Urbanismo feminista: o que é e como as mulheres impactam o meio urbano

12 de marzo de 2024 | Arquitetura Urbanismo Atualidades Responsabilidade Social Universidade Destaque

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o debate Urbanismo Feminista: A Voz das Mulheres na Construção das Cidades, com a presença da pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Norma Urban Gomes. 

“Fiz meu doutorado no Mackenzie, com orientação da professora Ana Gabriela Godinho Lima, e estudei o urbanismo feminino e seus guias. Me deparei com muito material e cheguei em um ponto em que precisava fazer uma análise desses guias”, diz Gomes. Em sua tese A Voz das Mulheres na Teoria do Urbanismo: Uma Análise Crítica dos Guias de Urbanismo Feminista, ela criou um método de análise, entendendo que os espaços são diferentes, assim como as realidades dentro de uma cidade, portanto, é impossível a aplicação de um mesmo guia em um único território.

O urbanismo feminino, segundo Gomes, é um conceito novo, porém não muito diferente do já conhecido urbanismo. “Quem trabalha produtivamente é lembrado no urbano, quem trabalha não produtivamente, em sua maioria mulheres, é esquecido. O urbanismo feminista vem reivindicar isso, entendendo que os lugares, as mulheres e o plano urbano possuem particularidades”, define a pesquisadora. Para ela, de maneira resumida, o urbanismo feminista tenta fazer os excluídos terem participação no espaço. 

Ao falarmos de mundo urbano produtivo, estamos falando, de acordo com a pós-doutoranda, de uma perspectiva histórica em que os homens, em sua maioria, construíram espaços com um padrão idealizado pela sociedade, com alguns objetivos específicos. Gomes destaca que o resto da população que não se encaixa nesse modelo 'ideal' está excluída do espaço, mesmo que seja masculina. “A resposta do urbanismo feminino é a quebra dessas divisões que existem no mundo. Hoje, quando vamos fazer planos urbanísticos, a gente estuda dados e não pessoas, o urbanismo feminista coloca essa ordem inversa, pois temos que olhar a vida cotidiana das pessoas”, afirma. 

Em sua tese, Gomes descreve que “em seus papéis socialmente atribuídos como cuidadoras primárias, as mulheres se tornaram especialistas em manter a vida cotidiana para si próprias, suas famílias e comunidades, elas então precisam de cidades que possam ser planejadas para apoiá-las nesta função”. A partir disso, as cidades necessitam de planejamento pautado na perspectiva de gênero para garantir um bom funcionamento para todos os cidadãos. 

Com isso, o papel feminino na construção da cidade é de extrema importância, visto que o uso do espaço pela mulher é pendular, tornando-a detentora de um conhecimento muito maior da cidade e de questões que podem facilitar o cotidiano. “Ela precisa ser ouvida”, diz a pesquisadora.  

Guias

Os guias estudados pela pesquisadora mackenzista são um conjunto de métodos investigativos. “Quando vou estudar o espaço urbano e pensar em uma diferença de gênero, como o homem usa e como a mulher usa, preciso desses métodos investigativos”, explica. A partir deles é possível entender o espaço, a partir do olhar feminista. 

“Na construção de um conjunto habitacional com percepção de gênero, toda casa no Brasil precisa ter uma cozinha e uma lavanderia. Se eu usar essa perspectiva de gênero, posso sugerir que tenha uma cozinha e uma lavandeira comunitária, por exemplo”, exemplifica Gomes. 

Próximos passos 

Após o término do doutorado, Gomes se deparou com o questionamento de como aplicar os guias em projetos dentro de sala de aula dos cursos de Urbanismo. Agora, no pós-doutorado, o foco do estudo será justamente colocar em prática alguma metodologia presente nos guias para estudar o espaço urbano. “O urbanismo feminista tem a tendência e vontade de interferir no mundo já construído, modificando e resolvendo algumas questões”, acrescenta.

Notícias Relacionadas

7ª Incluir Direito está com inscrições abertas

Projeto visa capacitação de estudantes para que sejam candidatos competitivos na área jurídica  

Universidade

FAU Mackenzie lança Programa de Extensão e Residência ATHIS

Iniciativa levará seis alunos de Arquitetura e Urbanismo para realizar melhorias de infraestrutura em Taboão da Serra 

Arquitetura

Alunos da FAU conquistam prêmio Projetando o Futuro CAU/SP 2022

Onze alunos tiveram menções honrosas pelo desenvolvimento de TCC´s 

Arquitetura

4º Webinar FAU Mackenzie debate projeto do novo Anhangabaú

Um dos responsáveis pelo desenho da região será debatedor do evento   

Atualidades

Aluna FAU obtém dupla titulação

Aconteceu ontem, 3 de novembro, a defesa de doutorado da aluna Eliana Rosa Queiroz Barbosa, concretizando a primeira dupla titulação do curso de…

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades