Os impactos do Coronavírus na economia
16 de marzo de 2020 | Atualidades Economia Mundo Universidade Destaque
A crise do coronavírus tem provocado temor nas pessoas e levado líderes mundiais a pensarem em estratégias para conter o avanço da doença – que, apesar de não ser tão letal, possui uma taxa de transmissão muito alta. Até o momento, mais de 100 países reportaram à Organização Mundial de Saúde (OMS) casos do covid-19 (o vírus que provoca a doença).
No mundo todo, de acordo com a organização, mais de 100 mil pessoas foram diagnosticadas e 3,8 mil morreram em decorrência da doença. No Brasil, mais de 300 casos foram confirmados, duas mortes confirmadas.
Apesar dos números e da velocidade de contágio, os perigos do Coronavírus não estão apenas na área da saúde. Na economia, os impactos desta epidemia serão imensos, de acordo com o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vladimir Maciel. “O alarmismo fez com que uma doença não tão letal se tornasse potencialmente muito letal, do ponto de vista econômico”, diz o especialista.
Alguns casos recentes mostram que impacto da epidemia na economia global é eminente. A recente forte baixa na Bolsa de Valores, a alta do dólar, a diminuição de trocas comerciais internacionais, além do cancelamento e/ou adiamento de eventos internacionais (desde lançamento de produções cinematográficas até eventos esportivos), deixaram claro que o coronavírus tem impacto na geração de riqueza em todo o globo.
“Devemos nos preocupar com as consequências econômicas da doença e a quantidade de vidas que podem ser afetadas em termos de emprego, renda e oportunidades”, afirma Vladimir Maciel.
A maioria dos impactos está relacionada com a produção econômica da China, país considerado o epicentro do coronavírus, que tem mais de 80 mil casos da doença e registrou 3 mil mortes. Milhares de processos produtivos espalhados pelo globo dependem de insumos, peças, partes e componentes fabricados em Wuhan, região onde surgiram os primeiros casos. A redução do nível de atividade industrial, portanto, afetaria o mundo inteiro, não só ali, mas por conta do rápido avanço do medo da doença .
Com isso, além do impacto na atividade industrial, o comércio de varejo de produtos chineses também será bastante afetado. Maciel, inclusive, prevê perda de faturamento em polos comerciais populares, como a 25 de março, em São Paulo, e o Saara, no Rio de Janeiro. “Importadores e comerciantes de produtos acabados chineses sofrerão falhas de abastecimento e terão redução de venda por falta de mercadorias”, aponta o professor.
Outro ponto preocupante é turismo, que possui impacto direto e expressivo no PIB de diversos países, inclusive o do Brasil. Ásia e Europa, principalmente na Itália – que é o segundo país com mais casos de coronavírus –, terão fluxo de viagens reduzido, o que afetará toda a cadeia do setor, que envolve a rede hoteleira, agências de viagem e companhias aéreas.
Ainda é necessário incluir a queda no volume de exportações, principalmente em commodities e bens intermediários, dois produtos expressivos da economia brasileira. “A redução do ritmo da produção industrial reduz a procura por itens importantes de nossa pauta de exportações”, assinala Maciel.
Para o professor, este cenário provoca uma grande preocupação, já que o panorama de crescimento da economia brasileira não era dos mais favoráveis e será bastante afetado pela epidemia global. Portanto, neste ano, a economia nacional deve repetir o desempenho de 2019 que, nas palavras do professor, pode ser considerado “pífio”.
Na avaliação de Maciel, o cenário pode ser revertido, caso o governo se comprometa a entregar reformas econômicas e promova privatizações relevantes. “Somente uma mudança profunda nas expectativas dos investidores (nacionais e estrangeiros) sobre as potencialidades de negócios em nosso território seria capaz de compensar os efeitos econômicos danosos do coronavírus”, conclui o professor.
Notícias Relacionadas
Os 68 anos de dedicação ao ensino de qualidade
Presidente do IPM parabeniza Universidade e relembra grandes contribuições ao Brasil
Cultura
Os 68 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie: uma história construída de maneira conjunta
Instituição comemora sua instalação em 16 de abril e relembra sua trajetória
Cultura
Os impactos do coronavírus sobre questões jurídicas em debate on-line
Mackenzie realiza discussão virtual sobre diversos assuntos do mundo jurídico
Covid-19
Mackenzie disponibiliza gratuitamente parte de cursos em EaD durante quarentena
Aulas da modalidade de Pós-Graduação abrangem diversas áreas do conhecimento
Atualidades
Hospital Evangélico Mackenzie recebe doação de protetores faciais de Startup curitibana
Iniciativa partiu de contato de estudante da Faculdade Evangélica Mackenzie
Covid-19
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: uma oportunidade para aceitação
Em meio à pandemia do coronavírus, pessoas com o transtorno requerem maior atenção
Covid-19
Entenda o uso dos respiradores na pandemia do novo coronavírus
Aparelho é fundamental em Unidades de Tratamento Intensivo
Covid-19
Conheça os impactos psicológicos e sociais da quarentena
Saiba como evitar os efeitos negativos do isolamento nesse período
Atualidades
Mack Informa – conteúdo relevante e dinâmico
Acompanhe a série para ficar atualizado e conectado com os temas essenciais
Covid-19
Professor de Direito do Mackenzie é convidado a palestrar na Universidade La Salle
Fernando Rister ainda lançou seu novo livro baseado em sua pesquisa de pós-doutorado
Pesquisa e Inovação
Mirtes de Moraes: mulher protagonista da sua própria história
Conheça a professora, historiadora, pesquisadora e mãe
Atualidades
Coronavírus: entenda a origem e a situação atual da doença
Explicações sobre o novo vírus foram dadas durante aula inaugural do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Atualidades
Novo site celebra 150 anos do Mackenzie
Página possui conteúdos comemorativos e informações sobre eventos e festividades
Destaque
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa