Maestro destaca a importância da música clássica para humanidade
19 de marzo de 2024 | Fala, especialista Destaque
A música clássica, com sua majestosa harmonia e profundidade emocional, é um tesouro cultural que ‘atravessa séculos’ e continua a cativar audiências em todo o mundo. Nesta jornada pela história da música erudita, mergulhamos em uma conversa com o maestro Parcival Módolo, coordenador da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC-PREC), um dos grandes conhecedores do tema, e que faz parte da história cultural do Mackenzie há mais de 30 anos.
A música no tempo
Em seu início, a música erudita era tocada para divertir reis e os nobres da corte, e em cerimônias religiosas. Cresceu e adquiriu notoriedade entre o fim do século XVI e a metade do século XVIII, quando começaram a surgir as orquestras. “A música clássica já foi a única música que a humanidade teve. Os grandes nomes que a gente conhece como Bach, Beethoven e outros escreviam sinfonias que eram ouvidas por comunidades inteiras”, explica Parcival Módolo.
Por conta dessa notoriedade, entre 1750 e 1820 passou a ser conhecida como era clássica pelos estudiosos. Foi na era clássica que os músicos desenvolveram diversas formas musicais no segmento da música erudita, como é o caso da sinfonia, dos corais, quarteto de cordas entre outras. “As coisas começam a mudar no período Barroco, quando o músico passa a ser visto como um indivíduo de inspiração. Inicia-se então a composição para o teatro, surgindo assim a música erudita”, destaca o maestro.
A manifestação cultural mais poderosa
Por meio de suas melodias, ritmos e letras, a música é capaz de evocar uma ampla gama de emoções, desde a alegria exuberante até a melancolia profunda, tocando o cerne da experiência humana. “O ser humano sempre fez música com os instrumentos disponíveis e, até hoje, nenhum grupo cultural foi encontrado que não tivesse um tipo de manifestação musical, seja ela para festejar ou cultuar alguma divindade”, afirma Módolo.
Além disso, a música tem a capacidade de perpassar por fronteiras geográficas, linguísticas e culturais, proporcionando um meio de comunicação universal que ressoa com pessoas de diferentes origens e contextos. Seja como uma forma de expressão artística, uma ferramenta terapêutica ou um meio de protesto social, a música tem o poder de unir comunidades, transmitir tradições culturais e inspirar mudanças significativas na sociedade.
Mantê-la viva: um desafio
A falta de visibilidade de concertos e ensaios limita o alcance desse estilo musical e sua capacidade de atrair novos entusiastas. “É curioso pensar na música clássica na contemporaneidade. Existe um público diferente que escuta e consome esse tipo de música, ao mesmo tempo, carecemos de uma maior divulgação dos concertos e ensaios, para despertar a atenção dos públicos mais jovens. O ser humano rejeita o que ele desconhece”, reflete o maestro.
Para garantir a perpetuação da música erudita entre as gerações atuais, a Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), do Mackenzie, promove ações entre diversos grupos musicais, como o Coral Universitário, Coral Mackenzie e Coral Jovem Cênico Mackenzie. Para os interessados que desejam saber mais e participar das atividades culturais basta entrar em contato pelo número 11-2114-8746 ou e-mail parcival.modolo@mackenzie.br.
Notícias Relacionadas
Ouvir música no trabalho afeta o rendimento profissional?
Hábito provoca a diminuição dos níveis de estresse, sensação de bem-estar, ativação da criatividade e aumento da produtividade
Cá, entre nós
O papel vital dos laboratórios de análises clínicas na área da saúde
Murilo Correa, farmacêutico no Mackenzie, destaca a importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças
Acontece no Mackenzie
Desperte a criatividade: a importância do ócio criativo
Tirar um tempo para desconectar-se ajuda a evitar exaustão e a melhorar a criatividade
Cá, entre nós
Art Déco e Art Nouveau: conheça os movimentos artísticos mais influentes do século XX
Com a chegada da Revolução Industrial e novos movimentos culturais, dois estilos artísticos: o Art Nouveau e o Art Déco - que surgiram entre os…
Cultura
7 cinemas de rua que você precisa conhecer
Considerados por muito tempo essenciais para a vida cultural de grandes metrópoles, os cinemas de rua marcaram diversas gerações por sua…
Cultura
História da arte: 5 obras importantes do Barroco
Movimento cultural marca um período de muitas transições, com muitas descobertas científicas e a Reforma Protestante.
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa