5 dicas para gerenciar o tempo e impulsionar a carreira
26 de outubro de 2023 | Cá, entre nós Destaque
Em meio a tantos compromissos e tarefas diárias, dividir o tempo entre as atividades é um grande desafio. Sem planejamento, o dia a dia tende a ser improdutivo e desgastante. O conceito conhecido como gestão de tempo propõe uma forma de organizar as tarefas, de modo que a rotina seja ‘frutífera’, e evite o desgaste mental e outros males.
Boas práticas potencializam o rendimento e aumentam a eficiência e consciência a respeito do tempo gasto em cada atividade. Confira algumas dicas.
Escreva uma lista de tarefas
É cientificamente comprovado que a memória humana de curto prazo é limitada. Por isso, a utilização de listas de tarefas funciona como uma ferramenta para manter o foco em ações importantes. Além de ser um método eficaz para mensurar a rotina e ajudar no gerenciamento do dia a dia, a lista de tarefas oferece uma visão ampla de tudo que precisa ser feito.
Existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar a criar uma lista, mas há quem ainda prefira agendas físicas, ou anotações no bloco de notas do celular ou do computador. Independente da ferramenta escolhida, é importante que esta seja de fácil acesso e auxilie na organização.
Comece pela tarefa mais difícil
O autor norte-americano Brian Tracy, em seu best-seller “Eat That Frog”, destaca a importância de começar o dia com um grande desafio. Em um ranking de prioridades, a tarefa mais desafiadora é a que tende a ficar para o final da fila, mas, com uma abordagem assertiva, iniciar o dia com uma ação importante pode impulsionar a realização de outras atividades de maneira mais leve e tranquila. Para aliviar a pressão de realizar uma tarefa desafiadora, é possível dividir as tarefas em etapas menores. Uma ferramenta eficaz é a “Matriz de Eisenhower”, que ajuda a organizar e priorizar os afazeres por urgência e importância. As tarefas são divididas em quatro categorias: as tarefas que fará primeiro, as que agendará para mais tarde, as que delegará e as que excluirá.
Evite realizar mais de uma atividade simultaneamente
A Associação Americana de Psicologia afirma que o multitasking (realização de duas ou mais tarefas simultâneas), na verdade, não é tão benéfico quanto parece. Quando uma tarefa não é realizada com a devida atenção, a margem de erros aumenta - e, no fim das contas, a correção acaba por aumentar 40% a mais do tempo.
Executar mais de uma atividade, ao mesmo tempo, faz com que a atenção seja dividida, o que dificulta o processamento de informações no cérebro. O ideal é manter um fluxo moderado de trabalho, realizando uma tarefa por vez, com pleno foco.
Estabeleça metas realistas
As metas são importantes para manter acesa a motivação, mas nem sempre estão na alçada da realidade. Ao iniciar a leitura de um livro com 400 páginas, por exemplo, parece desanimador pensar em ler outro conteúdo de igual tamanho. Se a meta for ajustada para a leitura de 10 páginas por dia, soará mais produtivo e tangível.
Evite distrações
Segundo o autor norte-americano Tony Schwartz, a única coisa mais importante que o gerenciamento de tempo é o gerenciamento de energia. Ao manter por perto as distrações - que são inimigas da produtividade - perde-se o foco, o que prejudica o desenvolvimento da ação realizada e causa desgaste mental e físico.
Desativar as notificações do celular e mantê-lo longe da área de trabalho, evitar conversas desnecessárias são fatores decisivos que contribuem para o aumento a qualidade do trabalho e a produtividade. De acordo com Schwartz, quando o cérebro atinge um estado de concentração livre de distrações, os níveis de produtividade aumentam até 6 vezes além do normal. Você está preparado para exercitar a atenção plena?
Notícias Relacionadas
Saúde financeira: como alcançá-la
Estabilidade financeira é importante para uma vida equilibrada e sem problemas
Cá, entre nós
Soft Skills: como aprimorá-las e crescer no ambiente de trabalho
As chamadas “soft skills” ou habilidades interpessoais são características que moldam a maneira de um indivíduo de interagir e lidar com as situações…
Cá, entre nós
A Psicologia como ferramenta de desenvolvimento
Camila Cruz Rodrigues, professora e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da UPM, destaca os benefícios do acompanhamento psicológico
Acontece no Mackenzie
Planejamento: como começar um planner para 2024
Criar uma agenda focada em metas ao longo do período letivo, pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos
Cá, entre nós
Dicas para redigir e-mails corporativos assertivos
Escrever e-mails é uma habilidade essencial para o mundo corporativo. No entanto, erros ao enviar a mensagem desejada são comuns com a correria do dia…
Cá, entre nós
7 dicas para melhorar a dicção
Selecionamos alguns conselhos para te ajudar na hora de se comunicar
Cá, entre nós
O poder da comunicação não-verbal no ambiente de trabalho
Conheça algumas dicas para melhorar a linguagem corporal
Cá, entre nós
Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho
Entenda a importância do desenvolvimento das habilidades que vão além do conhecimento técnico
Saúde mental, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho
Confira cinco dicas valiosas para o seu dia a dia
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa