Crianças maiores sentadas de um lado da mesa e uma criança mais nova sentada do outro lado da mesa

03.12.2021 - EM

Coordenação

"Prática tem como intuito preparar os alunos para mudança de segmento "

O intercâmbio entre segmentos, ou integração entre alunos, é uma prática adotada nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e tem como foco preparar os estudantes para o processo de mudança de segmento, ou seja, quando os alunos do Ensino Fundamental I migram para a etapa do Ensino Fundamental II e os do 9º ano passam para o Ensino Médio. 

Como período pode envolver receio, preocupação e expectativa diante das mudanças, o intercâmbio tem como objetivo facilitar a transição, permitindo aos estudantes conhecerem melhor o novo segmento, os novos professores e a nova rotina, antes da mudança realmente acontecer. De acordo com a diretora de Educação Básica do CPM Palmas, Adriana Regina de Limas Dantas, a partir desse ponto, é estabelecida “uma ponte de afeto e socialização”. 

A coordenadora do Ensino Fundamental II do CPM Brasília, Rosimeiry de Castro Nascimento, concorda que o intercâmbio proporciona benefícios na medida em que fortalece a confiança, por meio da convivência e do conhecimento da equipe com a qual o estudante irá conviver. 

“O aluno, ao se sentir amparado, terá mais tranquilidade para lidar com novas responsabilidades, além disso, estará mais preparado para o enfrentamento de possíveis frustrações. Isso traz segurança para os novos desafios”, aponta Rosimeiry. 

O processo de transição

Na unidade de Palmas, os próprios alunos do segmento à frente recepcionam os novos estudantes de forma descontraída, com música ao vivo, momento de devocional, apresentação do espaço e dos docentes, realizam brincadeiras e preparam um lanche. “Os alunos têm a oportunidade de vislumbrar o que os aguarda no segmento seguinte”, destaca Adriana Regina. 

Já em Brasília, a coordenadora Rosimeiry explica que a fase de transição acontece do 4° para o 5° ano, uma vez que o 5° ano já está vinculado à equipe pedagógica do fundamental II. Ela ainda ressalta que o serviço de orientação educacional promove, ao longo do ano, miniprojetos que exercitam a autonomia e orientam para as responsabilidades no campo do desenvolvimento socioemocional. 

Entre as atividades, os estudantes do 5º ano assistem a apresentações de trabalhos de alunos do 8° ano a fim de obter perspectivas futuras como estudantes, considerando que os alunos mais velhos são vistos como inspiração para os mais novos. Eles também participam de aulas ministradas por professores do 6º ano como forma de apresentação aos seus futuros docentes e passam pela cerimônia da caneta, em que são encorajados a trocar o lápis pela caneta.

“O importante é transformar esse momento que para os alunos é de medo, insegurança, ansiedade, em um momento acolhedor, reconfortante e divertido. Mostrar a eles que por mais que os desafios sejam grandes, não podemos desanimar ou se fechar ao novo”, finaliza a diretora do CPM Palmas.

 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
2 Coríntios 5:17