Universidade Mackenzie promove Conferência sobre o Futuro da Educação Básica
16 de junio de 2023 | Eventos Pesquisa e Inovação Responsabilidade Social Educação & Cultura Colégios Universidade Campus Higienópolis Destaque
Na última quinta-feira, 15 de junho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a Conferência do Núcleo de Estudos Avançados (NEA), da série “O Futuro da Universidade”, dessa vez o tema debatido foi A Universidade e a Formação de Professores para a Educação Básica. As palestras foram proferidas pela diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Carlota Boto, em conjunto com o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto, Mozart Neves.
“Todos nós temos em nossa mente e coração a lembrança daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da nossa formação. Os professorem marcam a vida das pessoas, por isso parabenizo a todos aqui presentes e incentivo eventos como esse”, expressou o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Segundo Mozart Neves, a pandemia catalisou alguns dos desafios da educação, mas também trouxe a importância de usar novas tecnologias de maneira adequada no processo de ensino e aprendizado. Ele ainda afirmou que a universidade precisa “olhar para o retrovisor, mas também olhar para onde aponta o farol”, já que vivemos um momento de reformas curriculares.
O especialista também enfatizou a necessidade de seguirmos o artigo 205 da Constituição. “Precisamos de uma educação que desenvolva plenamente as pessoas de tal maneira que elas podem exercer a cidadania, e preparar as pessoas para o mundo do trabalho”, explicou.
Segundo Carlota, mais da metade das crianças do 2° ano não estão alfabetizadas, se pensarmos alfabetização como ler e articular palavras num contexto de significado. “Quando a criança não é alfabetizada na idade certa, aumentam as chances imediatas e futuras de evasão, reprovação e desistência. No caso das desistências, por exemplo, sete em cada dez alunos desistem da formação de professor em exatas”, afirmou.
A diretora da FEUSP ainda explicou que a democratização do ensino ocorre em gerações, simbolizando três etapas. A primeira corresponde ao desafio de colocar todas as crianças na escola, estendendo as oportunidades de ensino para dar acesso. O segundo momento, que ainda vivemos, é a luta pelo ensino de qualidade. Já a terceira etapa ocorre na atualização dos conteúdos escolares, incorporando saberes voltados à diversidade, à criatividade, e à consciência emocional.
Ainda durante a Conferência, a professora de Letras e moderadora do evento, Maria Lucia Vasconcelos, mencionou que a UPM nasceu com a intenção de educar e, por isso, é importante que não se perca a gênese da Instituição. “Enquanto não melhorar a sala de aula da educação básica, teremos problemas em todas as áreas da universidade”, salientou.
O evento ainda contou com uma devocional proferida pelo reverendo Gildásio Reis.
Notícias Relacionadas
Palestra do NEA aborda Missões Tecnológicas para uma Indústria Resiliente
Professor do ITA será palestrante do evento
Tecnologia
Mackenzie promove conferência sobre a influência do chat GPT na educação e pesquisa
Boa parte da população está utilizando a plataforma de maneira equivocada como ferramenta de pesquisa
Atualidades
Educação Básica do Mackenzie aprova alunos das 3ªs séries do Ensino Médio para Universidades
Mackenzistas estudarão em diversas instituições de ensino renomadas, inclusive na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Nossos Talentos
Mackenzie realiza XIII Encontro da Educação Básica
Totalmente on-line, evento relaciona a educação com abordagens históricas
Eventos
Mackenzie participa de Conferência Nacional de Educação em Brasília
Evento reúne especialistas em educação para discutir desafios e perspectivas para o setor
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa