Mulheres mackenzistas para se inspirar

10 de marzo de 2023 | Cultura Chancelaria Instituto Destaque

O Mackenzie sempre foi pioneiro em diversas áreas, impactando a sociedade por meio de sua atuação. Ao longo de seus mais de 150 anos, diferentes mulheres marcaram a história da instituição e, na semana em celebramos o Dia Internacional da Mulher, selecionamos seis personagens femininas que fizeram a diferença e que ainda hoje inspiram toda a comunidade mackenzista.

Mary Ann Annesley Chamberlain

Precursora da história do Mackenzie, Mary Ann Annesley Chamberlain abriu as portas de sua casa para ensinar crianças que não pertenciam à elite paulistana da época. A missionária norte-americana misturou as classes para aulas sem fazer distinção entre filhos de escravos, livres, estrangeiros, meninos e meninas. A escola teve seu início em 1870, diferenciando-se pelo método educacional e pela inclusão. Mary Ann era a favor da educação e formação integral do seu humano criado à imagem e semelhança de Deus, missão que até hoje permanece como norte do Mackenzie. A Escola Americana, como era conhecida na época o colégio, recebeu a visita de Dom Pedro II que, impressionado com o ensino, ajudou para que a escola ganhasse maior potência. 

Maria Antônia da Silva Ramos 

Uma das ruas ao redor do campus Higienópolis recebe o nome de Maria Antônia, uma mulher que não estudou na instituição, mas teve papel fundamental para o crescimento do Mackenzie. A herdeira de terras da região da Consolação vendeu parte de sua propriedade, por um valor simbólico, ao reverendo George Chamberlain, marido de Mary Ann. O terreno corresponde, atualmente, à parte tombada do campus, incluindo o prédio 1 que abriga o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), instância responsável por manter e conservar a história mackenzista e de onde grande parte das informações deste texto vieram. 

Adelpha Silva 

Nascida no interior de São Paulo, Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo foi uma das primeiras bibliotecárias do Brasil e iniciou sua vida profissional como professora na Escola Americana. A paixão pelos livros a levou para o curso de Biblioteconomia, na cidade de Nova York. Ao voltar para o Brasil, trabalhou na biblioteca George Alexander, no prédio 2, e implementou o sistema dewey de catalogação, considerado inédito para a época. 

Esther de Figueiredo

A primeira mulher da América Latina a comandar uma reitoria quando assumiu o cargo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), também foi a primeira a assumir o cargo de ministra do Brasil, na pasta de Educação, entre 1982 e 1985. Esther de Figueiredo era advogada e professora, mas extremamente talentosa para as artes, especialmente a música, com o piano, e a poesia. Impactante para a história da instituição e do país, Esther ainda hoje inspira mulheres, como a mackenzista Louise Diório, que produziu em 2021 o livro Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz, um livro-reportagem biográfico sobre a personagem.

Chu Ming Silveira

Nascida na China e formada em Arquitetura na UPM, em 1964, ganhou destaque no design brasileiro e mobiliário urbano mundial. Foi também a criadora do protetor telefônico, conhecido como “orelhão”, desenvolvido durante o período que chefiou o Departamento de Projetos da Companhia Telefônica Brasileira. Considerada um sucesso, a criação de Chu Ming Silveira ganhou projeção em diferentes países, incluindo Moçambique, Angola, Peru, Colômbia, Paraguai e China.

Anita Malfatti

Uma das responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922, Anita Malfatti foi aluna e professora no Mackenzie até a década de 1930. Com originalidade e inovação, a artista era responsável pelas oficinas de artes da Escola Americana e do Mackenzie College, precursor da UPM, além da disciplina de Educação Artística da Escola-Normal Superior. Anita usava em sala de aula conceitos artísticos tradicionais e do Modernismo, priorizando também o aprendizado técnico ao longo do processo pedagógico. 

Esta matéria foi produzida com informações do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e com base no texto da jornalista, Louise Diório.

Na foto da capa: sede da Escola Americana ainda na São João, em 1876.


Mary Ann Annesley Chamberlain. FOTO: acervo CHCM


Adelpha Rodrigues. FOTO: acervo CHCM


Chu Ming. FOTO: acervo familiar, cedido por Djan Chu

 

Notícias Relacionadas

Pesquisa em Debate: resgatando a história de Esther de Figueiredo Ferraz

Evento abordou trajetória da primeira reitora da Universidade Mackenzie  

Acontece no Mackenzie

Pesquisa em Debate: conheça as mulheres que fizeram história no Mackenzie

No mês de março, o Programa do CHCM presta uma homenagem às mulheres mackenzistas 

Acontece no Mackenzie

Doe seu Imposto de Renda para o Hospital Mackenzie e colabore com o atendimento de crianças

Valor arrecadado com doações será destinado a melhorias da ala pediátrica do Hospital

Instituto

CEDaD Talks: cenários do ensino digital no Mackenzie

Evento apresentou desafios e expectativas para o ano de 2023 na modalidade EaD

Atualidades

Faculdade Mackenzie Rio inaugura nova sede em Botafogo

Evento foi marcado pela celebração do culto de gratidão

Atualidades

Especial Mulheres do Mackenzie

Conheça as histórias inspiradoras das funcionárias que impulsionam o sucesso da Instituição 

Atualidades

Mackenzie Voluntário arrecada doações para vítimas do Litoral Norte de SP

Doações de cestas básicas e kits de higiene podem ser realizadas pelo site

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades