Resolução Alternativa de Disputas é principal opção para aumentar celeridade no Judiciário

22 de diciembre de 2021 | Faculdade Brasília Destaque

A mediação de conflitos é uma das principais soluções para desobstrução da fila de processos que chega diariamente ao Judiciário. Em 2020, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 25 milhões de processos foram recebidos em todo sistema jurídico brasileiro.

O modelo de Resolução Alternativa de Disputas (RAD) foi o foco da discussão no segundo episódio do Mackcast, podcast jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), com a participação dos professores Wellington Pinto e Catharina Taquary Berino, ambos do curso de Direito da instituição. Esta é mais uma das ações da Faculdade para fomentar o conhecimento dos alunos e da comunidade sobre temas de vanguarda e de relevância no mundo do direito. O episódio completo pode ser ouvido na íntegra aqui.

A Resolução Alternativa de Disputas busca, como o nome diz, encontrar saídas para problemas que poderiam demorar muito tempo para serem resolvidos em um processo judicial litigioso. “A mediação é um movimento de não judicialização de conflitos. Ela retira das mãos do Estado a tarefa de resolver um conflito sozinho e empodera as partes para que elas sejam donas e busquem a solução”, afirmou a docente.

Hoje, a mediação, a conciliação e a arbitragem são os métodos de Resolução Alternativa de Disputas mais utilizados pelos operadores do Direito. A mediação pode ser entendida como uma técnica de resolução de conflitos conduzida por um mediador, que procura uma aproximação entre as partes, sugerindo, estrategicamente, soluções saudáveis para o conflito.

Já a conciliação envolve uma terceira pessoa, externa à relação, que ouve as partes interessadas e coordena as possibilidades de acordo, de modo que se possa chegar a uma solução justa, evitando que a disputa seja judicializada. Por fim, a arbitragem é um método alternativo de resolução de conflitos em que os envolvidos selecionam um árbitro para resolver a questão.

Discussão

Devido à eficiência do processo, uma das principais questões do debate foi o motivo das resoluções serem sempre uma alternativa e não a primeira opção. “A solução alternativa de disputas deveria ser a principal busca de um problema e não uma exceção, uma via à parte”, pontuou a professora Catharina Berino.

“Temos que desmistificar essa ideia de que o conflito é algo ruim. Ele existe para que possamos evoluir. Agora, o que fazemos com o conflito é o que dirá quem nós somos”, completou a docente. Muitas vezes a iniciativa é substituída por outros nomes, como Solução Pacífica ou Adequada, mas todas levam ao mesmo fim.

Na opinião de ambos, há uma opção cultural pela solução litigiosa, o que tem como consequência, também, a demora para o fim do processo e o acúmulo de casos no Poder Judiciário. “Essa crise nasce de um processo de enfraquecimento do Estado e que contamina todas as outras instituições. Por isso, apontamos a crise da jurisdição a partir da crise do Estado”, explicou Catharina.

A Resolução Alternativa surge justamente para tentar acabar com estes entraves jurídicos e evitar uma demora desnecessária. Ela é constituída para solucionar os mais diversos conflitos em diferentes âmbitos. Além do aspecto financeiro, há ainda disputas em outras áreas, como por exemplo, o meio familiar.

“Será que vale a pena brigar por um ou mais itens? Será que vale a pena eu me desgastar nesse processo? Quanto vale um relacionamento para entrar em um conflito?”, indagou o professor. O fato é que nem sempre o acordo é o único fruto positivo de uma Resolução Alternativa. Muitas vezes, não há uma decisão a ser tomada, mas se as partes estabelecerem novamente a comunicação, já é possível considerar um resultado positivo.

Notícias Relacionadas

público assistindo uma premiação
Mackenzie recebe premiações da FEJESP

Evento busca reconhecer e dar visibilidade às Instituições de Ensino Superior envolvidas com o Movimento Empresa Júnior e que participaram do Ranking…

----- Notícias

microfone e computador aberto em página de edição de um podcast
Episódio do Mackcast discute alteração na lei de Improbidade Administrativa

Especialistas na área do Direito ainda divergem sobre o impacto das mudanças nos prazos e nas condenações dos processos

Educação & Cultura

Direito Desportivo e Futebol são temas do novo episódio do MackCast

Programa destaca carreira no âmbito do Direito Desportivo e discute a globalização do futebol

Esportes

Banner de divulgação do MackCast
MackCast debate sobre os avanços e retrocessos da Lei de Improbidade Administrativa

Edição discute pontos polêmicos da nova norma, propondo reflexão sobre corrupção e funcionamento do estado  

Direito

Banner do MackCast
Novo episódio do MackCast discute violência doméstica

Quarto episódio do programa apresenta rotina das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher  

Atualidades

Entraves e soluções para relacionamento jurídico internacional brasileiro no 3º episódio do MackCast

Pesquisadoras do Direito tratam sobre o espaço de atuação da justiça nacional em outros países

Mundo

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades