5 dicas essenciais para uma autogestão de sucesso

06 de junho de 2024 | Cá, entre nós Destaque

A gestão pessoal ou autogestão é fundamental para alcançar objetivos profissionais e pessoais de forma eficiente. Desenvolver habilidades nesse quesito traz benefícios significativos a carreira e ao bem-estar. De acordo com Stephen Covey, autor do best-seller "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", a gestão pessoal é uma habilidade crucial para o sucesso.

Segundo Covey, ao estabelecer prioridades claras e focar no que é importante, pode-se realizar mais em menos tempo. Quando as tarefas são gerenciadas, sobra tempo para realização de atividades pessoais e de lazer - o que contribui para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Conheça alguns hábitos essenciais para aprimorar a gestão pessoal e alcançar satisfação em diferentes âmbitos da vida.

Organização e planejamento

Esses dois itens ajudam a definir metas claras e alcançáveis, garantindo que o profissional esteja ciente dos próximos passos - o que auxilia na motivação e inspiração. Além disso, organizar as metas e planejar o dia, semana e mês evita sobrecarga e estresse, além de fornecer uma visão do todo, transmitindo uma sensação de controle. Na prática, é possível começar a se organizar usando ferramentas como listas de tarefas, aplicativos de gestão de tempo ou agendas eletrônicas, que oferecem uma visão com base na importância, urgência e prazo.

Priorização de tarefas

Focar no que realmente importa é um passo essencial para melhorar o desempenho nas tarefas diárias, pois, os esforços serão distribuídos de forma produtiva, otimizando o tempo e evitando ocasionais distrações ao longo do caminho. Concentrar-se nas atividades que são urgentes e importantes, sem eliminar do radar aquelas que estão em segundo plano - e lembrar-se de pedir por ajuda quando sentir que o fardo está muito pesado - auxiliam na priorização de tarefas. Há uma metodologia popular para a priorização de tarefas, desenvolvida por Brian Tracy, especialista em desenvolvimento pessoal, chamada de “Eat That Frog”. A premissa dessa prática sugere começar o dia com a tarefa mais difícil da agenda, dessa forma, mesmo que o resto do dia não seja tão produtivo, elimina-se algo substancial. Essa abordagem aumenta a produtividade e reduz o estresse, já que a tarefa mais desafiadora foi realizada de primeira.

Proatividade

Uma pessoa proativa é aquela que toma a iniciativa em suas ações, antecipando problemas e oportunidades. Esse comportamento, além de prevenir crises, aumenta a capacidade de adaptação e resiliência de um profissional em ambientes ou projetos desafiadores. Para tornar-se um profissional proativo, existe uma abordagem muito conhecida no livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg. No material, é possível entender e aprender como os hábitos são formados e como podem ser modificados, desenvolvendo múltiplas capacidades, inclusive a proatividade. Ao analisar os comportamentos diários e identificar padrões que podem ser aprimorados, é possível ter uma ideia de como se desenvolver em diferentes áreas da vida.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Manter diferentes áreas da vida em equilíbrio é um fator decisivo no rendimento enquanto profissional, já que envolve o bem-estar e produtividade a longo prazo. Vivenciar momentos fora do trabalho junto a entes queridos, exercitar diferentes hobbies e relaxar aos fins de semana, por exemplo, são práticas que podem reduzir o estresse e até mesmo evitar um burnout. Para alcançar o equilíbrio é importante definir limites claros, ou seja, planejar as atividades de modo a incluir momentos de lazer e pausas regulares. Uma maneira de colocar isso em prática é por meio do time blocking, ou bloqueio de tempo, em português, em que um período de tempo - normalmente um dia ou uma semana - é dividido em segmentos ou blocos menores para tarefas como o lazer. Além disso, desligar-se completamente do ambiente de trabalho fora do horário de expediente auxilia para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Desenvolvimento contínuo

Estar em constante desenvolvimento é um dos pilares de um bom profissional. Além do aumento de competências e habilidades, este atributo também fornece mais adaptabilidade e versatilidade no contexto profissional. Investir no crescimento profissional cria oportunidades de ascensão de carreira, abrindo uma gama de possibilidades. Por mais desafiador que pareça, encontrar um tempo para especializar-se é crucial. Por sorte, hoje, existem cursos on-line- como, por exemplo, como o Mackenzie Academia Corporativa, que oferece cursos complementares. Além disso, é possível participar de palestras, ler livros e até criar um plano de estudos que priorize as metas de desenvolvimento.

Notícias Relacionadas

Maneiras de lidar com conflitos no ambiente profissional

Aprender a evitar e gerenciar conflitos não só melhora o clima organizacional, mas, também, promove um ambiente de respeito e colaboração

Cá, entre nós

5 aplicativos para melhorar seu inglês em 2024

É possível deixar o idioma afiado sem sair de casa

Cá, entre nós

10 segredos para equilibrar a vida pessoal e a profissional

No ritmo acelerado do mundo moderno, encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem se tornado um dos maiores desafios que a…

Cá, entre nós

Conheça o SUCOM Integra, programa de embaixadores da Marca

O SUCOM Integra é o Programa de Embaixadores da Marca que visa endereçar estruturalmente as necessidades comunicacionais do Mackenzie, tendo como…

Nossos Talentos

Aprenda 5 hábitos para estimular a concentração

Algumas atividades diárias, como escrever, fazer cálculos matemáticos e outras exigem concentração, mas mantê-la é um desafio no mundo moderno,…

Cá, entre nós

Burnout: como as empresas podem prevenir e ajudar seus colaboradores

A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema,…

Cá, entre nós

Saúde mental e o impacto na produtividade

Dados apontam para necessidade de atenção ao tema

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades