Professora escrevendo no quadro

Professor: uma construção individual e coletiva

29 de septiembre de 2021 | Eventos Universidade Destaque

Em comemoração aos 75 anos do curso de Matemática, a Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitiu, ao vivo, no dia 27 de setembro, a abertura do II Seminário Internacional de Matemática Mackenzie, com o tema Ser professora(a): uma construção individual e coletiva. A palestrante foi a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rita de Cássia Gallego.

O evento on-line contou com intérpretes de libras e teve como objetivo instruir os futuros professores. O reverendo José Carlos Piacente fez o momento devocional nos primeiros minutos do evento e, em seguida, o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, saudou os discentes e expressou sua gratidão por suas vidas. “São jovens que nos trazem alegrias, nos dão motivação para fazer o nosso trabalho”, acrescentou o reitor.

A mediação foi realizada pelo diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, professor Marcelo Martins Bueno, que se mostrou grato pela trajetória do curso. “São 75 anos formando bons professores de Matemática. Valorizar o educador e a educação tem sido a marca do Mackenzie”, pontuou.

A profissão do docente 

No primeiro momento, Rita de Cássia falou sobre a identidade do professor. “Você, sendo um professor comprometido, está marcando a vida desse sujeito (o aluno). Se você entrar na sala de aula, você toca, necessariamente, a vida de muitos sujeitos, assim como seus professores tocaram as suas vidas”, destacou. A convidada tornou sua participação dinâmica por meio de interações na plataforma Mentimeter, comentando também as considerações feitas pelos espectadores no chat

A professora também expôs a obra “Operários”, de Tarsila do Amaral, e perguntou qual a relação entre o quadro e a profissão docente. Ela mostra sua visão de que muitas vezes os professores são tratados como massa. “Fazemos parte desse projeto coletivo de formação e muitas vezes nos veem como essa massa, sem identidade, sem local, sem momentos de formação”, criticou.

Ela ainda acrescentou que ser professor é se juntar a uma classe profissional organizada. “A gente tem a luta pelos direitos, um código que nos aproxima como profissionais e também um processo de profissionalização”, diz. Entretanto, a palestrante apresentou um outro lado, o caminho das histórias individuais.

“Quem são esses sujeitos (professores) como pessoas? Onde estudaram? Onde se formaram? Quais foram as suas raízes? Como eles se tornaram professores? Onde aprenderam a ser professores? Que experiências tiveram? Essa diversidade, que vai saltando aos nossos olhos, nos mostra que cada um aqui presente, que atua como professor, tem a sua marca”, exemplificou Rita.  

Provocando uma reflexão, a palestrante perguntou aos estudantes se eles sabiam como construir suas próprias marcas e, ao decorrer da palestra, explicou sobre os saberes essenciais para atuar como docente, que segundo o filósofo e professor de sociologia da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal, Maurice Tardif, são quatro núcleos de saberes docentes: profissionais/científicos; experiência; disciplinares e curriculares. “O Tardif traz uma ideia que eu considero sensacional, a de que os saberes são transitórios e são plurais”, expressou. 

A palestrante comparou a profissão de professor com uma árvore e convidou os espectadores a refletirem como seria representada a árvore da vida de cada um, questionando: quais minhas origens, escolas e professores marcantes? (representando as raízes da árvore); como me represento hoje? (tronco); e como me projeto? (folhas). Rita também esclareceu dúvidas dos alunos ao final de sua apresentação. 

Além das autoridades já citadas, também estavam presentes no encontro a coordenadora dos Programas de Pós-Graduação, professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, que representava o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; a diretora da FCI, Daniela Vieira Cunha; e a coordenadora do curso de matemática, Vera Lucia Azevedo.

Confira o evento na íntegra aqui

Notícias Relacionadas

Mackenzie Pra Você oferece bolsa para alunos da rede pública

Aprovados no vestibular podem ter benefício de até 50%

Universidade

Inscrições abertas para o Vestibular do curso Ciências Contábeis Dual Study

Modalidade é pioneira no Brasil e terá sua primeira turma no Mackenzie

Universidade

Inscrições prorrogadas para o edital MackPesquisa 2021

Interessados podem submeter projetos até dia 22 de outubro

Atualidades

Mackenzie nomeia novos Diretores para Colégio e Faculdade em Brasília

Professores assumem liderança da instituição com missão de ampliar presença da marca na região 

Instituto

Na foto temos um arquiteto trabalhando em seu projeto
Aula Magna de Arquitetura e Urbanismo debate Arquitetura latino-americana

Alunos de mestrado e doutorado poderão acompanhar o evento de forma remota

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades