Profissionais em Construção: Mackenzie Brasília desafia estudantes para o mercado de trabalho

09 de diciembre de 2020 |

Na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), o curso de Direito realizou, no segundo semestre deste ano, o primeiro Desafio Jurídico do Mackenzie Brasília, no qual os estudantes, ainda no 2º ou no 4º período, foram colocados em uma atmosfera profissional não só para testar o conteúdo assimilado, mas também para experimentar a postura de um operador ou operadora de Direito, além da linguagem jurídica. Separados em equipes e ainda no modelo remoto, os graduandos correram contra o tempo construindo as melhores saídas e resoluções para conflitos jurídicos em ações que envolviam um caso sobre a Mistanásia. Na história (real), uma pessoa diagnosticada com câncer sofre consequências em função da falta de atenção do Estado.

A prática faz parte do currículo da Instituição, que procura mesclar teoria e prática. Os mackenzistas são provocados constantemente a conectarem os conteúdos apreendidos em sala com as melhores práticas do mercado. Até que o convívio com o universo profissional se torne orgânico na própria sala.

“Tema da mais alta relevância, considerando-se, inclusive, o contexto da pandemia e de tanto sofrimento que grande parcela da sociedade está vivenciando nestes dias, quanto às questões de saúde pública; afeta, basicamente toda a sociedade, de forma direta ou indireta.”, destacou Valter Matos, estudante do 4º semestre de Direito na FPMB.

Os integrantes de cada grupo trabalharam provando habilidades com a capacidade de desenvolvimento de uma boa fundamentação para responder a três questões sobre o caso principal. Além disso, foram testados em casos adjacentes, conectados ao acontecimento central e problematizados, especificamente, por cada um dos Componentes Curriculares estudados. Os professores foram os responsáveis por apresentar os casos, dia após dia, durante toda a semana. 

“Uma proposta inovadora e realmente desafiadora. Destaco dois aspectos, de extrema relevância para todo o corpo discente: oportunidade de pesquisa e aprofundamento sobre um tema muito importante para o mundo jurídico e para toda a sociedade; oportunidade de desenvolvimento das competências de argumentação, tanto escrita quanto verbal (para muitos alunos, talvez a primeira experiência de uma sustentação oral de que participaram)”, acrescentou Valter.

Os estudantes tinham um prazo para construir as soluções das questões diárias, bem como as saídas para o litígio central. As respostas eram apresentadas formalmente a professores escolhidos para comporem uma mesa de avaliação. Tudo ocorreu em uma grande simulação, que teve como espelho as bancas organizadas por renomados escritórios de advocacia. A ideia foi justamente  criar laços ainda mais íntimos entre os Mackenzistas e o modo de operar dos ambientes de mercado. 

“Para todos os alunos de Direito, tenho certeza que o Desafio Jurídico é um evento que lembra sobre o brilho da carreira de futuros juristas. Então, ter essa semana especial de negociação e discussão é, simplesmente, a aplicação de todas as aulas e conteúdos que são passados durante todo o semestre. Sem contar que é essencial para todas as portas que uma graduação em Direito abre, uma vez que exercita negociação, retórica e escrita. É uma experiência muito rica!”, acrescentou Rebeca Bastos, do 2º período de direito.

Século 21

Nas entrelinhas, a proposta do Desafio Jurídico é também levar os graduandos ao contexto do século 21, em que soluções prontas ou óbvias não são as mais viáveis. O projeto evidenciou que há uma necessidade diária de se reconstruir enquanto profissional, seja no Direito ou em outras áreas. Inclusive driblando problemas como a necessidade de distanciamento em decorrência da pandemia do coronavírus.

“Claro que se fosse presencial teria sido ainda mais divertido. Foi uma experiência nova, mas que não tirou menos da responsabilidade, e até um pouco de nervosismo, da apresentação. A proposta do Desafio Jurídico é diferente de tudo o que podia imaginar que teria em um curso de graduação. Para falar a verdade, já tinha assistido em um filme uma atividade parecida, mas não esperava que poderia um dia participar de algo assim. É uma experiência muito boa, sem contar que também nos dá um vislumbre de como é a vida prática de um jurista.”, complementou Rebeca.

A intenção do Mackenzie é justamente colocar os estudantes em circunstâncias da vida profissional em que eles ainda nem tenham sonhado a respeito. Para encontrarem a vida profissional em um estágio de amadurecimento mais avançado. “O Mackenzie abrirá essa oportunidade aos alunos, inclusive por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O Desafio, que funcionou como um evento de simulação da ONU, explorou e sublinhou aos estudantes, também, as habilidades, as atitudes e os métodos que eles precisam trabalhar. Eles saíram desse desafio conscientes do que precisam desenvolver. O diferente, aqui, é que o Mackenzie os acompanhará nesse trajeto, trabalhando junto, lado a lado, para que eles se tornem profissionais de excelência.”, concluiu o professor Mac Cartaxo, coordenador do curso de Direito da FPMB. 

 

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