Na foto, um homem de costas usa um laptop, que está em cima de uma mesa, cheia de ferramentas, cabos e itens utilizados no curso de eletricidade.

24.03.2021 - EM Economia

Coordenação

"Aulas gratuitas foram ministradas por professores da Escola de Engenharia "

Entre os meses de janeiro e março deste ano, o projeto Mackenzie e IPP Ensinam, da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ofereceu cursos profissionalizantes a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. As aulas aconteceram no espaço físico da IPP e foram ministradas pelos professores da Escola de Engenharia (EE), Bruno Luis Soares de Lima e Fábio Jesus Moreira de Almeida, com o apoio de alunos extensionistas. 

Na primeira edição, foram ofertados dois cursos de forma gratuita, com carga horária de 20 horas: Eletricidade Básica, com o objetivo de ensinar uma nova profissão àqueles que perderam seus empregos ou desejam mudar de área de atuação; e Introdução à Programação em Robótica, em que foram expostos princípios da área, com o intuito de auxiliar os jovens com dificuldade em decidir qual profissão escolher como carreira.

Segundo o professor de Lima, no atual cenário de elevado desemprego e incertezas econômicas, é natural a busca por novas oportunidades profissionais e de capacitação. “Essa procura também acontece com as pessoas mais carentes, que não podem pagar por um curso de capacitação em qualquer nível”, explica.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último semestre do ano de 2020, o desemprego atingiu 13,9 milhões de pessoas. 

Ofertar aulas gratuitas permite novas oportunidades de estudo e profissionais à sociedade. De acordo com Almeida, a universidade deve ter atuação nas três grandes áreas: ensino, pesquisa e extensão. “Este projeto é uma ação extensionista na sua concepção. A UPM leva a sua expertise em ensino em área correlata à Engenharia para sociedade. É uma ação que reforça a identidade institucional na sua confessionalidade e como Universidade”, explica ele.

Com atividades práticas, cerca de 30 jovens e adultos finalizaram as aulas, que aconteceram entre os dias 16 de janeiro e 13 de março. “Já existem planos para uma segunda edição do projeto, que contará com a ampliação dos cursos e igrejas parceiras”, conta de Lima.

O professor Almeida aproveitou para agradecer aos graduandos da EE, Alex Oliveira Rocha, Ana Julia de Sousa Secco e Gustavo Coxev Wolsky, que ofereceram suporte na elaboração de aulas, oficinas e práticas. “Eles nos apoiaram na elaboração dos materiais de aula e montagem dos experimentos, além de participaram ativamente de todas as aulas”, finaliza ele, demonstrando também a importância da extensão para os alunos da Universidade.