Dois palestrantes homens se apresentam sobre palco em estande no Mackenzie para plateia sentada e de pé.

Bate-papo com André Kishimoto, engenheiro de software e professor do Mackenzie

02 de janeiro de 2019 | Atualidades Cultura Esportes Universidade Destaque

“A humanidade está em desvantagem perante outras criaturas que habitam o mundo. Enquanto elas se organizam em sociedades prósperas, os humanos sofrem sem defesa e oprimidos, até que estranhos sequestros de pessoas exigem uma atitude”. Esse é o ponto de partida do jogo Mana Spark, projeto que surgiu por volta de 2015 e que teve o game oficialmente lançado em setembro de 2018 para PC, Linux e Mac, e lançamento em dezembro para Nintendo Switch. Assista o teaser do jogo aqui.

Definido pelos criadores como um Role Playing Game (RPG, jogo em que você assume o papel de um personagem) de ação desafiador, com combate profundo e inimigos que podem colaborar entre si contra você, o game foi desenvolvido numa parceria entre a BEHEMUTT e a Kishimoto Studios. André Kishimoto, engenheiro de software, professor do Mackenzie e co-criador do jogo, bateu um papo com a gente* para falar mais do projeto e do mercado de games no Brasil, acompanhe a seguir.

Como é o Mana Spark e como foi a concepção do jogo?

O jogo é produzido em arte pixel e foco profundo na inteligência artificial. As batalhas do game exigem habilidade e adaptabilidade dos jogadores, pois são dinâmicas e evoluem de acordo com a maneira de jogar de cada pessoa.

Na verdade, a ideia e concepção do game foi da BEHEMUTT. Eu era amigo do Douglas Oliveira e do Ed Freitas, sócios da BEHEMUTT, e havíamos trabalhado juntos na EA Games. Eu de certa forma era um apoiador e um consultor do projeto Mana Spark desde o início. Quando a empresa ia participar de feiras e eventos na área, eu levava flyers, colaborava quando tinham dúvidas de programação, ajudando a buscar soluções e etc.

Assim, de uma maneira quase que natural, quando me chamaram para fazer parte oficial da equipe de criação, eu já estava bem envolvido e entrei de cabeça no projeto.

Quando o jogo foi lançado e como foi sua produção?

O jogo foi lançado em setembro de 2018 na plataforma Steam a um preço acessível e é para PC, Linux e Mac. Recentemente, em dezembro, a produção também ganhou espaço no console Nintendo Switch. Ao todo, acredito que foram cerca de 13 pessoas envolvidas na produção do game.

O Mana Spark é um RPG de ação num mundo fantasioso com armas brancas, florestas, cavernas e diversos inimigos. Ele lembra os games Dark Souls, The Binding of Isaac e Risk of Rain. O Ed que é game designer, adora esses jogos e teve essa influência. O desafio está na programação, pois criamos inimigos que de certa forma "aprendem" com o jogador e conseguem trabalhar em equipe, de forma colaborativa para te derrotar, então eles podem mesmo esquivar de ataques, exigindo adaptação de quem joga ao longo da jornada.

Qual a dificuldade do jogo?

Há jogadores que finalizaram o game em duas horas, outros já estão jogando há 18 horas e ainda não encontraram o “chefe” final. O legal é isso, cada um tem um jeito, uma maneira de apreciar o game, pois há muita coisa ali para descobrir e os inimigos se adaptam à maneira de jogar.

Como é o mercado brasileiro de jogos?

O mercado no Brasil ainda não é tão sólido como em outros países, mas temos iniciativas e profissionais maravilhosos que pensam e produzem games para todos os gostos, desde aplicativos para celulares até outras plataformas maiores, por assim dizer. Há espaço para os profissionais trabalharem em grandes empresas já consolidadas e também para aqueles que querem investir em iniciativas autorais.

Cada um dos caminhos vai ter seu desafio, mas o mercado de games está em franca expansão no Brasil e no mundo. Isso é muito interessante, pois alcança cada vez mais um público diversificado e gera produções para todas as plataformas e preferências.

 

Se você se interessa por games, conheça o novo curso superior do Mackenzie em Tecnologia em Jogos Digitais e aplique seu talento.

*André Kishimoto esteve na BGS 2018 e palestrou com seus companheiros no estande do Mackenzie durante a maior feira de games da América Latina.

Notícias Relacionadas

Felipe Marinho conquista sete medalhas no Circuito Loterias Caixa

Atleta patrocinado pelo Mackenzie pegou pódio em todas as provas que disputou

Esportes

câmera fotográfica antiga sobre mesa de madeira, com uma lupa desfocada em primeiro plano e óculos ao lado.
Dia do Fotógrafo

Professores do Mackenzie contam sobre desafios e inspirações da profissão

Atualidades

Mackenzie participa pela primeira vez da Brasil Game Show

Brasil Game Show 2018 Expo Center Norte 10 a 14 de outubro        

Mackenzie participa pela primeira vez da Brasil Game Show

Brasil Game Show 2018 Expo Center Norte 10 a 14 de outubro        

Máquina de som em estúdio.
Dublagem de games na BGS

Bruno Sangregório estará presente no estande do Mackenzie durante o evento

Atualidades

Lutas com sabre de luz na Brasil Game Show

Mackenzie leva esgrimista Nicolas Ferreira, atleta da seleção brasileira, para estande da BGS

Atualidades

Brasil Game Show 2018 ocorre de 10 a 14 de outubro

Mackenzie participa da maior feira de games da América Latina

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades