Alimentação vegetariana e vegana para mães e seus filhos
02 de maio de 2024 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
Durante a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), os alunos do curso de Nutrição participaram, no dia 30 de abril, terça-feira, da palestra Novas Gerações Vegetarianas e Veganas: A Nutrição Materno-Infantil Plant-Based, ministrada pela nutricionista Rachel Francischi.
Ao falar de novas gerações, entende-se mães grávidas ou que estão amamentando, bebês e crianças vegetarianas e veganas. “Um dos tópicos da palestra foi como o nutricionista se prepara e atua nesse atendimento, compreendendo as razões que levam a uma alimentação vegetariana ou vegana, pois não se deve desestimular”, afirmou Francischi.
De acordo com a nutricionista, estudos comprovam que a alimentação rica em alimentos sem origem animal é uma das mais saudáveis e perfeitamente balanceada. “Se comparar uma população vegetariana com uma que come carne, a vegetariana apresenta um número maior de pessoas com peso saudável, menos doenças do coração, menos diabetes”, apontou.
Para ela, quando há a escolha pelo vegetarianismo ou veganismo, seja na vida adulta, seja na infantil, a tendência é melhorar a qualidade da dieta, pois se come mais feijão, arroz, frutas e vegetais. Porém é necessário atenção com algumas vitaminas, já que “os animais são atravessadores de nutrientes, de modo que o leite e a carne possuem esses nutrientes”, disse Francischi.
A nutricionista explicou que a ração dos animais é fortificada com iodo e vitamina B12, e quando há a opção por não comer carne e derivados do leite, os nutrientes atravessados pelos animais devem ser suplementados diretamente no indivíduo. Ela destacou também que existem boas fontes proteicas para uma dieta vegetariana e vegana como aveia, arroz, leguminosas, amendoim e tofu.
“O prato vegetariano infantil deve respeitar a regra de um terço de fontes de cereais e grãos, o aporte energético de carboidratos; um terço de leguminosas, que será o aporte proteico; e um terço de legumes, verduras e cogumelos. E sempre adicionar gordura, com uma colher de óleo ou azeite”, contou a nutricionista.
A proporção para gestantes ou mães que amamentam muda para 50% do prato com legumes, verduras e cogumelos; um quarto com leguminosas; e um quarto de cereais e grãos, sem esquecer da gordura, que deve ser a mesma quantidade do prato infantil.
Por fim, Francischi comentou sobre o leite materno das vegetarianas e veganas ser “tão nutritivo quanto das mães que comem carne” e que há pouca diferença entre eles, visto que possuem o mesmo teor de calorias e proteínas. A principal diferença é o leite de mães vegetarianas e veganas ter maior teor de gorduras saudáveis.
Notícias Relacionadas
Interdisciplinaridade nas ciências: PPGEAHC completa 25 anos
Programa de Pós-Graduação realiza palestra com membro da CAPES na celebração de aniversário
Instituto
CCBS realiza 2ª edição da Semana Acadêmica
Saúde planetária foi tema da palestra de abertura do evento
Universidade
Tetracampeã: Mackenzie é eleita melhor Universidade de São Paulo!
Instituição conquista o prêmio “O Melhor de São Paulo Marcas e Serviços - Folha de S.Paulo” pela quarta vez seguida
Atualidades
O que seu prato diz sobre sua saúde mental?
Aula Inaugural do curso de Nutrição tratou sobre a relação entre os alimentos e o comportamento humano
Universidade
O papel da Nutrição no tratamento de paciente com câncer
Aula inaugural teve a participação de especialista em oncologia
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa