Projeto recicla canetões utilizados por professores no Mackenzie
07 de marzo de 2022 | Sustentabilidade Universidade Destaque
A sustentabilidade é uma necessidade urgente em todos os âmbitos da vida atual, dado o andamento da crise climática global. Uma das formas mais objetivas e eficazes de promover uma mudança na forma de descartar materiais é a reciclagem, que busca dar novos usos aos materiais já utilizados.
Com essa ideia em mente, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) promoverá, ao longo deste ano, o Projeto Mackenzie Ambientalmente Responsável, que recolherá para reciclagem os canetões de lousa utilizados pelos professores da instituição. “Precisamos reciclar, pois evitamos descartar resíduos em aterros e podemos reaproveitá-los de uma outra forma/produto”, explica a coordenadora de Sustentabilidade da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF) do IPM, Márcia Mainardes.
A ideia é que cada professor mackenzista contribua com a ação, entregando os canetões que não funcionem mais, que serão encaminhados para o Laboratório do curso de Engenharia de Materiais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que fará todo o processamento dos descartáveis. A Universidade dispõe de todos os equipamentos necessários para realizar o processo de reciclagem, desde a transformação do resíduo em matéria-prima até a fabricação dos novos produtos.
O plástico do canetão é um material nobre, que já possui os pigmentos e aditivos para produção de artefatos. Com esse material, separa-se por cor e remove-se o resíduo das cargas. A partir daí, o processo é simples e envolve a trituração dos canetões para posterior moldagem por injeção de novos artefatos.
“Quando reciclamos, evitamos que resíduos que possuem ainda valor comercial se acumulem em aterros, lixões, rios e oceanos. Mais do que isso, poupamos recursos que são utilizados na produção da matéria-prima como, por exemplo, petróleo e energia. É importante que a reciclagem seja vista como um processo comum aos materiais em final de ciclo de vida e não como uma ação isolada”, explica o professor de Engenharia de Materiais da UPM, Renato Menegheti Peres.
Com a reciclagem do plástico e com a infraestrutura dos laboratórios, serão produzidos chaveiros, réguas e pranchetas. No total, a expectativa do Programa é que 200 kg de polímero por ano, passem a ter um melhor aproveitamento. Além do processo realizado na própria UPM, a Escola de Engenharia (EE) mantém parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), que contribuirá na coleta de outros materiais recicláveis, distribuindo locais adequados para o descarte.
“A reciclagem é algo importantíssimo. Cada vez mais temos a população aumentando, usando mais recursos e isso gera mais resíduos. Se não tivermos essa preocupação de reaproveitar, não teremos espaços para descartar esses resíduos e muito menos teremos matéria-prima para consumir no futuro. A reciclagem é algo fundamental”, explica o professor da Engenharia de Materiais, Juliano Martins Barbosa.
Participar da ação se torna uma forma de fazer diferença na sociedade. “Todos fazemos parte da mesma comunidade e precisamos entender o impacto que a falta de processos de reciclagem pode causar ao meio ambiente. Mais do que isso, entender como podemos participar ativamente e desenvolver uma rede que, além da questão ambiental, gera emprego e renda para muitas pessoas”, conclui o professor Peres.
Além do recolhimento dos canetões, em um segundo momento do projeto, os alunos também poderão participar com o recolhimento de tampinhas de refrigerante, que serão transformadas em novas tampinhas, utensílios domésticos, brinquedos, embalagens, entre diversas outras aplicações.
Vantagem para os alunos
Os futuros engenheiros da UPM podem aproveitar o projeto para aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, pois também participam do processo de reciclagem dos materiais. “Os estudantes de Engenharia de Materiais compreendem sua responsabilidade nas ações sobre os materiais que desenvolvemos e aplicamos no final de seu ciclo de vida e como, a partir da reciclagem, podemos reintroduzi-los aos ciclos produtivos, minimizando o uso de matérias-primas novas produzidas a partir de recursos não renováveis”, finaliza o professor Peres.
Notícias Relacionadas
Mackenzie Brasília inaugura cursos de pós-graduação modulares
Instituição oferece liberdade para alunos decidirem sobre como irão concluir especialização, com certificados para cada etapa curricular concluída
Faculdades
Mackenzie e TV Aberta de SP fecham parceria para série de entrevistas
Especialistas comentam tráfico, que chega a movimentar cerca de US$ 20 bi
Universidade
Fashion Law e Gastro Law são tema de curso do Mackenzie
Formação é pioneira no país e aborda mercado da moda e gastronomia sob viés jurídico e econômico
Universidade
Mackenzie amplia doações para Petrópolis e Franco da Rocha
Arrecadação do projeto “Em Nome da Vida” já acontecia para vítimas das enchentes em Minas, Bahia e São Paulo
Responsabilidade Social
Os melhores realities de Gastronomia da TV aberta
Masterchef Brasil e Pesadelo na Cozinha fazem parte da lista feita pelo professor Arnaldo Lorençato
Gastronomia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa