Teologia Pública é tema de palestra no Mackenzie
17 de octubre de 2022 | Chancelaria Universidade Destaque
O curso de Teologia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na última sexta-feira, 07 de outubro, a Conferência Teologia Pública no Século XXI, voltada para estudantes, professores e pesquisadores da área teológica. O encontro contou com a participação de dois preletores estrangeiros.
A Conferência foi dividida em dois momentos: a primeira palestra foi feita pelo professor, Mathew Kaemingk, diretor do Richard John Mouw Institute of Faith and Public Life, da Califórnia, Estados Unidos. No segundo momento, a palestra foi proferida pelo diretor do Instituto de Pesquisa sobre Neo-Calvinismo, da Holanda, professor George Harinck.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, explicou que trazer os dois preletores estrangeiros faz parte de um compromisso da Chancelaria de se importar com a qualidade do ensino e pesquisa na área teológica. “É um compromisso da Chancelaria de abençoar e dar apoio ao CEFT e ao curso de Teologia e a tudo, dentro da unidade, que seja interessante como conteúdo, principalmente se for de natureza confessional”, declarou.
Para o coordenador do curso, professor Sérgio Ribeiro, o estudo da Teologia Pública é um ramo recente na área. “A nossa fé tem respostas para muitas questões que são levantadas dia a dia, por conta da própria existência humana, seus dramas e seus problemas. A nossa teologia não pode ser algo estático, mas sim alcançar vidas e mudar realidades”, apontou.
Mathew Kaemingk explicou que Teologia Pública diz respeito sobre seguir a Cristo e ser um cristão nas mais diversas instâncias da vida comum, como política, economia, poesia e até mesmo a moda. “É fácil ser cristão apenas no domingo, a dificuldade é seguir a Cristo na segunda-feira”, apontou.
Além disso, o professor norte-americano apontou que não existe uma unidade na Teologia Pública, com cada denominação dando uma direção para essa área, mas que existem quatro pontos em comum entre os pesquisadores: o Evangelho Público, a necessidade de se ouvir as cidades, falar com aqueles que não são cristãos, e a busca pela prática da fé.
“As boas novas de Jesus não são apenas sobre a minha vida e meu coração, mas para a vida cotidiana. Então, como me comportar em todas as áreas da vida é respondido pelo fato de todo meu ser pertence a Ele”, disse Kaemingk.
Já o professor George Harinck trouxe alguns apontamentos sobre neo-calvinismo e a ideia de Sociedade Plural. “O debate deve ser sobre ter diferentes opiniões, com um lado excluindo o outro e isso não é justo. Temos opiniões em nosso país e deve haver espaço para todas elas serem ouvidas”, declarou o docente.
Notícias Relacionadas
Práticas de governo na América Latina e as implicações econômicas, políticas e sociais
Cientista político e economista debateram o tema na abertura do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica
Atualidades
17° Encontro de Comunicação e Letras: Direção de Mídia na Publicidade e Propaganda
Evento contou com a presença de egressos da Publicitis e Dentsu Creative
Eventos
Liberalismo e Protecionismo no Cenário Global de Incertezas será tema do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica
Evento contará com apresentação de pesquisas científicas e palestras técnicas
Economia
Curso de Teologia do Mackenzie recebe nota máxima no Guia do Estudante
Avaliação é feita pelo jornal O Estado de S.Paulo e a Quero Educação
Universidade
Inscrições abertas para o Vestibular Mackenzie 2022.1
Processo seletivo on-line ou com a utilização da nota ENEM 2019 ou 2020
Universidade
Evento no Mackenzie aborda teologia e política na modernidade
Simpósio continua com palestras na noite de 22 de outubro
Ética e Cidadania
Editora Mackenzie lança livro sobre a filosofia e a teologia política de Calvino
Acontece, no dia 29 de setembro, às 17h, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), o lançamento da obra Entre a Bíblia e a espada: uma análise…
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa