28.09.2023 - EM

Coordenação

"Discurso de diretor do hospital apresentou as conquistas da instituição para os vereadores curitibanos"

O diretor geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Dr. Tiago Tormen, discursou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba, na quarta-feira, 27 de setembro, sobre as realizações e desafios da instituição na busca por melhorias contínuas no atendimento hospitalar à comunidade.

“Somos um Hospital de ensino, com vocação para atender pelo Sistema Único de Saúde, conforme sempre enfatizam nossos mantenedores.Temos muitos parceiros aqui nessa casa, que nos auxiliam com emendas parlamentares que são importantíssimas para conseguirmos prestar o melhor serviço à população”, salientou Tormen. 

O convite foi feito pela vereadora Noemia Rocha, que na abertura dos trabalhos destacou os avanços alcançados pelo HUEM. “É uma honra trazer para vocês os investimentos que têm sido feitos. Certamente é um dos melhores hospitais que temos na cidade, com atendimento humanizado e de excelência”, disse a vereadora..

Em seguida, Tormen apresentou a estrutura do HUEM, com o prédio central e os diferentes ambulatórios espalhados pela cidade, onde circulam ao todo mais de seis mil pessoas a cada dia. Foram citados os Ambulatórios de Dermatologia e Unidade da Mulher, o Centro de Oncologia Mackenzie, Ambulatório de Oftalmologia e o PIA (ambulatório pediátrico).

A missão de educar e cuidar também foi apresentada pelo diretor geral do HUEM. “Somos uma instituição confessional, que crê em Deus. Em seus 150 anos de história, o Instituto Presbiteriano Mackenzie está educando as pessoas e há cerca de cinco anos foi acrescentada a missão também de cuidar”, afirmou.

Melhorias

A extensa lista de melhorias já implementadas no HUEM desde que o IPM assumiu a gestão, foi mencionada aos vereadores como uma linha do tempo iniciada em 2019. Revitalização da fachada, implantação do Ambulatório na Avenida Iguaçu, revitalização da ressonância magnética, criação da nova ala pediátrica, inauguração do novo Pronto-Socorro 24 horas, tudo isso em 2019.

“Boa parte dessas melhorias foram solicitações da Secretaria de Saúde, para atender às principais demandas da cidade e do estado”, explicou.

Pandemia

Em 2020, o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus, e o HUEM foi o maior parceiro do município no enfrentamento deste desafio. Estabeleceu uma UTI em andar isolado para atendimento dos casos de Covid-19 e diversas vezes abriu mais leitos para suprir as necessidades do município.

Ainda em 2020, foram inauguradas a unidade de atendimento a convênios, nova UTI cirúrgica, Centro de Oncologia, Unidade da Mulher e o Pronto Atendimento para convênios. Em 2021, houve a revitalização dos exames de cardiologia, foi inaugurado o novo Ambulatório Pediátrico, a Unidade de Transplantes e a nova Central de Materiais Esterilizados.

No ano seguinte, 2022, mais inaugurações: Clínica de Oftalmologia, Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, nova ala de queimados, novo ambulatório da Cândido Hartman para transferir a Unidade da Mulher e um novo auditório.

2023

Nesse ano, a expansão prosseguiu com a revitalização da UTI 4, conclusão do oitavo andar, segunda torre de evacuação, a pedido do Corpo de Bombeiros, nova área administrativa e o novo setor de endoscopia e urologia ambulatorial.

Atualmente o HUEM conta com 483 leitos, dos quais 426 são destinados ao SUS, abrangendo diversas especialidades. O hospital conta com uma equipe de 2.396 colaboradores, 800 médicos e 163 residentes, sendo referência em diversas áreas da medicina.

“Grande parte desses leitos são destinados à alta complexidade, com UTI adulto, UTI Neonatal, UTI pediátrica e UTI específica para pacientes queimados”, enfatizou Tormen.

A mesa foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello, que ressaltou a importância do Hospital Mackenzie. Ao final da apresentação, diversos vereadores fizeram elogios e questionamentos que foram respondidos pelo diretor geral Dr. Tiago Tormen.