07.04.2020 - EM Cultura

Coordenação

"Durante o isolamento, confira algumas brincadeiras para entreter os filhos em casa"

Com a orientação do Ministério e das Secretarias da Saúde para que todos fiquem em quarentena, contribuindo para a redução da transmissão do novo coronavírus, aulas presenciais foram suspensas e as crianças estão em casa, num cenário rotineiro diferente para pais e alunos. 

Conversamos com a orientadora educacional da Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Juliana Mele, que trouxe dicas de jogos em família que podem se tornar um grande aliado dos pais, trazendo ludicidade, diversão e aprendizado para seus filhos.

Além disso, segundo a orientadora, por meio de jogos e brincadeiras, é possível trabalhar habilidades importantes nas crianças, como saber esperar sua vez, respeitar o outro e seguir regras e competências relacionadas ao pensamento lógico-matemático, como resolução de problemas e organização de pensamento.

Neste momento, em que os pais e filhos estão on-line o dia todo, devido ao trabalho em home office ou às atividades enviadas pela escola em plataformas digitais, Juliana explica que o ideal seria resgatar os jogos à moda antiga para que os pais possam ensinar brincadeiras de quando eles mesmos eram crianças. “Algumas boas opções para brincar dentro de casa são dança das cadeiras, passa anel, esconde-esconde, bolinha de gude, cinco marias, mímica e jogo da forca, porém todos os tipos de jogos são bem-vindos”, explica a orientadora. 

Confira, a seguir, a lista feita pela professora Juliana dos cinco jogos para se brincar em família que podem ajudar durante o período de quarentena: 

1. Stop

“O conhecido Stop é um jogo de regras simples, que podem ser dificultadas de acordo com a idade das crianças participantes. Trata-se de escolher uma letra do alfabeto e pensar em palavras que comecem com ela dentro dos temas: nome, cor, profissão, fruta, cidade, esporte, etc. O Stop, além de ser indicado na fase da alfabetização, também estimula a fluidez de pensamento e amplia o repertório de palavras da criança, podendo ser realizado até antes do letramento, de forma oral”. 

2. Memória 

“Este é um jogo tradicional, com regras claras e fáceis, que auxiliam no desenvolvimento de memória visual, constância de forma e tamanho e simbolização. Nele, a criança também aprende a esperar sua vez para jogar, mantém a atenção na jogada de todos os participantes e memoriza o local das peças. Uma ótima opção é construir esse jogo com a criança, elaborando peça a peça, com desenhos feitos por todos os familiares”. 

3. Jogo de Trilha 

“A ideia central desse jogo é ter uma trilha numerada, na qual joga-se o dado e conforme vai passando as “casas”, tem-se desafios a serem cumpridos. Como o objetivo é unir diversão com criatividade, a família pode optar por comprar em loja de brinquedos ou confeccionar por si próprios. O jogo proporciona muitas possibilidades de aprendizagem, como contar a quantidade lançada do dado e criar desafios ao construir um tabuleiro em família”.

4. Mímica (Imagem e Ação)

“Passado de geração para geração, o jogo da mímica é um sucesso absoluto, pois as crianças adoram o desafio de não poderem falar, mas terem que se expressar. Neste jogo, pode ser criado um tema central em que o desafio é o familiar descobrir qual animal está sendo imitado, ou até dificultar ainda mais o tema, como por exemplo, imitar histórias clássicas, filmes infantis e assim por diante. Da perspectiva da aprendizagem, o jogo permite que o imaginário ganhe espaço. Criar, imitar, se sentir desafiado, não desistir; são muitas as habilidades desenvolvidas. Pode-se jogar ainda em dois “times”, dessa forma, ampliando habilidades de união, paciência e empatia”. 

5. Cara a Cara 

“Por mais que seja um jogo antigo, continua sendo o maior sucesso entre a garotada. Os pais provavelmente já jogaram, o que os farão relembrar esse momento da sua infância. Nesse jogo, é necessário fazer boas perguntas para ir eliminando os personagens até descobrir o nome correto. Algumas habilidades de concentração, atenção e discriminação visual com certeza serão bem desenvolvidas”. 

Sendo assim, o brincar, por meio de jogos e brincadeiras, mais do que ser um instrumento para fins educativos, também tem a qualidade de fortalecer os laços parentais entre todos os membros da família, aproximando as relações e se tornando uma forma saudável de entretenimento neste período de quarentena ao proporcionar momentos de prazer e alegria regados a sorrisos, tanto para as crianças quanto para os adultos.