Pais de vestibulandos são recebidos com palestra de arquitetura e apresentação de coral
04 de diciembre de 2019 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
Nesta quarta-feira, 04 de dezembro, aconteceram as provas do vestibular para a etapa 2020 da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Como é tradicional em todos os anos, o campus Higienópolis abriu suas portas para vestibulandos e os pais ou acompanhantes dos futuros mackenzistas, que foram recebidos com um café da manhã e uma programação cultural.
O momento devocional foi feito pelo reverendo Jônatas Abdias de Macedo, que mencionou a importância do trabalho da Capelania do Mackenzie. “Nós estaremos aqui para auxiliá-los em momentos de crises, mas também nos momentos de grande felicidade compartilhada”, garantiu.
Em seguida, o professor Gustavo Orlando Fudaba Curcio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), ambas da UPM, fez uma palestra sobre Arte e Arquitetura em São Paulo, tema do curso oferecido pela UATU. O encerramento ficou por conta do Coral da Terceira Idade, que tem como regente Sandra Vargas. Os cantores prepararam um repertório especial, com músicas natalinas.
A segunda parte da recepção aconteceu no horário da tarde, aos pais dos vestibulandos que prestaram a prova no período vespertino. O pró-reitor de Extensão e Educação Continuada, Jorge Alexandre Onoda Pessanha esteve presente e o reverendo responsável pela mensagem devocional foi o capelão Marcelo Coelho.
Contato com os pais
O momento em que os jovens escolhem a profissão a ser seguida e a universidade em que estudará pelos próximos anos é muito importante. Para Susana Barbosa, coordenadora de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Educação Continuada da UPM e professora da Faculdade de Direito (FDir), “trata-se de um momento de escolha do que você vai ser na vida. Costumo falar que até esse momento, nós somos estudantes, filho de alguém e agora você se torna um futuro profissional de uma área. É uma passagem muito difícil, mas também muito rica para os pais”.
Além disso, é uma oportunidade para os familiares tirarem suas dúvidas sobre cada curso, incluindo os docentes e a grade curricular, passear pelo campus, conhecer a estrutura e também entender melhor a identidade institucional da Universidade.
“O evento traz um pouco disso, aquilo você não vê só no descritivo do curso do edital: o que é o Mackenzie, o que é se sentir pertencente e acolhido”, disse Susana.
As histórias das famílias e a trajetória que as trouxeram até aqui são um dos pontos que chamam atenção de Susana, afinal, a educação é um projeto familiar. “Sobretudo as histórias de companheirismo que conseguimos identificar entre pais e os acompanhantes, sejam tios, avós, que ficam na torcida. A educação é um projeto familiar e nós vemos o quanto é importante o projeto educacional, mas sobretudo a confiança que eles têm no Mackenzie”, comentou ela.
Nova fase
Sara Gonçalves é mãe de trigêmeos. E os três prestavam prova no Mackenzie no mesmo dia. Para ela, a tradição do Mackenzie e a qualidade de ensino e do corpo docente são pontos indiscutíveis para a escolha da Universidade. “Além disso, facilitaria muito a nossa logística todos estudando no mesmo local, cada um em uma área: Engenharia Elétrica, Administração e Farmácia”, contou.
Sua filha, Anna Vitória Gonçalves, deseja cursar Farmácia e pôde conhecer a estrutura dos laboratórios e a grade curricular do curso durante o Mackenzie Day deste ano. “Ela passou em Medicina, nós até insistimos, mas ela quer Farmácia mesmo! Cheguei a pensar que ela queria fazer só porque eu fiz... Mas foi bem consciente. Ela escolheu a Farmácia!”, disse.
Mas não foi só Sara que trouxe três filhos para prestar o vestibular. Ana Paula Alberine Simões e Mauro Simões também são pais de trigêmeos. Os filhos Gabriel Alberine Simões, Filipe Alberine Simões e Guilherme Alberine Simões querem áreas diferentes. Guilherme prestou Economia, Filipe decidiu por Engenharia Elétrica e Gabriel, Arquitetura.
O pai, Mauro, é mackenzista e incentiva os filhos a começarem a carreira profissional na UPM. No Mackenzie, ele estudou do primário até o colegial. “Eu já me perdi aqui no campus quando criança”, contou animado. “A professora fez uma excursãozinha para uma feira de ciências que estava acontecendo no ginásio e eu me perdi de todo mundo. Aí fiquei sentado na escada aqui ao lado”, disse, se referindo às escadas que dão acesso à Rua Piauí.
Sobre voltar à UPM e ver onde passou uma boa parte da sua infância e juventude, Mauro diz que “é emocionante, porque começamos a relembrar a parte velha e podemos observar a parte nova!”, ressalta Mauro.
A mãe, que ainda não conhecia o campus do Mackenzie, comentou que, quando chegou, logo percebeu algo diferente no ambiente. Mauro completou, “é a energia. O espírito Mackenzista!”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Reeducandas do regime semiaberto lançam exposição de artes no Mackenzie
Obras ficam expostas no Centro Histórico do Mackenzie até 31 de janeiro
Cultura
Angola em Pauta: programa de pesquisa aborda a saúde no país
Integração entre estudantes de Nutrição e Medicina do Mackenzie aconteceu durante a viagem
Atualidades
Confira os livros mais procurados das Bibliotecas do Mackenzie
Obras de Direito, Administração e Economia são as mais emprestadas
Atualidades
Mackenzie Day 2019 recebe futuros universitários
Campus Higienópolis abre as portas e apresenta infraestrutura e cursos
Universidade
Restaurantes dentro do campus do Mackenzie
Conheça também os diretórios acadêmicos que disponibilizam micro-ondas e copa
Gastronomia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa