24.11.2023 - EM

Coordenação

"Evento abriu o Congresso de Educação Cidades que Educam, Se Transformam, com palestra de João Candido Portinari"

Na última quarta-feira, 23 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), recebeu a instalação da Cátedra UNESCO, da Organização das Nações Unidas (ONU). Em conjunto, foi realizado o Congresso de Educação Cidades que Educam, Se Transformam, em parceria ao Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e a Chancelaria, com palestra ministrada pelo filho do artista plástico Candido Portinari, João Candido Portinari.  

“O Mackenzie sempre cresceu se alimentando da cidade e devolvendo cidadãos mais bem preparados. Isso se encaixa na nossa missão, que é educar o ser humano, criado a imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, num ambiente de fé cristã reformada”, expressou o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro. 

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura, Marcelo Bueno, a Universidade tem muito a oferecer e tem muito a ganhar com instalação da Cátedra. “Aqui a gente faz pesquisa, orienta tese, doutorados, mestrados, já com essa linha de pesquisa propagada pelos ODS. Então agora teremos um reconhecimento de uma educação que é de qualidade, uma educação que transforma”, explicou. 

A palestra de abertura do evento contou com a ilustre presença do conferencista João Cândido Portinari que tratou das interações multilaterais entre educação, cultura, arte, comportamento, sociedade, ao apresentar o Projeto Portinari. “O DNA do projeto é da área de ciência e tecnologia. Sobrevivemos no projeto cultural, por mais de 40 anos, por termos uma ponte entre arte e tecnologia”, afirmou.  

De acordo com o coordenador do CHCM, e agora representante do Mackenzie junto a Cátedra, professor Eduardo Abrunhosa, a iniciativa contou com a presença de catedráticos de diversas localidades. “A temática da cátedra é a cidade que educa, transforma. Mas a cidade é um organismo vivo feito por pessoas, e as pessoas estão aqui. Ao longo do tempo, elas também formam e são formadas pelo Mackenzie”, destacou. 

Ao refletir sobre a importância de sediar uma Cátedra UNESCO, a integrante da Cátedra na Universidade de Passo Fundo (UPF), Adriana Bragagnolo, destacou que esse reconhecimento não é apenas um título, mas um compromisso profundo com a pesquisa, extensão e ação comunitária. Isso porque a Cátedra é uma iniciativa global, e está em países como Guiné-Bissau e Portugal. Aqui no Brasil a Cátedra envolve 13 instituições, incluindo a UPM, Ufiba, universidades da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

Em complemento, a integrante da Cátedra na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silvia Maria Leite, explicou que o aspecto mais intrigante dessa iniciativa é o olhar voltado para fora, observando o território e as cidades. Este, segundo ela, é um compromisso não apenas com o conhecimento acadêmico, mas também com a comunidade circundante. “Ao fazer parte dessa rede global, o Mackenzie, demonstra seu papel vital na produção de conhecimento significativo e na aplicação prática desse conhecimento para impactar positivamente a sociedade”, frisou. 

Também marcaram presença no evento o diretor do CEFT, professor Lamartine Gaspar de Oliveira; Miguel Setas, CEO da CCR; presidente da Assembleia de Delegados da Cátedra da UNESCO, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), professora Jaqueline Moll; professora Milena Silva, do CEFT, representando a pró-reitora Janette Brunstein; professor João Clemente Neto, do CEFT, representando a professora Rosana Shwartz; diretora e professora da ISEC Lisboa, Cristina Ventura, que participou a distância.