Inclusão social e internacionalização são temas de Congresso no Mackenzie
05 de diciembre de 2019 | Acadêmicos Ética e Cidadania Mundo Parcerias Universidade Campus Higienópolis Destaque
A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no campus Higienópolis, nesta quarta-feira, 04 de dezembro, o 1º Congresso Internacional Inclusão Social, Políticas Públicas e Governança para reduzir as desigualdades. Além das políticas públicas para ampliar a igualdade social, o evento debateu também o processo de internacionalização que a UPM vem ampliando. Os presentes trataram da importância dos projetos de internacionalização das instituições, bem como a necessidade de se produzir dados de ranqueamento que ajudem as instituições nos países em desenvolvimento a buscarem os melhores caminhos para a evolução.
Segundo o professor Felipe Chiarello, diretor da FDir e um dos palestrantes da noite, é no âmbito da pesquisa que a contribuição dos profissionais do Direito pode ser um grande diferencial. “Isso porque, além de ser uma ciência, o Direito é uma ferramenta de transformação social. O dever da academia é discutir como essas novas gerações do Direito podem trabalhar de uma forma mais ampla de garantir a diminuição das desigualdades”, disse.
Além das Fronteiras
Os estudos sobre a Inclusão Social, desenvolvidos pelo grupo de estudo Inclusão Social, Políticas Públicas e Governança para reduzir as desigualdades, foram amplamente desenvolvidos por conta dos recursos provenientes do Projeto de Internacionalização (PRINT) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do qual a UPM faz parte.
O Congresso, inclusive, serviu para apresentar alguns dos benefícios que o PRINT promove nas pesquisas universitárias. “Para demonstrar como o projeto é importante para disseminar a pesquisa do Mackenzie, formar redes de parceria para escrever artigos e levar a nossa pesquisa para um nível internacional”, afirmou a doutoranda da FDir e membro do grupo de pesquisa, Gabriela Borba Evangelista.
Neste sentido, o Congresso contou com a presença da professora de Direito da Faculdade de Salamanca, na Espanha, Pilar Jímenez Tello, que mostrou como o ranqueamento internacional de universidades contribui para a competitividade entre instituições e nem sempre de maneira positiva. Isso porque as referências utilizadas servem para beneficiar universidades de países anglo-saxões.
“No âmbito europeu e latino americano, a educação é de caráter mais social, como serviço público. Esses indicadores não beneficiam as universidades”, declarou a professora.
Neste aspecto, para a docente espanhola, a educação social deveria ser melhor avaliada, como forma de promover a inclusão social. “Os professores de Direito são capazes de favorecer e facilitar que toda a sociedade se integre. A educação deve ser de caráter social e também um dos indicadores que deveriam medir a qualidade das universidades”, concluiu Jímenez Tello.
Notícias Relacionadas
Além das fronteiras: Mackenzie abre inscrições para capacitação em idioma estrangeiro
Capacitação voltada para colaboradores visa democratização da internacionalização
Acontece no Mackenzie
Graduação Mackenzie oferta disciplinas em idiomas estrangeiros
Iniciativa promove desenvolvimento de competências interculturais e prepara os estudantes para os desafios do século XXI
Acontece no Mackenzie
Pós-graduandos em Direito discutem novas abordagens para pesquisa da área
Mackenzie sedia evento nacional com apresentação de artigos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil
Acadêmicos
Alunos do Mackenzie Campinas têm artigos aprovados em evento internacional
Estudantes de Engenharia de Produção farão apresentação de artigos na Universidade de Oxford, no Reino Unido
Acadêmicos
Professor britânico compara sistema jurídico brasileiro em evento no Mackenzie
Encontrar divergências e proximidades é um caminho para amadurecimento processual
Acadêmicos
Conheça o curso internacional sobre direito constitucional
Suprema Corte dos EUA e STF do Brasil são objetos de estudo nas aulas
Mundo
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa