Cidades Invisíveis, pessoas incríveis: projeto de mídia participativa começou no Mackenzie
09 de agosto de 2023 | Para Sempre Mackenzista Universidade Destaque
Dar visibilidade para comunidades e pessoas em estado de vulnerabilidade. Esse foi o objetivo do projeto Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis, desenvolvido pela professora da Universidade Federal do Amapá, Bianca Moro, e que teve seu piloto produzido quando ela esteve no pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sob orientação da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Angélica Benatti Alvim.
Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis é um projeto de mídia participativa que utiliza ferramentas audiovisuais para divulgar e estimular práticas solidárias e transformadoras na sociedade. “É uma forma de dar voz e visibilidade a pessoas que representam uma parcela importante da população”, afirmou Bianca Moro.
A professora veio para a UPM em 2021 para desenvolver seu pós-doutorado. Foi a partir disso que surgiu o projeto, que deveria ter um conteúdo internacional. Então, ela elaborou um documentário que mostrasse três diferentes realidades na América Latina de precariedade urbana. Foram realizadas filmagens e entrevistas de lideranças comunitárias em Macapá, na Amazônia brasileira; Ciudad Juarez, no México; e Paraisópolis, em São Paulo.
O objetivo dos documentários é apresentar as diferentes aproximações e diferenças entre assentamentos distintos do continente latino-americano, bem como revelar os esforços que os líderes comunitários têm realizado no enfrentamento das dificuldades vivenciadas pelos moradores dessas áreas. “O foco são temas conectados ao direito à cidade, inclusão social e ausência de políticas públicas para populações vulneráveis”, explica a docente.
“O projeto busca sensibilizar o público para que ele veja, pense e reflita sobre temas de fundamental importância para a construção de uma sociedade solidária, empática e resiliente”, aponta Bianca.
Para realizar o trabalho, o projeto contou com a participação voluntária de profissionais de diversas áreas como arquitetura, urbanismo, cinema e fotografia. Além da orientação da diretora da FAU, ela contou com o apoio dos docentes mackenzistas Afonso Celso Vanoni de Castro, Celso Aparecido Sampaio e Stefania Dimitrov, além do suporte da socióloga Mariana Contreras Saldaña, e do arquiteto William Santiago.
Bianca Moro ressalta a relevância da iniciativa para a área da Arquitetura. “O projeto contribui para a reflexão sobre a Arquitetura e Urbanismo como instrumento de inclusão social, além de unir ensino, pesquisa e extensão, pilares da educação superior no Brasil”. De acordo com ela, cada documentário revela as condições de vida da população latino-americana que vive em condições de precariedade urbana, além de evidenciar o trabalho de pessoas que são agentes de transformação nas comunidades em que vivem.
Após o término do pós-doutorado, em março de 2022, Bianca Moro decidiu dar continuidade ao projeto de criar documentários participativos em suas atividades de pesquisa na Federal do Amapá. Desde então, a equipe do programa já filmou no Sertão da Bahia e em uma comunidade ribeirinha em Santana, no Amapá. Os cinco documentários estão disponíveis na plataforma cipesin.com.
Notícias Relacionadas
Mackenzie celebra 164 anos da IPB em culto de ação de graças
Instituição lembra do aniversário que acontece em 12 de agosto
Cultura
Palestra internacional com especialista em liderança agita volta às aulas no Mackenzie
André Lacroix, CEO da Intertek, cofundada pelo inventor Thomas Edison, tratará da liderança com alma, tema de seu mais novo livro
Eventos
Mackenzista conquista prêmio em Sessão de Pôsteres da SBPC
Trabalho de iniciação científica analisou exposições de Tarsila do Amaral
Nossos Talentos
Feira EducationUSA 2023: Conheça oportunidades de intercâmbio para o Estados Unidos
Mackenzie disponibilizará dois ônibus para levar estudantes até o evento
Acontece no Mackenzie
Arena MackCast: alunos do Ensino Médio participam de bate-papo com profissionais
No Programa #1, convidados foram da área das Ciências Humanas
Acontece no Mackenzie
Mackenzie sedia projeto da ONU de profissionalização de migrantes
Programa ajudará cerca de 40 pessoas e é fruto de parceria entre instituições
Responsabilidade Social
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa