23.10.2023 - EM Para Sempre Mackenzista

Coordenação

"Antigos mackenzistas se reuniram no CHCM para relembrar bons momentos da formação "

A primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reencontrou na sexta-feira, 20 de outubro, para celebrar os 20 anos da formatura. Os antigos mackenzistas foram recepcionados no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em uma ação do programa Para Sempre Mackenzista.  
  
A jornalista Camila Abrantes, representante da turma, fez um discurso repleto de memórias e lembranças do período em que estudaram no Mackenzie. Além disso, ela destacou que, antes mesmo do curso existir, ela tinha o sonho de ser mackenzista e estudar Jornalismo. “Gosto de acreditar que a gente estava no lugar certo e na hora certa”, disse.  
  
Além disso, ela apontou a relevância de terem sido a primeira turma da formação. “São duas décadas. Vivemos coisas muito loucas, tivemos aulas de coisas que são cafonas hoje em dia, como ‘novas mídias’. Nós corremos para que as turmas de hoje pudessem caminhar. Para sempre seremos mackenzistas”, finalizou.  
  
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, destacou a relevância do Jornalismo na atualidade. “Nós encontramos em alguns cursos, uma importância social cada vez maior. Hoje é muito difícil pensar na sociedade sem a existência do Jornalismo e dos profissionais da comunicação em geral”, afirmou.  
  
O pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC), Cleverson Pereira de Almeida, ressaltou a qualidade do curso e em como isso impacta na sociedade atual. “Temos sido informados de que, em uma guerra, a primeira vítima é a verdade. Aqui no Mackenzie temos a obrigação de cumprir a verdade, senão não vamos cumprir a nossa missão institucional de educar para o exercício pleno da cidadania”, disse. O pró-reitor representou a reitoria da UPM.  
  
Para o diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Rafael Fonseca Santos, a primeira turma de Jornalismo merece uma honraria especial. “O curso é o que é pelo que vocês fizeram. O Mackenzie não é pedra nem parede, são vocês que fazem todos os dias, enquanto atuam. Ser mackenzista é uma atitude frente ao mundo”, disse. 
  
O encontro contou ainda com a participação do gerente de Projetos, Captação e Recursos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Ciro Aimbiré, que apresentou o Programa Para Sempre Mackenzista, e da curadora do CHCM, Luciene Aranha Abrunhosa, que destacou as ações culturais do Mackenzie. 
  
Ainda estiveram presentes no evento a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein; o atual coordenador do curso de Jornalismo, professor Hugo Harris; o professor de Jornalismo, Vanderlei Dias; além da presença de antigos coordenadores do curso.