Mesa vista de cima com laptop, câmeras, tablets e outros elementos

Os novos desafios da comunicação interna

18 de junio de 2019 | Atualidades Destaque

Como dialogar de forma eficiente com os colaboradores e fazer com que a área de comunicação interna da empresa seja entendida como estratégica é um dos maiores desafios das organizações no cenário VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo, na sigla em inglês). Débora Calderon, coordenadora de Comunicação Interna da Via Varejo (que congrega bandeiras como Casas Bahia e Ponto Frio), afirma que com um público diverso em vários canais, “o trabalho de cultura e comunicação é o que importa e ele deve começar na liderança, seja por meio da coordenação, gerência ou com embaixadores eleitos nas áreas”.

Débora foi uma das palestrantes convidadas da 9ª edição do Internal Communications Summit, congresso organizado pela Corp Business e que visa análise geral dos processos de comunicação dentro das organizações, que ocorreu em 13 de junho, em São Paulo, reunindo profissionais e especialistas de diversas entidades para discussão dos novos desafios da comunicação, sendo direcionado a gestores de RH, Marketing, Relações Públicas, e etc.

A coordenadora da Via Varejo diz que um dos maiores desafios a serem encarados atualmente é encontrar formas de passar mensagens corporativas importantes, mas às quais o funcionário não dá valor. A executiva pontua que a melhor forma é usar a liderança. “São eles que precisam entender, apoiar, participar e integrar o processo de comunicação para cascatear informações”.

Já para Ana Carolina Ribeiro, coordenadora de Comunicação Corporativa, Endomarketing e Cultura do Grupo Netshoes, o planejamento estratégico deve ser realizado de acordo com a realidade de cada organização. “Seja com time ou com uma ‘euquipe’”, brinca ela sobre áreas de comunicação muito enxutas nas empresas.

Ana Carolina diz que o primeiro passo para se entender em que ponto do processo de comunicação a organização se encontra é fazer uma autoavaliação da área. “Analise se ela é vista como estratégica ou ferramental”. A seguir, ela indica que se construa um planejamento dando passos pequenos e efetivos, “que são melhores que projetos gigantes, pois estes podem cair a qualquer momento por mudança da liderança, enquanto as práticas cotidianas se enraízam na cultura”.

Sobre seguir o seu próprio caminho na construção de um projeto de comunicação adequado à sua organização, ela adiciona, “não acompanhe modismos, não fale coisas que não faz de verdade. Seu cliente interno é o colaborador, sua família e seus amigos dele, eles são atentos. Você será cobrado pelo que se posiciona, então deve ser verdadeiro”.

Mudanças no cenário

Quanto à atuação dos profissionais de comunicação para engajamento dos colaboradores neste novo cenário, Rafael Lourenço, coordenador de Endomarketing e Employer do Grupo Zap, pontua que “o novo normal exige mais ação e menos planejamento. Saiba lidar com erros, a rapidez do dia a dia demanda isso. Devemos estar focados em mais aprendizado e reduzir a busca por culpados quando erramos. É preciso discernir entre erros repetidos (negativos) ou aqueles decorrentes de tentativas de inovação (positivos)”.

Ele complementa que a melhor maneira da área de comunicação interna atuar é empoderar pessoas. “Ou seja, ensine as pessoas do administrativo a fazer o trabalho de comunicação de seus setores, os profissionais da comunicação devem ter uma atuação de mentoria e menos de produção propriamente dita”, aponta.

Quando os problemas aparecem

Como crises são inevitáveis, a melhor maneira de atravessá-las é com atenção às soluções e informações adequadas. “O foco tem de ser na transparência, durante um período problemático, mesmo sem respostas concretas, dê o contexto em que as coisas acontecem aos seus funcionários, isso aproxima e acalma a ansiedade de estarem ‘no escuro’”, afirma Lourenço.

Outra questão que sempre surge, de acordo com os especialistas, é o relacionamento com os gestores que nem sempre apoiam a área de comunicação da maneira necessária ao desenvolvimento do trabalho. Como conta Ana Gardos, gerente de Comunicação Interna da Souza Cruz, é preciso preparar os gestores antes de cobrá-los. “Trabalhe diretamente com a diretoria e capacite pessoas nos setores para diluir a dificuldade de cascatear informações. Seja um guia, crie embaixadores que ‘vendam’ a empresa”, complementa ela.

Como engajar pessoas

De acordo com César Rua, gerente de Comunicação Interna e Digital da Vivo, para estimular mudança de comportamento dos colaboradores junto às ferramentas da empresa, é preciso pensar digital. “Devemos fazer com que a experiência dos funcionários dentro do ambiente de comunicação interna seja parecida com o que fazem fora dele, em suas próprias redes sociais, por exemplo”, enfatiza ele.

Uma boa ideia, coloca Rua, é ter um diálogo franco e aberto à colaboração. “Não somos os donos do conteúdo, devemos ouvir mais e identificar o que está sendo falado no cotidiano”. Ele pondera ainda que os conteúdos feitos pela empresa precisam ser mais próximos da “vida real” e menos superproduções, pois além da facilidade da produção do material, isso ainda aproxima os colaboradores de todas as bases da alta liderança da empresa.

Para Carolina Losicer, gerente de Engajamento, Comunicação e Responsabilidade Social da Coca-Cola Andina, o engajamento passa por uma transformação do próprio profissional de comunicação, seja ele de Marketing, RH, jornalistas, etc. “Vamos mudar de comunicação para pessoas para comunicação entre pessoas”, afirma ela.

“A verdadeira estratégia das organizações deve estar voltada a ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito e verificar de que maneira isso se conecta com o propósito da empresa. Aí está o seu verdadeiro sucesso!”, encerra a executiva.

Se interessa por comunicação interna, marketing, RH e afins? Então, conheça os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie nessas e outras áreas de interesse:

Jornalismo

Gestão Estratégica de Pessoas

Marketing e Comunicação Integrada

Marketing de Conteúdo

Liderança e Desenvolvimento Humano

Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise de Imagem

Notícias Relacionadas

Professores internacionais ministram curso sobre gestão de risco no Direito

Aulas no Mackenzie são voltadas a advogados, executivos de negócios e formuladores de políticas

Mundo

especialistas debatem no palco. Plateia cheia
Especialistas debatem transformações na Educação em Seminário da Folha de S.Paulo

Encontro ocorreu no Mackenzie, em 05 de junho, sobre Desafios da Pós-Graduação

Atualidades

autoridades debatendo no palco com plateia cheia
Mackenzie recebe debate sobre qualidade e oferta de pós-graduação

Seminário da Folha de S.Paulo discute desafios sob novas perspectivas da educação

Atualidades

Do lado direito da imagem tem uma parede com bolas de ginástica de várias cores e do lado direito está um homem sentado fazendo exercícios ao mesmo tempo que outro homem também faz no fundo da imagem
Curso de Fisioterapia realiza trabalho com pacientes hepáticos

Alunos ajudam na reabilitação física de pacientes no pré e pós-operatório de transplantes de fígado

Saúde e Bem-Estar

MackInova incentiva empreendedorismo como opção de carreira

Em palestra de encerramento, nove grupos vencedores foram premiados

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades