Mackenzista é vice-campeã em Panamericano On-line Universitário de Xadrez

01 de octubre de 2020 | Esportes Nossos Talentos Universidade Campus Higienópolis Destaque

A mackenzista Julia Alboredo, esportista de xadrez e aluna do curso de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conquistou a medalha de prata no Panamericano On-line Universitário 2020, realizado pela FISU - International University Sports Federation, no dia 29 de setembro. 

No meio universitário, a jogadora já participou dos jogos paulista, brasileiro e mundial, mas panamericano foi a primeira vez. Antes da fase eliminatória, havia uma  classificatória, que aconteceu nos dias dia 23 e 25 de setembro. De 70 meninas, apenas 8 se classificariam. “Foi bem difícil. Eu me classifiquei em sétimo, enquanto só classificavam oito, então bem na “raspa” mesmo”, conta Julia aos risos. 

Já na fase eliminatória, vencia a melhor de cinco partidas. No dia 27 de setembro, nas quartas de final, ela enfrentou o Peru, vencendo por 3x0. Na semifinal, que aconteceu no mesmo dia da final, a mackenzista também venceu por 3x0, dessa vez enfrentando uma cubana.

No último jogo, contra a Colômbia, o placar não deu para o Brasil. “Fiquei muito feliz com a prata, porque quando você não espera, o resultado é ainda mais gratificante. Minhas adversárias, tanto a cubana quanto a peruana, eram difíceis, a peruana se classificou em primeiro na fase classificatória”, conta orgulhosa de sua conquista.

Entre seus diversos títulos, Julia acumula uma medalha de ouro e duas de prata no Brasileiro Universitário. Duas pratas no Campeonato Sulamericano e uma de suas conquistas preferidas, mesmo que sem medalhas, foi o 4º lugar no Campeonato Mundial Universitário. “Estavam os melhores países, potências do xadrez!”, lembra ela com orgulho.  

Mudança no tabuleiro

Devido à pandemia da covid-19 e todas as medidas de segurança, o Panamericano teve de acontecer on-line. Julia conta que mesmo durante esse período que temos enfrentado, as partidas de xadrez continuaram acontecendo, graças à possibilidade da realização por meios digitais.

“É uma experiência diferente, é muito difícil. E estranho, na verdade, jogar uma competição tão importante no conforto da sua casa”.

Para Julia, existe o lado bom e o lado ruim nesse novo formato, afinal, algumas características das competições tiveram de mudar, uma delas foi o controle de tempo para cada jogador. “Quando jogamos em torneios presenciais, geralmente, uma partida de xadrez dura de quatro a cinco horas. As partidas do panamericano universitário on-line duravam no máximo 10 minutos!”, conta. A jogadora diz ser necessário uma concentração maior, afinal você não está no tabuleiro, frente a frente com sua adversária.

Além do alto desempenho das competidoras, a questão do controle do tempo muito distinto do jogo presencial fez com que Julia não esperasse conquistar a medalha de prata. “No jogo on-line, não dá para pensar muito. Você segue sua intuição e faz o lance”, conta. Por isso, ser vice-campeã foi muito comemorado pela esportista. “Fiquei muito feliz de trazer essa prata. Considero bastante essa conquista, não só para o Mackenzie, mas para o Brasil inteiro”, celebra. 

Dedicação e amor pelo que faz 

A esportista já se prepara para o Campeonato Mundial Universitário, que aconteceria na Polônia, mas terá de ser realizado on-line, de 26 a 30 de outubro. Julia diz estar com a expectativa alta.

“Vou dar o meu melhor e ver o que pode ser melhorado em relação ao Panamericano. Vou analisar minhas partidas e ver os pontos para melhorar e chegar com tudo para representar o Brasil e o Mackenzie no Mundial Universitário”. 

A relação de Julia com o xadrez está em todos os lugares. Atualmente, a mackenzista trabalha em uma empresa internacional que visa  transmitir eventos e divulgar o esporte para o mundo inteiro. “Tudo que faço no meu dia a dia é relacionado ao xadrez, seja trabalhando ou treinando”, diz.

Para quem deseja seguir os mesmos caminhos que a mackenzista, Julia dá uma dica: “você não pode desistir. O xadrez não tem muita visibilidade no Brasil. Mas você precisa seguir em frente. Independentemente do que os outros digam, se você gosta de xadrez, de se dedicar, você tem que seguir em frente. Essa é a filosofia que eu adquiri nos meus últimos anos”, finaliza.


Notícias Relacionadas

Peças do jogo de xadrez
Mackenzista é convocada para Copa do Mundo de Xadrez Feminino na Rússia

Julia Alboredo é a primeira brasileira a jogar na competição  

Esportes

Imagem com fundo preto com os dizeres "torneio e-fifa mackenzie" em letras brancas
Do esporte ao e-sport: inscrições abertas para Torneio Mackenzie E-FIFA 21

São 128 vagas exclusivas para mackenzistas estudantes da graduação

Atualidades

laptop sobre uma mesa cinza, na tela, há gráficos e dados variados
Mackenzie e Instituto Legal Grounds for Privacy Design lançam curso sobre Proteção de Dados e Privacidade

Aulas serão realizadas por plataforma on-line e contarão com diversos juristas renomados

Atualidades

Evento debate mudanças no mercado de tecnologia e informação

Webinar, que acontece dia 05 de outubro, é gratuito e aberto ao público

Atualidades

Música na Infância: por que é tão importante?

Conhecimentos musicais trazem diversas vantagens para sociabilidade e cognição das crianças

Cultura

Como cuidar dos idosos em tempos de pandemia?

Tema será discutido no próximo MackVIDA, programa que promove ações de saúde e amplia conhecimentos sobre a covid-19  

Atualidades

Educação em Pauta discute as mudanças do Novo Ensino Médio

Programa apresentará o projeto e o planejamento do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília para o segmento

Atualidades

sala humanizada com poltronas para infusão de quimioterapia
HUEM inaugura novo Centro de Oncologia e Unidade Mackenzie da Mulher

Espaços são parte da transformação pela qual o Hospital está passando desde que o Instituto Presbiteriano Mackenzie passou a gerir a instituição

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades