Memória e tradição: Mackenzie comemora 150 anos em Live
23 de octubre de 2020 | Cultura Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Chancelaria Instituto Universidade Destaque
Passado e futuro são dois conceitos que caminham juntos, afinal, aquilo que aconteceu pode servir como base e exemplo para situações que ainda ocorrerão. Já o presente é o momento em que é possível olhar para trás e avaliar o que pode ser aprendido, repetido e o que deve ser modificado para o futuro. O aniversário de 150 anos do Mackenzie, celebrado em 18 de outubro e comemorado em evento nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, foi um desses momentos em que passado, presente e futuro se encontram para nos dar uma perspectiva histórica, saudosa e também esperançosa.
Organizada pela Chancelaria, por meio do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), foi realizada uma Live no histórico ginásio do prédio 18 no campus Higienópolis, como forma de celebrar o sesquicentenário da Instituição. Memória, tradição e inovação sempre estiveram presentes no DNA do Mackenzie e, nesse aniversário especial, seria impossível deixar a data passar em branco, mesmo que a situação atual, com a pandemia de covid-19, que nos levou ao distanciamento, impeça a realização de grandes eventos.
Para o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, mesmo neste momento de distanciamento, é importante celebrar a data, pois é uma forma de demonstrar gratidão por tudo aquilo que foi vivido desde a fundação.
“Quando temos memória, temos gratidão. A gratidão é alimentada pela memória. Mesmo em ano de pandemia, mesmo que seja com singeleza e modéstia, não podemos deixar de celebrar”, afirmou ele.
Durante a Live, foram realizadas apresentações musicais com a banda a Blue Slab, formada por professores mackenzistas, e com a participação do cantor Marcellus Meirelles. Personalidades que fizeram e fazem parte da história do Mackenzie, como antigos alunos, capelães, autoridades e funcionários, foram entrevistadas, relembraram momentos, comentaram situações e aprendizados e bateram um papo leve e descontraído com o chanceler, que foi o apresentador de todo o evento.
Exposições históricas e artísticas também foram atrações durante a Live. No Ginásio, foram formadas pequenas estações, que contavam com tais elementos, como livros, mesas e armários de época, pelos quais o apresentador circulava, contando um pouco da trajetória mackenzista por meio desses objetos. “Tradição e inovação fazem parte da nossa história. Numa época em que o mundo todo partiu para uma virtualização muito grande, pelo momento em que vivemos, o Mackenzie também entrou para essa onda de lives para se manter próximo de toda a sua comunidade”, declarou o chanceler.
Realizar uma Live nesta data tão histórica conecta passado e futuro, reforçando a tradição e inovação ao se optar pelo uso de novas tecnologias, tão presentes no meio mackenzista, para contar nossa trajetória.
“Esta é mais uma forma de dizer para a comunidade que o Mackenzie tem se reinventado ao longo do tempo. São poucas instituições que conseguem completar 150 anos. É uma alegria participar desse momento, trabalhando para que nossas mantidas tenham sempre as melhores condições de cumprir sua missão de educar e cuidar do ser humano de forma completa, por meio de nossos Colégios, Faculdades, Escola Técnica, Universidade e também Hospitais”, disse o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos, que foi um dos entrevistados do evento.
Entre os diversos momentos e homenagens da Live, um em especial relembrou a fundação do Mackenzie pelo casal Chamberlain, em 1870, quando foi formada a pequena sala de aula na casa dos missionários. Para celebrar, o CHCM presenteou a Instituição com uma peça única de artesanato que consiste no busto de Mary Ann Annesley Chamberlain, a primeira professora mackenzista, esculpido pela designer mackenzista Jane Raquel Martins Meyer. A peça foi entregue ao diretor de Educação do IPM, Ciro Aimbiré de Moraes Santos, e à superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, professora Márcia Braz.
Memória e presente
O evento foi uma oportunidade para trazer à memória fatos e recordações que imprimiram na Instituição as mais fortes e melhores características de seu DNA. Inovação, espírito de equipe, esporte, empreendedorismo, partilha e a tradição. Qualidades que só se conquistam diante de um olhar cuidadoso e crítico do passado, trazendo à memória as lições mais importantes de vivências anteriores.
“Um povo que não é capaz de rememorar a própria história, não é capaz de vivenciar seu presente. Não preservamos a memória para cultuar o passado, mas para aprendermos com ele, com os acertos e equívocos para que, no presente, refletindo sobre esses eventos, possamos traçar novos rumos para o futuro”, afirmou o coordenador do Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Eduardo Abrunhosa.
Além da Live desta quinta-feira, foi realizado, no último domingo, 18 de outubro, Dia do Mackenzista, um culto de louvor e agradecimento pelos 150 anos do Mackenzie, momento no qual foi trazido à memória a semente de toda essa história de esperança e atuação do Mackenzie: sua missão baseada e sustentada na fé cristã reformada, guiada por Deus.
Notícias Relacionadas
É preciso muita fé para ser mulher
Chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, faz retrospectiva e homenagem às mulheres neste dia 08 de março
Cotidiano
Mensagem de Natal e Ano Novo da Chancelaria Mackenzie
Confira o vídeo do nosso chanceler, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro
Cultura
Viaduto em São Paulo recebe nome de engenheiro mackenzista
Antonio Moliterno foi reconhecido com a denominação por seu trabalho e trajetória
Para Sempre Mackenzista
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Como atuar para uma sociedade mais inclusiva?
Apesar do significativo crescimento das PcDs no mercado de trabalho, ainda há um longo caminho a ser percorrido
Atualidades
Os 503 anos da Reforma Protestante
Saiba mais sobre este marco histórico que mudou o mundo e incentivou a democracia, economia e educação
Cultura
Homenagem aos 40 anos do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
40 mackenzistas - professores, funcionários e alunos - se reúnem a distância para entoar o hino oficial do Colégio
Cultura
Mack Face to Face discute maturidade digital das pessoas e das organizações
Evento conta a participação de vice-presidente da Serasa Experian
Economia
Empresa de Mackenzista recebe investimento da PagoLivre
Fintech Joinkey auxilia os estabelecimentos comerciais na gestão e conciliação de vendas
Economia
Dia do Mackenzista: 150 anos de história, desafios e conquistas
Culto em Ação de Graças será on-line e transmitido pela TV Mackenzie
Eventos
Conheça os cursos com melhor empregabilidade no Mackenzie
Alunos de 16 formações apresentam alto índice de obtenção de emprego na própria área de formação
Acadêmicos
Inscrições abertas para o Vestibular 2021.1
Provas serão para cursos em Higienópolis, Campinas e Alphaville
Universidade
Mensagem de Natal e Ano Novo da Chancelaria Mackenzie
Confira o vídeo do nosso chanceler, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro
Palavras de Vida
RUF 2019: Mackenzie é melhor universidade não pública de SP
Instituição está em 1º lugar no quesito Inovação do ranking entre privadas do estado
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa