Jornalismo e mídias sociais em debate no Mackenzie

17 de septiembre de 2019 | Atualidades Eventos Campus Higienópolis Destaque

O impacto e a utilização das mídias sociais e outras tecnologias no meio jornalístico foi tema da discussão, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), durante a palestra O Universo daReportagem, que reuniu os jornalistas Heródoto Barbeiro, da Record, e Raquel Landi, da Folha de S.Paulo, nesta terça-feira, 17 de setembro, no campus Higienópolis, como parte da programação do XIV Encontro de Comunicação e Letras. 

“A tecnologia não é para se resistir, é para se aproveitar”, disse Raquel Landim. A jornalista contou um pouco da sua experiência na produção de livro-reportagem investigativo que, de acordo com ela, permite que se aborde mais as emoções das personagens. “No jornalismo investigativo, nada substitui o contato pessoal e a entrevista frente a frente. Mas mídias ajudam mais na apuração mais rápida”, declarou.

Já Heródoto Barbeiro contou um pouco de como ajudou a introduzir ferramentas digitais no telejornal em que é editor. O experiente jornalista chamou de “jornal multiplataforma”, em que as notícias se misturam com memes, participação dos telespectadores, e após o encerramento do programa, começa-se uma transmissão virtual em que são lidos comentários sobre o jornal.

“Estamos na quarta fase da Revolução Industrial, e ela está revirando diversos setores da sociedade, entre eles, o jornalismo. Ele é responsável por quebrar as grandes redes mundiais de comunicação. Ela pulverizou a comunicação e colocou na mão das pessoas um instrumento que é mais do que um receptor, é um emissor. Acho que vai haver um aprofundamento da democracia e da difusão de ideias de opiniões”, pontuou Barbeiro.

Para o professor de Jornalismo da UPM, Vanderlei Dias, trazer os jornalistas para conversar com os estudantes é uma forma de fortalecer a profissão, neste contexto de ampla utilização das mídias sociais. “São jornalistas que passaram por várias fases do jornalismo e que dão valor à profissão. Eles acreditam que independentemente da forma, do veículo e do meio, o jornalismo sempre existirá. Essa troca com os alunos é fundamental para fortalecer o jornalismo”, argumenta.

Mentiras

Ao comentar sobre a utilização cada vez mais massiva das redes sociais, o debate passa pela questão das fake news, notícias mentirosas que muitas vezes são utilizadas para fins políticos. Para Barbeiro, isto não é um fenômeno novo. “Sempre existiu, porém a plataforma era diferente” disse, ao citar fatos históricos em que inverdades foram parar nos jornais, como o Plano Cohen, de Getúlio Vargas.

“Não se pode usar essas plataformas para disseminar fake news, isso é um risco para a democracia. A desinformação é um perigo grande. A resposta nunca é censurar, mas sim abrir para um debate”, concordou Raquel.

Função social

Neste cenário, em que as fake news são cada vez mais utilizadas, o papel do jornalista se torna mais necessário, mesmo em um ambiente em que a disseminação de notícias depende cada vez menos dos grandes veículos de comunicação. “O jornalista sabe que não importa em que plataforma, o jornalismo tem compromisso com o interesse público”, afirmou Barbeiro. 
O jornalista seria o responsável por disseminar informação quando houvesse desinformação, e também por diferenciar o que é verdade daquilo que não é, por meio da apuração. “O papel do jornalista é sempre informar, ontem, hoje e amanhã”, concluiu Raquel, indicando iniciativas de combate às fake news.

Notícias Relacionadas

A importância dos Estudos da linguagem para a sociedade

Mostra de Pós-Graduação em Letras apresenta trabalhos que possuem relevância social na construção de pensamento crítico

Atualidades

Como tornar o ensino da gramática mais atrativo

Aula Magna do curso de Letras tenta mudar visão sobre as regras da língua portuguesa 

Cultura

Podcast Week: faça sua inscrição

Evento é realizado pelo Mackenzie em parceria com a Cásper Líbero e USP 

Eventos

Experiências com Jornalismo Internacional

Palestrantes contam sobre vivências na cobertura de grandes conflitos

Atualidades

Mackenzistas retornam ao lar em palestras sobre tecnologia

XIV Encontro de Comunicação e Letras reúne especialistas de Jornalismo, Publicidade e Letras 

Atualidades

Comunicação e tecnologia são foco no Encontro de Comunicação

Evento proporciona aos alunos contato com profissionais de suas áreas

Atualidades

apresentadores compondo a mesa do evento
Jornalismo, dados e eleições

Palestra traz discussão sobre atual situação política do Brasil

Atualidades

Araquém Alcântara participa de Aula Magna de jornalismo

Início de semestre conta com debate sobre o papel da fotografia no jornalismo

---- Rank

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades