25.10.2024 - EM Universidade

Coordenação

"No período, o laboratório foi usado por mais de 800 alunos para pesquisas na área de marketing e varejo"

 O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), celebrou, nesta quarta-feira, 23 de outubro, o primeiro ano desde a inauguração do MackLab Varejo, laboratório voltado para pesquisas e aulas na área de Varejo. A comemoração foi realizada no auditório MackGraphe, campus Higienópolis.
 
O laboratório, espaço para o desenvolvimento de pesquisas no contexto varejista, teve início com diversas empresas parceiras, como Oxxo, Asus, Leroy Merlin e Santander. O diretor do CCSA, Claudio Parisi, destacou a importância das parcerias na construção de projetos que agreguem para o ensino dos mais variados cursos da UPM.  “Um laboratório que parece ter a ver com escola de negócio, é um projeto de toda uma universidade. Temos a possibilidade de alinhar parceiros, seja para o CCSA, seja para Engenharia, Comunicação, Farmácia etc, Trata-se, portanto, de um projeto transversal”, destacou ele. 
 
O pró-reitor de Planejamento e Administração da UPM, Wallace Tesch Sabaini, que representou o reitor MArco Tullio de Castro Vasconcelos, na ocasião, ressaltou a importância das parcerias entre mercado e universidade. “Essa aproximação é fundamental e todos ganham, principalmente os nossos alunos, que são nossa razão de existir. Nos empenhamos para que eles possam ter uma educação integral e saiam para fazer a diferença na sociedade”, afirmou o pró-reitor. 
 
Nesse primeiro ano, mais de 800 alunos utilizaram as instalações do laboratório, que mobilizou 12 professores. Além disso, 20 projetos de pesquisa foram realizados, utilizando as instalações do MackLab Varejo. “Esse primeiro ano foi um grande passo e, agora, temos vários desafios pela frente. Espero que aumentemos ainda mais a qualidade do nosso ensino, e o impacto das pesquisas e do Mackenzie na sociedade, principalmente por essa transversalidade”, disse Parisi. 
 
O coordenador do MackLab Varejo, professor Felix Léon, fez um balanço do primeiro ano do laboratório. “Nós fizemos vários lançamentos, pesquisas de mercado, pesquisas de marketing, em cima de demandas reais das próprias empresas, tanto a Oxxo, quanto a Asus, Santander, Leroy Merlin, entre outras. Tivemos várias reuniões, analisamos as demandas e, a partir disso, a nossa equipe identificou quais as disciplinas mais pertinentes nesse espaço”, apontou Léon.
 
O professor também assinalou a importância do laboratório no cotidiano dos alunos da UPM. “Nesse projeto, os alunos participam mais, fazem parte das atividades práticas nas disciplinas, estão com a mão na massa, literalmente, fazendo pesquisas do campo, entrevistando e alinhando a teoria com a prática de mercado”, finalizou ele.