15.10.2024 - EM

Coordenação

"Evento divide estudantes em delegações que representam países e debatem temas que impactam as relações internacionais"

O Colégio Presbiteriana Mackenzie (CPM) unidade São Paulo realizou, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a XII Confemack, simulação da Assembleia Geral da ONU que proporciona aos estudantes uma imersão no universo das relações internacionais e da geopolítica. Estudantes da unidade Tamboré do CPM também participaram da atividade. 

A simulação reuniu cerca de 190 participantes, divididos em 25 delegações. Os estudantes de Tamboré representaram as delegações de Israel e Japão. O projeto, ao simular a ONU, oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de negociação e pensamento crítico, explorando as complexas relações entre países.

O tema central da XII Confemack, Monopólios Digitais e a Soberania Nacional, abordou o impacto das grandes empresas de tecnologia, as Big Techs, nas questões de privacidade, manipulação e segurança de dados, além de sua influência nas políticas internas e externas dos países.

Ao longo dos três dias de Assembleia, as discussões se concentraram em soluções diplomáticas para os desafios globais. No primeiro dia, foi realizada uma abertura com apresentações institucionais, momento devocional, conduzido pelo reverendo Alexandre Antunes, e com relatos de antigos mackenzistas que participaram das edições passadas da Confemack. Além disso, os alunos, divididos em suas delegações, se apresentaram formalmente, e compartilharam suas propostas.

No segundo dia, os representantes se dividiram em três conselhos — Segurança, Econômico-Social e Direitos Humanos — para aprofundar o debate sobre o tema.

O evento terminou com a Assembleia Geral, no terceiro dia, na qual foram votadas as resoluções de cada conselho. Além disso, os participantes enfrentaram o desafio surpresa, "A Crise", em que, sob a ameaça de vazamento de dados, tiveram apenas 30 minutos para formular uma solução.

Abertura

No começo da Confemack diretor do CPM São Paulo, Ricardo Cassab, destacou a importância da participação de cada estudante na história do colégio.

Em seguida, antigos mackenzistas deram sua visão sobre a importância da simulação em suas vidas e reforçaram  o impacto positivo do evento em suas jornadas acadêmicas e profissionais. Maria Antônia Segalla, atual estudante de Relações Internacionais, ressaltou a importância do evento para seu desenvolvimento profissional, destacando como a experiência a ajudou a descobrir sua paixão por geopolítica. “Participem de todas as edições que puderem, porque é incrível. Vocês vão aprender, crescer como pessoas e vão se destacar. Tenho certeza”, destacou, reforçando o caráter único e enriquecedor da Confemack.

Luiz Eduardo Filizzola D’Urso, também antigo aluno, deixou uma mensagem inspiradora para os atuais delegados e mackenzistas: “Não desistam. Sigam seus sonhos com convicção, e, ao tomar essa decisão, corram atrás. Tudo é possível se você acredita”.

O evento foi organizado e coordenado pelo professor Francisco Razzo, com o apoio da equipe de staff e dos professores Luciana Melo, Magali Vicente e Anne Peres, além da assistência do diretor da unidade São Paulo, Ricardo Cassab, do assessor Adriano Bareia, e da coordenadora Solange Costa e do orientador pedagógico Cleiton Marques.


Texto produzido em parceria com a equipe do MackNews, projeto do CPM São Paulo de simular a redação de um jornal feito pelos próprios alunos. Colaboraram na produção desta matéria: Aline Figueiredo Saladin e Isabelle Sacramento do Nascimento.