14.12.2023 - EM Cultura

Coordenação


O cinema nacional é repleto de obras que ajudam a compreender os acontecimentos históricos e sociais. Não faltam filmes que destacam as diversas realidades de nosso país. A sétima arte é um catalisador que nos ajuda a entender a sociedade antiga e atual, além de capturar a essência de diversos períodos. Neste artigo, selecionamos uma lista de 5 filmes para se aprofundar na trajetória do país. 

Vidas Secas (1964) - Era Vargas
Disponível no Youtube



Lançado na década de 60, o filme é uma adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos. O longa acompanha uma família de retirantes em 1941 que, pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de uma nova vida. O cenário de seca e pobreza no sertão expressam o desespero e as dificuldades de diversas famílias brasileiras durante o período. 

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, o filme é considerado uns dos clássicos nacionais, e foi o único brasileiro a ser considerado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. 

Os Inconfidentes (1972) - Brasil Imperial
Disponível no Youtube



Assinado como uma coprodução brasileira e italiana, o filme narra a história da Inconfidência Mineira quando políticos, poetas, militares e diversos membros da sociedade civil se uniram para lutar pela independência do Brasil. Dirigido pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade, o longa acompanha a trajetória do movimento da Inconfidência Mineira, e expõe como Tiradentes se tornou um ícone da resistência no país. 

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995) - Brasil Colônia
Disponível no Vimeo

O filme, dirigido pela cineasta Carla Camurati, retrata a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, após fugir de Napoleão. Com a história narrada pela perspectiva de Carlota Joaquina, esposa do rei D. João VI e rainha consorte de Portugal de 1816 a 1826, é possível conhecer a experiência da imperatriz ao chegar no país, além da relação entre o Brasil e o casal de monarcas. 

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006) - Ditadura Militar 
Disponível para alugar - Google Play

Ambientado nos anos 70, o filme conta a história de Mauro, um menino de 12 anos apaixonado por futebol de botão. Em um dia qualquer, sua vida ‘vira de ponta cabeça’ após seus pais saírem de férias inesperadamente. No entanto, a verdade é que eles foram presos por se posicionar contra a ditadura militar, e o menino acaba enfrentando dificuldades, tendo que viver com seu vizinho, Shlomo: um idoso solitário não familiarizado com crianças. 

O filme ganhou diversos prêmios mundialmente, e revela a dificuldade das crianças de compreenderem o mundo dos adultos, além de explicar de uma forma inesperada o período do regime militar no Brasil. 

Que Horas Ela Volta? (2016) - Tempos atuais
Disponível na Netflix, Amazon Prime, Globo Play e Apple TV 

Estrelado por Regina Casé, o drama dirigido por Anna Muylaert acompanha os conflitos familiares entre Val, uma empregada doméstica emigrante do nordeste, e os seus patrões de classe média alta. O filme estampa uma história extremamente comum nos dias atuais, e mostra com delicadeza e conhecimento as dificuldades a respeito de renda, educação e relações maternas dos personagens.