Alunos de Direito recebem Ted Lewis para palestra especial sobre Justiça Restaurativa

25 de novembro de 2019 | Ética e Cidadania Mundo Faculdade Brasília Destaque

Os alunos de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) participaram, na terça-feira, 12 de novembro, de uma aula especial no componente curricular de Ética e Cidadania 2, ministrado pelo professor Junior Cezar da Rocha. O especialista em Justiça Restaurativa, Ted Lewis, consultor e instrutor em Justiça Restaurativa do Centro para Justiça Restaurativa e construção de Paz da Universidade de Minnesota, acompanhado do Coordenador do Centro Judiciário de Justiça Restaurativa de Planaltina/NUJURES, Adoniram Pereira Ramos, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), apresentou um painel especial sobre “Justiça Restaurativa: a Recuperação Alternativa Bíblica da Justiça da Aliança”.

"Foi muito bom ter a participação do Dr. Adoniram Pereira Ramos e do Dr. Ted Lewis na aula de Ética e Cidadania II. O tema da Justiça Restaurativa é muito envolvente, ao mesmo tempo que requer dedicação e sensibilidade para a sua execução. O mais impressionante é verificar os abundantes pontos de contato entre a Justiça Restaurativa e a Escritura Sagrada, o que contribui significativamente para a confessionalidade de nossa instituição no campo do Direito”, comentou o professor.

A justiça restaurativa é uma abordagem não punitiva de base comunitária, utilizada para resolver danos e crimes. Envolve aqueles que estão mais envolvidos em uma determinada situação a ter conversas de empoderamento que permitem a construção de confiança, confissão, empatia, desculpas, reparação e reconciliação. Embora os princípios da justiça restaurativa estejam alinhados aos processos de resolução em muitas tradições indígenas e tribais, a prática nos tempos modernos foi semeada pelos menonitas em Ontário e depois em Indiana. O financiamento original foi amplamente baseado na igreja. Um dos primeiros vídeos sobre a reconciliação entre agressores e vítimas foi produzido pela Igreja Presbiteriana dos EUA.

“Há vários pontos de contato entre a bíblia e a justiça restaurativa. Entre eles estão a metanarrativa de restauração e reconciliação; a transformação de situações ruins em boas, a história como meio de revelação, o estilo convidativo e não coercitivo de Deus, a dignidade do pecador ao rejeitar o pecado e a preocupação especial com as vítimas de danos, por exemplo”, explicou Ted Lewis. “E entre as virtudes restauradoras, previstas no Salmo 85, temos integridade e justiça, paz e descanso, verdade e confiança, misericórdia e graça”, acrescentou.

Lewis destacou ainda a importância da dinâmica do diálogo didático entre a vítima e o infrator, considerando a experiência do ouvir e ser ouvido. A justiça restaurativa é uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta, basicamente, pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Porém, conforme pontuou o palestrante, a dissonância é um ponto forte e frequente. “Mas tem papel positivo também, porque identificando o que provoca essa dissonância, em todos os momentos das histórias relatadas, podemos identificar como criar as estratégias de ação restaurativa”, concluiu.

Justiça Restaurativa no Brasil

Atualmente, a grande problemática enfrentada pela técnica da justiça restaurativa se deve à crescente demanda por Justiça, na qual a comunidade jurídica e principalmente o Poder Judiciário do Brasil se viram obrigados a mudar suas mentalidades a fim de buscar formas alternativas de solução de conflitos, não privilegiando apenas o método tradicional de ajuizamento de processos judiciais.

Ao se deparar com uma crescente demanda por Justiça, principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Brasil partiu em busca de formas alternativas de solução dos conflitos em detrimento ao método tradicional de ajuizamento de processos judiciais. Dentro da relação processual, o fundamento jurídico da justiça restaurativa se encontra no princípio processual da efetividade social, fruto não só da nova forma de processo civil contemporâneo, mas também de todo o processo penal brasileiro vigente. 

Em funcionamento há cerca de dez anos no país, a prática da justiça restaurativa tem se expandido a cada dia. Tanto isso é verdade que hoje o método se trata de uma ferramenta de trabalho jurídico, judicial e extrajudicial, que é incentivada pelo Poder Judiciário brasileiro, por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado em agosto de 2014 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Notícias Relacionadas

Presidente do Grupo Silvio Santos palestra na abertura do Mackenzie Business Week 2024

Evento busca discutir a integração entre universidade e empresa   

Acontece no Mackenzie

Especialista em direito digital do Mackenzie é premiada no Client Choice Award 2020

Premiação destaca advogados do mundo com excelente atendimento e qualidade dos serviços   

Acadêmicos

Prédios de São Paulo são tema de exposição no Mackenzie

Alunos da UATU mostram trabalhos de Arte e Arquitetura  

Cultura

Inclusão Social e Redução da Desigualdade é tema de Congresso Internacional no Mackenzie

Trabalhos que serão apresentados no evento podem ser submetidos até 25 de novembro

Atualidades

Fundadores da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito são homenageados

Evento também comemorou a refundação da Associação  

Atualidades

GEMMACK é homenageado após conquista do primeiro lugar em competição

Também foram realizados dois painéis relacionados à formação do novo profissional do Direito  

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades