Aula inaugural da Nutrição debate prevenção a transtornos alimentares
15 de agosto de 2024 | Universidade Campus Higienópolis Destaque
O curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, nesta quarta-feira, 14 de agosto, a sua aula inaugural, no auditório Escola Americana, campus Higienópolis.
A aula contou com a participação da nutricionista e especialista em Nutrição Comportamental, Erika Romano, que palestrou sobre "Como ser um Nutricionista que Previne Problemas com Corpo e Comida?".
A especialista definiu os problemas relacionados a transtornos alimentares e destacou a importância de uma especialização por parte dos nutricionistas. “Eles colocam a alimentação no centro, quando ela se torna algo muito complexo e requer cuidados específicos, mesmo para um nutricionista formado”, disse.
Segundo Romano, a incidência de transtornos alimentares aumentou bastante nos últimos anos e, no geral, começa com uma simples dieta para emagrecer. Por isso, o trabalho de um nutricionista requer um cuidado maior, com uma análise bem ampla em qualquer paciente. “Eu posso ser um gatilho para transtornos alimentares na vida daquele paciente”, advertiu ela.
Para os alunos do curso de Nutrição, Romano exemplificou os principais transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia nervosa. Antes dessa condição se tornar um transtorno alimentar, a nutricionista apontou que se passa por alguns comportamentos que chamam “Comer Transtornado”, que ainda não são diagnosticados, mas apresentam um comportamento inadequado, como preocupação excessiva com peso, baixa autoestima e ganho-perda repentino de peso.
“Precisamos reconhecer nosso papel como formador de opinião. Você que está se formando agora terá o poder da palavra, um poder muito grande sobre a saúde do indivíduo”, afirmou a nutricionista, que ainda destacou alguns sinais aos quais os profissionais devem se atentar em seus pacientes e que podem apontar para transtornos alimentares.
Ao identificar um paciente que dá sinais para o transtorno, o nutricionista deve encaminhá-lo para uma equipe especializada que envolve, além do nutricionista, psicólogo e psiquiatra, ou outros profissionais.
Erika Romano ainda ressaltou a importância dos futuros nutricionistas terem uma abordagem positiva com os pacientes. “A gente fala em mudança de comportamento, de estilo de vida, focando em coisas positivas no dia a dia. A comida precisa ser acessível, a Nutrição precisa ser prática. Por isso, devemos tirar o foco do peso”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Docente da FPMB coordena Congresso Internacional Cortes Supremas no Direito Comparado
Evento foi organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados em parceria com o Superior Tribunal de Justiça
Faculdades
44ª edição do Prêmio Personalidade Brasil 2024 homenageia professores mackenzistas
Cláudio Parisi e Ruvin Singal, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, receberão o reconhecimento em 02 de setembro
Eventos
MackNews: projeto do Colégio Mackenzie SP simula redação de jornal
Matéria eletiva desenvolve habilidades de produção de texto e auxilia na escolha profissional
Colégios
Projeto do Colégio Mackenzie SP é finalista no HackaNAV 2024
Competição visa o protagonismo estudantil e inovação, podendo levar os estudantes para visita a NASA
Acontece no Mackenzie
Curso de Medicina da Fempar faz parte do seleto grupo de escolas médicas acreditadas no Brasil
Entre 392 escolas do país, somente 52 contam com a certificação internacional do CFM
Faculdade Paraná
Cidades sustentáveis, cidades inteligentes
Habitat Brasil indica livro de docente de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie
Nossos Talentos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa