13.11.2023 - EM Oportunidade

Coordenação

"Professor Giannini ministrou aula sobre banco digital e serviços de finanças globais"

Na sexta-feira, 10 de novembro, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Hult Business School, dos Estados Unidos, realizaram, para os alunos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), a masterclass Global Financial Services Undergoing a Massive Digital Transformation, ministrada pelo professor da instituição norte-americana, Beau Giannini, especialista em tecnologias emergentes e transformação digital.

“A transformação digital é o que toda companhia e empresa do mundo está tentando descobrir. É um importante princípio porque fazer dinheiro apenas para si próprio não basta, mas sim fazer do mundo um lugar melhor. E como fazer do mundo um lugar melhor e fazer dinheiro, ao mesmo tempo? Incluindo mais as pessoas e dando mais acesso a elas, especialmente em tecnologias emergentes”, falou Giannini.

Segundo ele, a tecnologia causou mudanças radicais na maneira como as pessoas interagem com o dinheiro, redefinindo estruturas até então sólidas, como os tradicionais serviços oferecidos pelos bancos. 

Um dos exemplos dados por Giannini foi o banco digital Nubank. “É um modelo de sucesso que está mudando a relação com o dinheiro. Todas as escolas de negócio estão estudando o que está acontecendo na América Latina e no Brasil com o Nubank”, afirmou. 

Por fim, o professor da Hult falou sobre a diferença entre fintech e techfin. “Fintech é um serviço de finanças com tecnologia, enquanto techfin é uma companhia, como a Apple, que fornece serviços de finanças, como a Apple Wallet”, informou. 

Parceria entre UPM e Hult 

A iniciativa aconteceu por meio da parceria entre a UPM e a Hult, como explicou Simone Fuso, da COI. “Hoje, temos o professor da Hult, de São Francisco, para ministrar uma aula no modelo realizado na instituição. Além da oferta dessa masterclass, a parceria oportunizará aos alunos passar um período na Hult e também ter descontos em aplicações para pós-graduação nesta universidade", disse. 

Para Fuso, “poucas universidades no Brasil têm a oportunidade de receber a visita com uma masterclass, então é um diferencial para o Mackenzie e para os nossos alunos terem a experiência e se desenvolverem”. 

Entre as propostas da parceria estão dois tipos de programas: um de verão, para alunos que ainda não se formaram, realizado em julho de 2024; e outro para formandos de dezembro de 2023, com início em abril de 2024. 

Luana Zapparoli, do escritório da Hult no Brasil, falou que a instituição é uma escola de negócios internacionais, com sedes em Boston, São Francisco, Londres e Dubai, e que cada campus possui estudantes de aproximadamente 130 nacionalidades diferentes, com um limite para cada nacionalidade, para dessa forma, manter a diversidade cultural. 

“Estamos fazendo o movimento estratégico para parcerias com universidades no Brasil, e o Mackenzie faz total sentido com esse movimento. Começamos a discutir como podemos alinhar forças e a possibilidade de ter uma eletiva, trazer alunos internacionais para o Mackenzie e entender como os negócios são feitos no Brasil”, disse Zapparoli.