III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas discute a formação do leitor
01 de septiembre de 2021 | Eventos Colégios Destaque Tamboré
O III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas aconteceu no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré entre os dias 16 e 18 de agosto, de forma on-line, transmitido pelo YouTube. O evento foi preparado para os docentes que atuam nos segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e para a equipe técnica do CPM Tamboré.
Durante as três noites do Seminário, oito comunicadores se revezaram para apresentar práticas pedagógicas de sucesso que, trabalhadas com crianças desde pequenas, podem fazer toda a diferença no seguimento da vida escolar dos alunos no Ensino Fundamental. O tema principal da edição deste ano foi Práticas de linguagem na formação do leitor, entre elas, foram apontadas no encontro a leitura compartilhada e a produção coletiva de textos, tendo o professor, em ambos os casos, um papel fundamental na mediação entre a criança e o texto.
A orientadora pedagógica da Educação Infantil do CPM Tamboré e idealizadora do evento, Laís Cardoso, contou que o Seminário é uma oportunidade para os professores de diferentes níveis escolares trocarem experiências e possíveis práticas a serem realizadas em sala de aula, pois essa troca enriquece muito o trabalho de todos, que têm muito a aprender e compartilhar entre si. Além disso, o encontro contribui para, cada vez mais, ampliar as habilidades dos professores e aumentar a qualidade de aprendizagem dos estudantes.
“A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental são a base para o aprendizado mais aprofundado, envolvendo todos os componentes curriculares, não apenas a área de Linguagens ou a formação do leitor. Podemos comparar esses anos iniciais aos alicerces de um grande edifício, se forem bases frágeis, o edifício não se sustentará”, destacou Laís sobre a importância de investir nos primeiros anos da Educação, que focam no processo de alfabetização, desenvolvendo práticas de Literacia que visem à formação do leitor.
A leitura deve ser trabalhada de modo a despertar o interesse das crianças e, então, relacionar a aprendizagem com algo pelo qual elas se interessem naturalmente, como jogos, brincadeiras e músicas. A partir disso, os alunos passam a compreender melhor o código linguístico e, com o tempo, começam a ler textos mais complexos e, assim, tornam-se leitores fluentes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem algumas proposições para o Ensino Fundamental na área de linguagens, elas envolvem: apropriação da linguagem escrita como forma de interação entre pessoas e conteúdos; leitura, escuta e produção de textos com autonomia e criticidade; e aperfeiçoamento de práticas de leitura literária.
“Ao envolver a equipe do CPM em um evento como este, acredito que todos os alunos saiam ganhando também. Uma vez que vão interagir com professores ainda mais motivados e engajados em proporcionar boas práticas, que visem a uma aprendizagem real e significativa”, finaliza Laís.
O evento totalizou 95 inscritos entre professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e a equipe Técnico-Pedagógica, que conta com coordenadoras, assessora pedagógica, mentora de Língua Portuguesa, diretora e orientadoras pedagógicas. Com o sucesso do Seminário, já há mobilização favorável a um próximo encontro, que deve ocorrer em 2022.
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Salmos 119:11
Notícias Relacionadas
Ensino e Tecnologia caminham juntos no processo de aprendizagem dos Colégios Mackenzie
Confira os benefícios que tecnologia traz para ensino
Colégios
Mackenzie desenvolve programa de atualização pedagógica para docentes
Programa garante desenvolvimento dos professores nos processos de ensinar, aprender e avaliar
Pesquisa e Inovação
Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie
Recurso didático contribui com processo de pré-alfabetização e matemática, de maneira lúdica e criativa, na Educação Infantil
Colégios
Trilhas de Aprofundamento na nova arquitetura Curricular do Ensino Médio
Um Ensino Médio mais flexível e com mais liberdade para os alunos focarem nas áreas de interesse
Colégios
Colégio Presbiteriano Mackenzie é pioneiro na aplicação do Novo Ensino Médio
Instituição serviu como base para outras escolas aplicarem o currículo segundo regras da BNCC
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa