Menina tocando piano

01.10.2021 - EM

Coordenação

"Professor do CPM Tamboré destaca a importância dos ritmos durante a alfabetização "

Em 1° de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Música, instituído em 1975 pelo International Music Council (organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO, com o objetivo de promover valores de paz e amizade por intermédio da música, levando-a a todos os setores da sociedade. As unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) buscam proporcionar experiências – na matriz curricular ou mesmo na modalidade de cursos extracurriculares – a todos os alunos. 

Sabendo da relevância desse dia, o professor de música do CPM Tamboré, Paulo Marcos da Conceição, explica que as atividades envolvendo a música fazem parte do currículo da Educação Básica, desde os primeiros anos da Educação Infantil: “A música também permeia todos os cinco campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo estratégia fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais que esperamos desenvolver em nossos alunos”, ressalta. 

Ele ainda afirma que durante a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a música tem papel lúdico e é essencial para desenvolver habilidades motoras e melhor fixação de conteúdos e conceitos. “No processo de alfabetização, a música proporciona momentos descontraídos, porém cheios de significado, que farão com que o aluno se lembre facilmente e de forma espontânea daquilo que aprendeu em sala de aula. Vemos isso por meio das músicas específicas criadas para trabalhar o alfabeto, por exemplo”, destaca o professor.

Paulo Marcos também esclarece que no Fundamental e Médio, o ensino da música está atrelado ao desenvolvimento de uma série de competências, incluindo conhecimento e valorização dos saberes construídos; desenvolvimento do pensamento criativo; ampliação do repertório cultural e da habilidade de comunicação; e o aprimoramento de competências socioemocionais como o autoconhecimento, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania.

“Alunos que têm proximidade com a música são os que têm maior poder de concentração, confiança e menor timidez. São mais sociáveis, gostam de desafios e querem sempre fazer o melhor”, expressa o professor de música.

O Incentivo à música no CPM

O CPM conta com projetos musicais que se estendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, como atividades de canto coral; musicalização Infantil com instrumentos percussivos e melódicos, que trabalham, entre outras habilidades, coordenação motora e memória; bandinha rítmica; musicais em datas comemorativas ou de encerramento de ano; oficinas de violão e percussão; show de talentos; grupo vocal “Macksingers” para os adolescentes; Sarau Lítero-Musical, dentre outras tantas experiências musicais que dão oferecidas aos mackenzistas. 

“A música aumenta nossa capacidade cognitiva, estimula as sinapses, fazendo com que a apreensão de conteúdos abordados na sala de aula seja muito mais efetiva e retomável. Ela nos proporciona vínculos com momentos, situações e assuntos; nos relaxa e nos acalma, fazendo da nossa mente uma terra fértil para o plantio”, finaliza Paulo Marcos.

Salmos 105:2 ARA

Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas.