17.08.2023 - EM Saúde e Bem-Estar

Coordenação

"Márcia Nacif, professora do Mackenzie, dá dicas de como manter uma dieta equilibrada"

Uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Além de ser fonte de energia para a realização de atividades diárias, ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares. Apesar de desafiador, ser adepto a um cardápio equilibrado é fundamental.

Um dos grandes desafios na hora de se alimentar, principalmente nas grandes metrópoles, é a disponibilidade de tempo, uma vez que, a correria do dia a dia tende a se opor à adoção de hábitos saudáveis, como preparar refeições equilibradas e evitar o consumo de fast food.  

“Nem sempre os restaurantes oferecem alimentos com um valor nutricional adequado. O ideal é buscar opções de restaurantes onde você possa servir seu próprio prato, para ter maior liberdade de escolha”, ressalta Márcia Nacif, professora do curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

No caso das pessoas que não costumam frequentar restaurantes, a professora destaca a preparação de marmitas, com alimentos saudáveis, como uma das opções. “Muita gente não gosta de cozinhar, mas se tirarmos ao menos o fim de semana para deixar algumas marmitas prontas, já muda muita coisa”.

O impacto dos alimentos no organismo

Ao contrário do que popularmente se pensa, nenhum alimento deve ser excluído da dieta. De acordo com a nutricionista, cada um tem sua devida importância no organismo. “Todos os alimentos são importantes. Uma alimentação variada deve incluir todos os tipos de nutrientes, carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, minerais antioxidantes – que são importantes na prevenção de doenças”, explica a docente. “Existem sim alguns aminoácidos que elevam a nossa autoestima e melhoram o humor, presentes em alimentos como o chocolate, por exemplo”, acrescenta.

Mitos

De tempos em tempos, surgem novos hábitos alimentares e dietas da ‘moda’. Embora disseminados principalmente na internet, muitos prejudicam à saúde, e outros, apesar de funcionais, não são indicados para todos os tipos de pessoas.

“Por exemplo, a dieta low-carb não é para todo mundo. O carboidrato é necessário para o nosso corpo e, se houver a necessidade de alteração desse nutriente na dieta, deve-se sempre ser feito com a supervisão de um profissional nutricionista”, explica Nacif.

“Recentemente, vi que a moda atual é o consumo de óleo de coco para emagrecer e melhorar a saúde, mas a gente sabe que esse óleo não é apropriado para o consumo constante, pois possui uma gordura que não faz bem ao coração e pode até desencadear outras doenças”, acrescenta.

A importância do apoio profissional 

Além de pessoas com problemas de saúde, todos devem e podem consultar um profissional da área de Nutrição. Segundo Nacif, o ideal é realizar o acompanhamento desde a gestação, passando pela adolescência e vida adulta. “É uma questão de saúde e bem-estar, não apenas para atletas ou pessoas com comorbidades, mas para qualquer ser humano”, enfatiza.

O processo de adotar um padrão alimentar saudável não acontece do dia para a noite, por isso, além da construção de hábitos saudáveis, é fundamental consultar um especialista. “A partir do momento que aprendemos a ver com olhos atentos a nossa alimentação, abrimos a porta para mais longevidade e bem-estar” aponta a docente.

Clínica Escola de Nutrição

Com o objetivo de oferecer suporte aos colaboradores e sociedade, o Mackenzie oferece gratuitamente consultas na Clínica Escola de Nutrição, localizada na Rua Piauí, 181, Térreo, Higienópolis - São Paulo.

Para agendar os atendimentos, basta enviar e-mail para clinica.nutricao@mackenzie.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 2766-7672. Outras informações no link: https://www.mackenzie.br/atendimento-a-comunidade/clinica-escola-de-nutricao