Cinco dicas para não cair em fake news
21 de setembro de 2020 | Atualidades Universidade Destaque
Mentiras sempre existiram. Discursos enganosos também. Entretanto, com a chegada da internet e da consequente globalização, ficou cada vez mais fácil a veiculação de informações que podem até parecer verdadeiras, mas não são. No #DicadoDia de hoje, confira as orientações da professora de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Denise Paiero, sobre como reconhecer e combater as fake news.
1. Desconfie das informações que recebe, principalmente de redes sociais
Hoje em dia, há muitos canais de circulação de informações falsas, disseminadas de forma veloz pela internet. Elas são usadas para manipular pessoas e destruir reputações, além de já terem sido utilizadas no mundo até para influenciar eleições, disseminar pânico e dar informações erradas que podem, inclusive, colocar vidas em risco.
Muitas vezes, por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo, a informação se propaga sem fonte, não sabemos de onde vem ou se a fonte é falsa. É comum circularem áudios atribuídos a “especialistas” ou “pessoas que conhecem alguém que disse aquilo”. Assim, a dica é simples: sempre desconfie desse tipo de informação.
2. Questione a veracidade das informações noticiosas
As pessoas tendem a acreditar naquilo que vai ao encontro do seu próprio pensamento, principalmente dentro das “bolhas” da internet, onde ficamos conectados a pessoas que pensam como nós. Portanto, fake news que confirmem ou reforcem ideias e valores que a pessoa já tenha vão facilmente parecer verdade e, muitas vezes, serão compartilhadas sem qualquer questionamento.
Se ninguém assume a origem da informação, estranhe. Se parecer “muito bom para ser verdade” ou é algo muito importante, mas não apareceu em outros veículos, desconfie. Ainda, sempre é bom atentar à data da informação. Às vezes, uma notícia verdadeira, mas que foi publicada anos atrás, é descontextualizada e compartilhada, o que pode confundir quem a recebe.
3. Utilize sites de checagem para saber se é falso ou não
Existem sites de fact-checking, nos quais trabalham profissionais muito qualificados e preparados para verificar e checar as informações produzidas pelos caminhos corretos, avaliando se é verdade ou não o ocorrido. No Brasil, a professora Denise destaca os seguintes:
- E-Farsas
E, para quem quiser melhorar os conhecimentos sobre fake news há o projeto “Vaza, Falsiane”, que oferece curso gratuito sobre o tema.
4. Veja se a notícia foi publicada em veículos jornalísticos confiáveis
Veículos de comunicação conhecidos e que trabalham de fato com o jornalismo, sejam de grande imprensa ou de imprensa alternativa, têm um compromisso com a apuração dos fatos. Se publicarem mentiras, terão sua credibilidade (que é seu maior patrimônio) afetada. Veículos que se alimentam de fake news não estão preocupados com isso, inclusive, alguns sites que propagam notícias falsas tentam se camuflar de sites jornalísticos e utilizam a estrutura e os recursos da notícia para dar à mentira uma roupagem de verdade.
Não é porque tem cara de jornalismo que é jornalismo. É fundamental que saibamos sempre quem apurou e divulgou originalmente a notícia. Na dúvida, vá atrás da fonte original.
5. Não compartilhe a informação sem ter a certeza da sua veracidade
Nunca compartilhe algo dizendo “não tenho certeza de que é verdade, mas vou enviar mesmo assim”. Qualquer coisa pode circular nas redes e se você compartilha sem checar, pode estar sendo usado como ferramenta de uma engrenagem de propagação de mentiras. Até mesmo vídeos que parecem verdadeiros, que mostram imagens e cenas, podem ter sido editados e descontextualizados. Tenha em mente que as fake news se alimentam de compartilhamentos. Portanto, não passe adiante sem ter a certeza da veracidade do fato. Se todos fizermos isso, conseguiremos romper com o caminho das notícias falsas e estas não terão mais força.
Notícias Relacionadas
Evento do Mackenzie discute cenários e oportunidades da comunicação e produção de conteúdo
Aula Magna acontece dia 23 de fevereiro e recebe diretor de estúdio de branded content da Editora Globo
Eventos
Mackenzie realiza XV Encontro de Comunicação e Letras
Novos rumos e novas práticas profissionais é tema de evento on-line, com início no dia 10 de novembro
Eventos
Como as redes sociais podem influenciar as eleições?
Segundo levantamento, o Brasil é o segundo país mais conectado nas redes
Universidade
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança livro com estudos econômicos setoriais
Publicação aborda setores como máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados, com comentários sua importância para a industrialização da…
Economia
Como cuidar dos idosos em tempos de pandemia?
Tema será discutido no próximo MackVIDA, programa que promove ações de saúde e amplia conhecimentos sobre a covid-19
Atualidades
Cultura Data Driven é tema da próxima edição de webinar em parceria com ASSESPRO-SP
Parceria entre as instituições promove palestras que unem teoria à prática
Pesquisa e Inovação
Mackenzie Campinas realiza projeto em colaboração com Harvard University
Iniciativa vai ajudar agências governamentais, indivíduos e fundações a se prepararem para futuras epidemias
Covid-19
Como filmes são usados para ensino do Português é tema do Diálogos
Encontro discutirá importância da linguagem fílmica no processo de aquisição da língua portuguesa por italianos
Cultura
Mack BSB Lives 19 discute empreendedorismo em Relações Institucionais e Governamentais
Evento on-line discutirá habilidades específicas para quem quer atuar no setor
Faculdades
Workshop aborda importância da Educação Física em tempos de pandemia
Encontro on-line acontece no dia 23 de setembro, com participação de professores dos Colégios Presbiterianos Mackenzie
Esportes
Confira os contemplados no 2° edital do Benefício de Conectividade
Ação da Universidade Presbiteriana Mackenzie disponibiliza chips com pacotes de dados para acompanhamento de aulas durante a pandemia
Covid-19
Mackenzie Campinas realiza VI Semana de Engenharia
Evento on-line discutirá empregabilidade na Engenharia após a pandemia de coronavírus
Covid-19
A arte deve abraçar o pensamento crítico
Vencedor de prêmio Jabuti, Tiago Ferro, discutiu a temática no Diálogos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa