Alunas retornam ao Mackenzie para debate sobre violência contra a mulher em narrativas acadêmicas
12 de março de 2025 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
Nesta terça-feira, 11 de março, no Auditório Rev. Wilson, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi palco do evento Elas por elas, promovido pelo Centro de Comunicação e Letras (CCL), para homenagear o Dia Internacional das Mulheres, com o debate sobre as mulheres como sujeitas na pesquisa acadêmica, suas experiências e desafios. A segunda palestra foi mediada pelas professoras Elisangela Godêncio e Patrícia Paixão e as convidadas Júlia Mei e Mariana Ornellas, antigas alunas de Jornalismo, Paola Versatti de Almeida, antiga aluna de Publicidade, Fernanda Costa Alves dos Santos e Giovana Jolly Mansur, antigas alunas de Letras.
A professora Elisangela Godêncio iniciou o evento apresentando as convidadas aos alunos e em seguida, as antigas alunas da UPM apresentaram os seus respectivos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso). No curso de Jornalismo, Júlia realizou um documentário sobre esposas de presidiários e Mariana criou um site sobre abuso sexual com relatos de vítimas. Já em Publicidade e Propaganda, Paola fez a apresentação do vídeo sobre formas de opressão do feminino. No curso de Letras, Fernanda fez um trabalho apresentado em Medelín sobre representações da violência contra a mulher no conto “Gesso”, de Jarid Arraes, e Giovana apresentou também em Medelín sobre representações da violência contra a mulher no conto “Marido”, de Lídia Jorge.
Após a apresentação dos trabalhos de conclusão, o evento contou com uma interação de perguntas feitas da plateia para as convidadas, que falaram um pouco mais sobre a escolha da mulher como pauta dos TCCs das antigas alunas. Mariana Ornellas compartilhou que a violência é um medo para ela e para todas as mulheres, e foi a partir desse medo cotidiano que surgiu o tema do projeto.
“Mulheres são conhecidas como musa da arte e não como artistas”, disse Paola Versatti sobre como surgiu a ideia da sua apresentação. Com um ângulo diferentes dos demais trabalhos, Fernanda Costa e Giovana Jolly escolheram debater a violência contra mulher com contos da literatura brasileira. “Apesar de ser um tema complexo, tive uma clareza melhor sobre a temática em diferentes aspectos e diferentes ângulos”, completou Giovanna.
Outra questão foi levantada, mas dessa vez para Júlia Mei, que compartilhou um pouco do processo de produção para roteirizar e conseguir chegar até as entrevistadas. “Eu percebi que por essas pessoas serem invisibilizadas e não terem palco, nem voz para falar, no momento que você pergunta como elas estão, elas querem conversar “, explicou Júlia.
Já na finalização, a professora Elisangela Godêncio fez seus agradecimentos finais. “Obrigada às nossas convidadas pelas pesquisas e por trazerem resultados interessantes e reflexivos”, completou a professora.
Para conferir como foi a primeira palestra do Especial Dia Internacional das Mulheres do CCL, clique aqui.
Notícias Relacionadas

Elas por elas: evento no Mackenzie discute violência e mídia
Estudantes de Comunicação tiveram a oportunidade de ouvir roteiristas de séries nacionais
Universidade

Marina Silva discursa na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ministra do Meio Ambiente ressalta importância da comunicação para resolução da crise climática
Universidade

Mulheres do Mackenzie: educadoras e líderes transformadoras
CHCM traz pesquisadoras para debate com foco no papel feminino na Educação
Cultura

Especial Mulheres do Mackenzie
Conheça as histórias inspiradoras das funcionárias que impulsionam o sucesso da Instituição
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa