Outubro Rosa: Pratique o auto-cuidado

09 de octubre de 2019 | Atualidades Saúde e Bem-Estar Destaque

O mês de outubro é marcado pela divulgação de campanhas e ações de prevenção ao câncer de mama, considerado o segundo tipo da doença que mais afeta as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. No Brasil, a cada ano, estima-se que são diagnosticados de 50 a 60 mil novos casos de câncer de mama.

Os sintomas que configuram a doença são: pele da mama avermelhada ou com aspecto parecido com a casca de uma laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquidos, pequenos nódulos debaixo dos braços e caroços endurecidos e indolores na região das mamas. Ao perceber estes sinais, a mulher deve procurar uma unidade de saúde para avaliação do caso. Acima dos 50 anos, qualquer caroço precisa ser investigado. 

Fatores hormonais e hereditários podem favorecer a aparição da doença. Casos de câncer de mama e ovário na família, primeira gravidez depois dos 30 anos, não ter amamentado, fazer uso de contraceptivos hormonais e reposição hormonal pós-menopausa são possíveis causas para o desenvolvimento da doença. Apesar disso, o câncer de mama não possui uma causa única.

Grande parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres, mediante o auto exame. Não há necessidade de técnica específica, mas é importante que a mulher conheça seu corpo e faça o auto exame. Para mais informações de como fazer clique aqui.

Outra forma de prevenção é a mamografia, exame de imagem que deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos. Em casos com histórico familiar, sobretudo na linha materna, é recomendado a realização do exame antes da idade estipulada. Em torno de 30% dos casos podem ser evitados com a adesão de hábitos saudáveis ao longo da vida, como a prática de atividades físicas, alimentação regulada, e até mesmo a amamentação.

Por que o mês de outubro recebe a cor rosa?

A princípio, pelo rosa ser uma cor vista como feminina. Nos anos 90, nos Estados Unidos, o uso da fitinha cor-de-rosa aconteceu pela primeira vez na Corrida pela Cura de Nova York, de 1991, e se popularizou por conta de uma empresa de cosméticos. A partir daí, tornou-se um símbolo do combate ao câncer de mama no mundo todo. Aqui no Brasil, a primeira ação foi em 2002, em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, durante a qual o Obelisco foi iluminado com a cor rosa.

Notícias Relacionadas

Você sabe o que é apadrinhamento afetivo?

Conheça o projeto do curso de Psicologia do Mackenzie

Atualidades

Escola AEJA Mackenzie participa do Outubro Rosa

Alunos e professores vestem cor da campanha de prevenção contra câncer de mama

Ética e Cidadania

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio

Mackenzie realiza ações de conscientização

Chancelaria

Mack Vida organiza Ação em Saúde com Novembro Azul

Práticas e hábitos de higiene foram desvendados pelos alunos e professores do CCBS em campanha

---- Rank

Mackenzie realiza atividade de combate ao câncer

Uma ação mobilizada pelas redes sociais do Mackenzie levou mais de 200 alunos do colégio e da universidade a participar de uma oficina de produção de…

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades