. Muitas amigas enfrentam o processo de câncer. Por isso, torna-se importante para todas", afirmou.

A administradora Andréia Mara de Assis Oliveira, fez sua primeira participação na corrida. Para ela, percorrer esse trajeto foi importante, principalmente devido à temática e à proposta de ajudar as mulheres em tratamento e para aquelas que possam vir a passar por um. Andréia enfatizou: "Sabemos o quanto é difícil para a mulher se tratar. Ela pode até ser diagnosticada cedo, mas até receber os auxílios é um processo que pode demorar. Portanto, é fundamental, vale muito a pena".

No kit da corrida, todas as participantes receberam materiais da FPMB contendo orientações práticas para que as mulheres conhecessem seus direitos e buscassem o apoio necessário para receber o tratamento adequado.

Direitos das Mulheres 

Você sabia que mulheres com câncer de mama possuem os seguintes direitos: 

É direito de quem precisa?

Tratamento pelo SUS. A portaria 55/99 garante às pessoas com câncer o direito de fazer tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a reconstrução mamária é um direito específico das mulheres com câncer de mama.

Saque do FGTS e PIS/PASEP

Quem tiver diagnóstico de câncer de mama tem direito de sacar o Fundo de Garantia de Serviço (FGTS) e o Programa de Integração Social (PIS) ou Programa do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). 

Auxílio- Doença ou Aposentadoria 

Mulheres com câncer de mama podem ter direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, dependendo da gravidade da doença e do impacto na capacidade do trabalho.

Direitos Trabalhistas 

A legislação brasileira garante direitos trabalhistas específicos para mulheres com câncer de mama, como licença médica, estabilidade no emprego e possibilidade de redução da carga horária de trabalho. 
 

Notícias Relacionadas

Graduação Mackenzie Digital: inscrições abertas para 2024.1

Modalidade oferece flexibilidade de estudar de qualquer lugar 

Acontece no Mackenzie

Culto de Ação de Graças celebra 100 anos do Conselho Deliberativo do IPM

Pregação foi realizada pelo presidente do Supremo Concílio, Roberto Brasileiro 

Acontece no Mackenzie

Pós-Graduação 2024.1: faça Mestrado ou Doutorado no Mackenzie

Processo seletivo está com inscrições abertas

Pesquisa e Inovação

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades