HUEM registra aumento nos partos e demanda por leite materno
22 de mayo de 2020 | Saúde e Bem-Estar Instituto Hospital Paraná Destaque
Durante a pandemia do novo coronavírus, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) tem enfrentado outros desafios além do atendimento aos pacientes da covid-19. O número de partos na maternidade da instituição aumentou 36%, o que acabou acarretando também uma maior demanda por leite humano do Banco de Leite do Hospital.
Em janeiro, foram 37 nascimentos e em fevereiro 47. O número subiu para 60 partos em março e disparou para 72 em abril. A média de 42 nascimentos por mês no primeiro bimestre passou para 66 no segundo.
O aumento se deu porque a Maternidade Bairro Novo, equipamento da Prefeitura de Curitiba, precisou ser transformado temporariamente em unidade de atendimento a pacientes de baixa complexidade com suspeita da covid -19. Os partos e consultas que estavam agendados na maternidade municipal foram todos transferidos para o HUEM.
O parto da mãe Millena Pereira de Souza, por exemplo, estava agendado para a unidade da prefeitura, contudo o aparecimento do novo coronavírus mudou os planos. O pequeno Joaquim nasceu no dia 7 de maio na maternidade do HUEM.
“Foi um susto no começo, ter meu bebê em meio a essa pandemia. Mas ter sido redirecionada para o Hospital Evangélico Mackenzie foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, o hospital está muito bem preparado, a equipe cirúrgica e de enfermagem são muito atenciosas”, afirma ela.
Com mais nascimentos, também aumenta o número de bebês prematuros e que precisam da UTI. “Em consequência, ficou maior a demanda do nosso banco de leite”, explica a coordenadora técnica da UTI neonatal do HUEM, a médica Juliana Baratella André Roveda.
Mais bebês, menos doadoras
Enquanto a demanda por leite materno cresceu, o número de doadoras diminuiu durante a pandemia. Em fevereiro, havia 171 mulheres doando seu leite, número que diminuiu para 112 em abril. E a quantidade de recém-nascidos necessitando do alimento saltou de 44 para 74.
Além do fechamento da Maternidade Bairro Novo, outro fator contribuiu para aumentar a demanda do banco de leite. “Devido às restrições referentes ao combate ao novo coronavírus, as mães não estão entrando na UTI para amamentar seus filhos, que acabam precisando se alimentar com o estoque do banco de leite”, explica Juliana.
Mesmo com a diminuição no número de doadoras, o que parecia impossível aconteceu: a produção aumentou. “As mães que continuaram doando entenderam a importância do momento e felizmente conseguiram aumentar a produção. Elas estão de parabéns por demonstrarem tamanha vontade de ajudar o próximo”, destaca a coordenadora da UTI neonatal.
A produção que foi de 146 litros em fevereiro aumentou para 174 litros em abril, o que possibilitou o atendimento de acordo com o aumento da demanda. “O leite materno é o melhor em digestibilidade, muito importante para o bebê para aumentar a imunidade e auxiliar a recuperação a ser mais rápida”, explica a enfermeira responsável pelo banco de Leite, Rosane da Silva.
Entre as doadoras, está a colaboradora do HUEM Elizangela Aparecida de Campos, mãe do Davi, de oito meses. A supervisora de engenharia do Hospital está doando seu leite desde março, exatamente o momento em que o banco de leite mais precisou.
“Além de ajudar outras mães e outros bebês, também é benéfico para mim, pois ao doar eu estou estimulando meu corpo a produzir mais. Caso eu ficasse o dia inteiro sem tirar leite, com o tempo, a produção começa a diminuir. Com bastante leite, vou poder amamentar meu filho por mais tempo”, destaca.
Como doar?
Para doar o leite excedente não é preciso sequer sair de casa. Equipes do hospital realizam visitas semanais por todos os bairros da cidade. Nas visitas, fazem orientações, entregam os frascos esterilizados e na semana seguinte coletam o leite armazenado.
As interessadas em colaborar devem ligar para o telefone (41) 3240-5117 para fazer o cadastro e agendar a coleta do leite. Os frascos coletados são testados e os que são considerados impróprios (cheiro de cigarro, azedo, com cabelo, etc.) são descartados.
Os leites que passam nos testes do cheiro, acidez e calorias são pasteurizados para eliminar todo tipo de contaminação.
Notícias Relacionadas
Nova clínica cirúrgica é inaugurada pelo Hospital Evangélico Mackenzie
Espaço conta com 24 leitos de enfermaria para atender pacientes do SUS
Saúde e Bem-Estar
HUEM presta homenagem a profissionais vítimas de Covid-19
Momento contou com apresentação dos músicos da Fundação Cultural de Curitiba
Covid-19
Operadora de Plano de Saúde reforça parceria com HUEM
Doações reconhecem esforço e reforça segurança dos profissionais da saúde
Covid-19
Jornada Acadêmica de Teleconsulta e Telemonitoramento em Fisioterapia acontece de 01 a 05 de junho
Evento on-line promovido pela Universidade Mackenzie discute atuação do profissional da saúde no novo cenário
Covid-19
Setor de restaurantes precisa se reinventar na pandemia
Estabelecimentos são atingidos em cheio em época de covid-19 e necessitam se reestruturar para sobreviver
Covid-19
Profissionais do Hospital Evangélico Mackenzie são homenageados pelo Comitê Trânsito Seguro
Carreata chegou em frente ao hospital com faixas de agradecimento e muitos aplausos aos profissionais de saúde que combatem a pandemia do novo…
Atualidades
Força-tarefa da Universidade e outras ações do Mackenzie no combate à covid-19
Professores e alunos se unem em pesquisa e projetos aplicados para mitigar impactos da pandemia
Covid-19
Dia Internacional da Enfermagem: dedicação e amor ao próximo
Em entrevista, enfermeiros contam suas histórias na profissão e falam sobre a pandemia da covid-19
Covid-19
Rotary Club Curitiba doa mais de 4 mil fraldas geriátricas ao Hospital Mackenzie
Durante pandemia, número garante mais de dois meses do material para pacientes vulneráveis
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa