Agosto Laranja: um chamado à conscientização sobre a Esclerose Múltipla
21 de agosto de 2023 | Saúde Saúde e Bem-Estar Responsabilidade Social Instituto Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
O mês de agosto, revestido de laranja, chama a atenção a conscientização e mobilização na luta contra a Esclerose Múltipla. Conhecer mais sobre a doença é o primeiro passo para um diagnóstico precoce, oferecendo uma trajetória mais suave aos pacientes e reforçando a mensagem de que a informação é a arma mais eficaz contra as doenças crônicas.
Conversamos com o professor de Neurologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Carlos Roberto Caron, para ressaltar a importância dessa conscientização.
De acordo com o especialista, a Esclerose Múltipla é relativamente comum no Brasil, afetando cerca de 40 mil pessoas. Ele destaca que a doença é crônica e autoimune do sistema nervoso central, podendo afetar a comunicação entre o cérebro e o corpo. Por isso, os sintomas podem variar amplamente entre os pacientes.
O neurologista afirma que a causa da doença vem de uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética e fatores ambientais, tais como infecções virais, deficiência de vitamina D, tabagismo e obesidade. Ao ser questionado a respeito do diagnóstico precoce, Caron pontua que os sintomas variam, podendo envolver fraqueza muscular, formigamento, problemas de coordenação, dificuldades de equilíbrio, visão turva.
Ele ainda alerta que caso se note algum destes sintomas, “deve-se procurar, com o máximo de brevidade, por um profissional médico que possa avaliar se os sintomas estão relacionados a uma doença como a Esclerose Múltipla”, diz. Para isto, normalmente são feitos exames de Ressonância Magnética de Encéfalo, exames de sangue ou até mesmo de líquor.
“O mais importante é lembrar que o diagnóstico precoce, o acompanhamento médico regular e o tratamento adequado podem ajudar a controlar os sintomas de forma muito satisfatória, melhorando muito a qualidade de vida dos pacientes no longo prazo”, salienta Caron.
Em relação ao tratamento da Esclerose Múltipla, o especialista explica que os métodos visam o controle dos sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida. Ele ressalta que, apesar do seu elevado custo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece os medicamentos mais importantes para o tratamento desta doença. Os tratamentos podem incluir:
- Terapias Modificadoras da Doença (TMDs): Medicamentos que reduzem a frequência e a gravidade das recaídas, além de atrasar a progressão da EM. Existem diferentes tipos de TMDs, como injetáveis, orais e infusões.
- Tratamento dos sintomas: Dependendo dos sintomas apresentados, podem ser prescritos medicamentos para aliviar a fadiga, espasticidade, dor, problemas de coordenação, entre outros.
- Terapia Física e Reabilitação: Exercícios físicos, terapia ocupacional e fisioterapia podem ajudar a melhorar a mobilidade, a força muscular e a coordenação.
- Suporte Psicológico: O apoio emocional é importante, e muitos pacientes podem enfrentar desafios emocionais devido à natureza crônica da doença.
“É importante a conscientização sobre a Esclerose Múltipla porque conhecer mais sobre ela faz com que, na vigência de sintomas compatíveis, se procure o quanto antes o apoio médico para um diagnóstico precoce”, conclui Caron.
Notícias Relacionadas
Requalificação de áreas urbanas degradadas: conheça projeto internacional
Labstrategy possui parcerias na América Latina e África
Universidade
Academia Mackenzista de Letras lança livro com reunião de mais de 30 textos
Solenidade também celebrou José Bonifácio de Andrada, patrono da AML
Para Sempre Mackenzista
Setembro Amarelo: Colégio Palmas promove palestra de prevenção ao suicídio
Iniciativa é direcionada a estudantes de Ensino Médio
Saúde e Bem-Estar
Saiba como trabalhar o Setembro Amarelo em sala de aula
Mackenzie promove diversas iniciativas de conscientização ao suicídio
Covid-19
Outubro rosa: A importância da conscientização
As chances de cura se aproximam de 100% quando detectado precocemente o câncer de mama
Saúde e Bem-Estar
Ação em Saúde na campanha Novembro Azul
Homem, como está a sua saúde? Se a resposta for “não sei”, venha participar.
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa