22.09.2023 - EM Mundo

Coordenação

"Mackenzistas e público externo tiveram a chance de conhecer mais sobre a província canadense para buscarem internacionalização"

Os estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o público externo puderam conhecer, nesta quinta-feira, 21 de setembro, as oportunidades de trabalho e estudo no Quebec, província do Canadá, durante o encontro realizado no auditório da Escola Americana, campus Higienópolis, com representantes do Escritório do Quebec em São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.  

O Quebec, localizado no leste do Canadá, é a segunda província mais populosa do país. Na atualidade, tem um mercado de trabalho em ascensão, com diversas oportunidades oferecidas a imigrantes, principalmente no setor de Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial; Jogos Digitais; Enfermagem; Logística e Transporte; Engenharia; Manufatura e Fabricação. É uma província cujo idioma principal é o francês e, segundo os representantes que estavam no encontro, uma região muito calorosa e receptiva. 

Durante a conversa, foram apresentados diversos produtos culturais quebequenses, que muitas vezes passam despercebidos pelos brasileiros: os jogos da Ubisoft, como Assassin 's Creed, e as gravações do filme Duna, por exemplo, foram realizados na província canadense. Além disso, o Cirque du Soleil e a cantora Celine Dion também são de lá. “O Quebec já está no imaginário do brasileiro, mas muitos não sabem disso”, disse Frederico Chagas, assistente de Promoção e Prospecção Escritório do Québec em São Paulo, vinculado ao Consulado Geral do Canadá. 

Na conversa, além das oportunidades de estudos e trabalho, também foram explicados a forma de ingresso, bem como as vias para migração.  

Representante da COI no encontro, a professora Simone Fuso, apontou que a UPM fornece todo o apoio para os estudantes que desejam correr atrás do sonho de morar no Canadá. “No Mackenzie, temos diversos caminhos que podem ajudar os alunos a se preparem para os processos e para a carreira internacional”, declarou. Ela lembrou, por exemplo, que o Mackenzie Language Center possui um curso de francês, que pode facilitar o ingresso no Quebec.

Para mais informações sobre oportunidades de estudo e trabalho no Quebec, acesse o link aqui.