29.05.2024 - EM Cultura

Coordenação

"Destaque no meio musical norte-americano, conjunto está em turnê no Brasil pela quarta vez"

Na noite do último sábado, 25 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), recebeu a Luther Jazz Orchestra no palco do auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. 

A apresentação, com a regência do maestro Tony Guzman, foi feita por 20 alunos instrumentistas da Luther College, situada no estado de Iowa, nos Estados Unidos, com um repertório tradicional do jazz, que vão desde os primórdios à música contemporânea. 

“Para nós, sempre que surgem boas oportunidades no campo da arte e da cultura, sobretudo com uma instituição coirmã, vemos como uma aproximação. É uma alegria viabilizar um grupo de 20 pessoas, em turnê no Brasil, para que pudessem estar aqui nesta noite”, disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida. 

O maestro Tony definiu a noite como “uma ótima apresentação” e destacou a hospitalidade do Mackenzie ao receber a Orquestra. “Tivemos acesso a equipamentos e instrumentos que facilitaram a nossa apresentação com uma plateia numerosa. Estamos muitos felizes com a gentileza”. 

Ele compartilhou que o propósito é “tocar música norte-americana, o jazz, mas também aprender com o Brasil e sua riqueza de ritmos e estilos”, disse o maestro Tony. A Luther Jazz Orchestra está no país para realizar sua quarta turnê, com passagens por São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

O evento foi uma realização do Projeto Notas de Passagem, com a coordenação geral do professor Eduardo Lakschevitz, em parceria com a UPM.