Mackenzie encerra primeira edição de curso Study Abroad
21 de julio de 2023 | Mundo Universidade Destaque
A Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) encerrou nesta quinta-feira, 20 de julho, o curso Study Abroad, de curta duração, cujo objetivo é ser ministrado totalmente em inglês para estudantes de todos os cursos mackenzistas.
O curso foi iniciado em maio e tinha como tema Gestão de Água, Sustentabilidade e Poluição: impactos e soluções em benefícios do meio ambiente e das comunidades tradicionais do Brasil. Todas as aulas foram ministradas em inglês.
De acordo com o coordenador da COI, professor Pedro Buck, o curso possibilita a democratização da internacionalização, que vai muito além de apenas realizar um intercâmbio. “A gente permite que diversos alunos, independente do contexto econômico, social e profissional daquele momento, a possibilidade de internacionalizar. Esse é o principal ponto: viabilizar a internacionalização para todos”, declarou.
O curso teve como foco a compreensão dos impactos ambientais, sociais (bem-estar e econômicos) e técnicos da poluição e tratamento da água no estado de São Paulo. Foram cinco módulos, que incluíam aulas teóricas, visitas técnicas e aulas práticas, que permitiram aos estudantes uma imersão na cultura e sociedade brasileira.
Ao fim do curso, os participantes foram convidados a propor soluções inovadoras para melhorar o impacto social da poluição da água na região.
Participação estrangeira
O curso de inverno contou com a presença e participação de uma aluna norte-americana, Sarah Maria Cinco, da Rice University, localizada no Texas. Ela veio para o curso pois acredita que o Brasil é o país que está na liderança das questões ambientais globais e um dos que mais tem conhecimentos técnicos para contribuir para a desaceleração das mudanças climáticas.
“Nos EUA, nós vemos o Brasil como líder mundial nas questões ambientais, por conta da Amazônia e das políticas ambientais que não existem por lá”, declarou a estudante, que está no país há oito semanas.
Sarah Cinco veio para o Brasil por um programa da Rice University que incentiva o intercâmbio com foco social, para trabalho voluntário, por exemplo. “Eu queria aprender uma outra cultura e um novo idioma, além da oportunidade de crescimento pessoal, pois pude ser um pouco mais independente por ficar aqui no país sem a minha família”, afirmou.
O professor Pedro Buck celebrou a presença da estudante norte-americana no curso, pois deu a oportunidade de uma melhor transculturalidade. “Vir alguém de fora permitiu que os nossos alunos praticassem um novo idioma, conhecessem uma nova cultura e passassem a ver o Brasil e São Paulo de uma outra forma. Assim, eles se tornarão profissionais mais robustos, mais bem estruturados”, finalizou o professor.
Notícias Relacionadas
Mackenzie sedia projeto da ONU de profissionalização de migrantes
Programa ajudará cerca de 40 pessoas e é fruto de parceria entre instituições
Responsabilidade Social
Escola de Engenharia recebe professora internacional para palestra sobre concreto sustentável
Docente da Universidade de Queensland abordou tecnologia do material para futuro de infraestruturas
Universidade
Norte-americana presta voluntariado no EducationUSA Mackenzie
Estudante ficará dois meses no escritório, auxiliando estudantes estrangeiros a virem ao Brasil
Mundo
Mackenzista é homenageada por embaixada Brasil-EUA
Pesquisadora brasileira recebeu honraria por contribuição ao intercâmbio científico entre os dois países
Nossos Talentos
Mackenzie firma parceria com Universidade de Dayton, nos EUA
Webinar de apresentação ocorre em 10 de maio e tratará do programa LL.M em Direito Estadunidense e Transnacional
Acadêmicos
Cinco passos para estudar nos Estados Unidos
Parceria entre Mackenzie e EducationUSA oferece oportunidade de ter um ensino internacional
Mundo
Mackenzie recebe alunos norte-americanos no campus Higienópolis
O curso trata da Cultura Afro Brasileira e as aulas vão até 8 de agosto
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa